Câncer de pele – Tipos, prevenção, sinais e quando procurar um médico

O câncer de pele é um dos tipos de câncer mais comuns no país. Por isso, é importante saber identificar os sintomas e estar atenta às manchas na pele

Você já deve ter ouvido falar sobre o câncer de pele, é um assunto que vem ganhando cada vez mais visibilidade. Mas você saberia identificar que está com câncer de pele? Essa é uma questão muito importante já que o diagnóstico precoce que muitas vezes coopera para o tratamento da doença.

E você sabia também que existe mais de um tipo de câncer de pele? Você sabe diferenciá-los? Calma, nós vamos explicar tudo para você. A começar pela explicação de como ocorre o câncer.

A doença começa quando as células ruins começam a se multiplicar de forma descontrolada, atacando o próprio tecido/órgão de que fazem parte e matando as células boas. O câncer de pele é quando isso ocorre em nossa pele, as células ruins de nossa pele começam a prejudicar o próprio órgão.

No entanto, existem alguns fatores que influenciam no fato de alguém desenvolver ou não o câncer de pele. Vamos te explicar melhor sobre isso.

Conheça mais sobre os tipos de câncer de pele

1 – Quais são os tipos de câncer de pele?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

O câncer de pele é classificado de duas formas, como melanoma ou não melanoma. Sendo que o melanoma é o menos frequente. Esse tipo de câncer costuma atingir mais adultos de pele branca e geralmente tem origem nas células que produzem melanina.

Apesar de menos frequente é o que tem o maior risco de metástase, ou seja, de que a doença se espalhe pelo corpo.

O outro tipo de câncer é o não melanoma que pode surgir através de um nódulo, cicatriz ou ferida. Felizmente, ambos os tipos de câncer podem ser tratados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

2 – Existe algo que causa o câncer de pele?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

As pessoas que tem pele clara ou algum problema cutâneo são as que tem maior possibilidade de desenvolver o câncer de pele. No entanto, o histórico familiar também pode pesar nessas horas. Mas há outros fatores de risco.

A exposição ao sol, sem uso de protetor solar, pode levar ao desenvolvimento do câncer de pele. Assim como as pessoas que utilizam câmaras de bronzeamento.

3 – Como identificar os sinais do câncer de pele?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

Geralmente os sinais de um possível câncer de pele se manifestam nas regiões que ficam mais expostas a luz solar. As manchas são principal sintoma e é preciso analisá-las minuciosamente.

Manchas que coçam, descamam ou sangram são um sinal ruim. Se essas manchas tem as bordas não muito bem delimitadas e que variam de cor, fique atento. Pintas também são um dos sintomas, principalmente se elas crescem e mudam de forma ou cor. As feridas que demoram mais de 4 semanas para cicatrizar também são um problema. Por isso, esteja atento ao seu corpo e a todas as manchinhas e marcas que aparecerem nele.

4 – Qual médico procurar?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

Para saber mais sobre o câncer de pele e realizar o diagnóstico é preciso consultar o  médico cardiologista. O especialista irá indicar um exame para comprovar se você está ou não doente. Os exames de laboratório podem ser a Dermatoscopia, que permite ao médico ver as camada mais profundas da pele, que não são vistas a olho nu e também a biopsia.

5 – Qual o tratamento do câncer de pele?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

O tratamento de câncer de pele em fase inicial se baseia na retirada da área lesionada. Entretanto, quando o câncer não está mais em estágio inicial, o tratamento depende da situação em que a doença se encontra. Radioterapia ou quimioterapia podem ser indicadas.

Outra forma de tratamento é a terapia fotodinâmica, mas como dissemos, tudo depende do estágio da doença e da avaliação médica. Em todas as situações descritas, o mais importante em todo o caso, é procurar um médico para realizar o tratamento indicado. Por isso é tão importante conhecer o próprio corpo e ficar alerta em caso de aparecimento de manchas e pintas cancerosas.

6 – Existe uma forma de prevenir o câncer de pