Saúde

Anticoncepcional: tipos e melhores do mercado atualmente

É difícil definir qual o melhor anticoncepcional, já que o resultado ideal varia de mulher para mulher. Mas, listamos aqui os melhores.

Não tem como negar. Certamente o anticoncepcional é o método mais usado entre as mulheres para tentar evitar uma gravidez indesejada.

Como sabemos, o anticoncepcional é  basicamente composto por hormônios sintéticos. Apesar disso, são muito parecidos com os naturais estrogênio e progesterona encontrados no ovário. O que faz desse método contraceptivo um dos mais seguros para que aquele bebê não chegue antes do momento ideal. Não por acaso é o mais popular.

Sendo assim, devido a sua popularidade, atualmente encontramos uma enorme variedade de ofertas disponíveis do mesmo produto. É difícil, aliás, definir qual o melhor anticoncepcional do mercado. Isso porque o resultado ideal vai variar de mulher para mulher.

Ainda sim, tentamos te ajudar na hora de escolher qual o melhor e qual melhor se encaixa para você. Contudo, lembre-se: é indispensável o aconselhamento de um ginecologista na hora de tomar essa decisão.

Como funciona o anticoncepcional

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: Veja Saúde

Antes de conhecer as melhores opções de anticoncepcionais do mercado, precisamos entender como esse método contraceptivo funciona. De modo geral, os anticoncepcionais hormonais atuam inibindo o ciclo ovulatório da mulher. Ou seja, ele estabiliza uma das fases dos hormônios.

Consequentemente fazendo com o que os demais não predominem. Dessa forma, impedindo que a ovulação seja completa. Então sabendo disso, é importante ter em mente que existem diversas opções de anticoncepcional. O melhor será o que mais atende as suas necessidades e o seu biótipo.

Essa é uma decisão muito importante, e deve ser tomada conscientemente com o auxílio de um médico que irá te orientar sobre todas as opções.

Então, o médico pode solicitar uma análise mais aprofundada sobre o estilo de vida e histórico familiar da paciente. Bem como a realização de exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do organismo. Tudo isso é importante na hora de escolher um método contraceptivo adequado.

Lembrando que o que funciona muito bem para uma mulher pode não funcionar para outra. Então nada de ir na dica da amiga que pode não funcionar para você como funciona para ela.

Desse modo, com todas essas análises, o médico poderá indicar o que melhor terá efeito no seu organismo. Considerando o que terá menor impacto no sistema hormonal e claro, pensando nos efeitos colaterais.

Principais tipos de anticoncepcional

Em todo caso, é sempre bom se informar sobre todas as possibilidades. Atualmente, temos algumas opções mais populares. Entre elas: oral, injetável, adesivo, intrauterino e subcutâneo, que vamos conhecer melhor a seguir:

Oral

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: Globo Esporte

O anticoncepcional oral é o mais comum e usado. No entanto, isso não significa que seja o melhor do mercado. A grande maioria das pílulas anticoncepcionais são feitas com estrogênio. E vem em cartelas com 21 comprimidos. Esses que devem ser tomados sempre no mesmo horário todos os dias, com uma pausa de 7 dias no mês para manter a sua eficácia.

Entre as vantagens do método estão o acesso fácil e barato e também a eficiência. No entanto, a eficiência do anticoncepcional fica comprometida no caso de esquecimento de um dia apenas. Ou seja, aumentando o risco de gravidez. Já que isso pode abrir um período fértil devido à descontinuação do medicamento.

Injetável

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: BedMed

Outra opção válida é a injeção anticoncepcional. Aliás, essa também é a base de estrogênio. Ela é aplicada diretamente no músculo, com opções que variam entrem a aplicação mensal ou trimestral. Inclusive, a data de nova aplicação tem uma tolerância de três dias para mais ou menos para manter a eficácia do método.

O anticoncepcional injetável age gradualmente no organismo, sendo liberado um pouco a cada dia. Desse modo, esse método pode ser uma boa escolha se você tem o hábito de esquecer de tomar o comprimido todos os dias.

Além disso, a injeção também diminui intensidade das cólicas menstruais, previne anemia e podem ser usados da adolescência à menopausa. Seu lado negativo é a possibilidade de diminuição da libido e aumento de varizes.

Adesivo

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: Dicas de Mulher

Tem ainda o adesivo hormonal. Ele, inclusive, é de uso constante, colocado nas costas ou em alguma região reta do corpo. Em suma, a única tarefa de quem opta por ele é trocá-lo uma vez por semana, ou em 21 dias, dependendo da marca do adesivo.

Portanto, ele oferece praticamente o mesmo efeito da injeção, com a vantagem de poder ser retirado a qualquer momento. Contudo, ele também pode contar com efeitos colaterais.

Dentre os mais recorrentes, por exemplo, estão o sangramento vaginal e retenção de líquido. Também é possível que aconteça aumento da pressão arterial. Sendo assim, não é indicado para mulheres hipertensas. Além disso, como é aplicado na pele, pode causar alergia.

Intrauterino

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: Veja

O dispositivo intrauterino, o famoso DIU tem uma base hormonal que atua como a pílula. Ou seja, liberando hormônios continuamente no organismo. É um método de longa duração, com período de validade que chega até 5 anos.

No entanto, diferente dos demais, demanda um procedimento ambulatorial para a colocação do dispositivo. Mas nada muito complexo.

A maior vantagem nesse caso é justamente a duração, ideal para quem busca o melhor anticoncepcional a longo prazo com alta eficácia. E a desvantagem é a colocação e retirada, que só pode ser feita por um médico. Além disso, a remota possibilidade de que o dispositivo saia do lugar podendo resultar em uma gravidez indesejada.

Subcutâneo

Qual o melhor anticoncepcional do mercado?
Fonte: Ao Vivo de Brasília

Já o formato de implante subcutâneo tem uma composição muito parecida com a do DIU. Mas com a diferença de ser colocado abaixo da pele. Além disso, também tem longa duração, chegando aos 5 anos.

Aliás, esse método é o mais indicado para mulheres que pretendem ter filhos em um futuro mais distantes ou aquelas que buscam por uma forma mais eficiente de prevenção.

Um dos pontos positivos é a facilidade de colocar o implante, normalmente um procedimento sem dor alguma, devido à anestesia local. A desvantagem é o preço, sendo um pouco mais caro e nem todos os planos de saúde cobrem o implante. Tem a opção pelo SUS gratuitamente, o que demanda um pouco mais de tempo, mas é possível.

Pílula anticoncepcional: melhores do mercado

Qual a melhor pílula anticoncepcional do mercado?
Fonte: Manual do Homem Moderno

Enfim, agora já conhecemos os principais anticoncepcionais disponíveis. Sendo assim, vamos falar sobre o mais comum: a pílula. Desse modo, vamos conhecer as melhores opções do mercado atualmente. Nesse caso, opções não faltam. Mas, qual delas é a melhor para você?

Apesar de não haver uma que seja considerada a melhor, existem algumas que estão entre as mais recomendadas. O Allestra, está entre os primeiros lugares. Isso porque além de ser um dos mais baratos, não leva ao aumento de peso.

Anticoncepcionais como o Diminut e o Mercilon também estão entre os melhores do mercado pelo mesmo motivo. Veja na lista abaixo os melhores colocados:

  • Cezarette
  • Tâmisa
  • Siblima
  • Selene
  • Yas
  • Yasmin
  • Elani Ciclo
  • Diane 35
  • Ciclo 21

Por fim, ressaltamos novamente a necessidade de consultar um médico antes de decidir o melhor anticoncepcional para você. Como vimos aqui, existem vários tipos e várias formulações, com quantidades e hormônios diferentes. Sendo assim, apenas um profissional especializado pode indicar qual o melhor no seu caso.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Anticoncepcional para lactantes: quando usar e opções.

Fonte: Dicas de Saúde Trocando Fraldas Unimed

Imagem destacada: Universa 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você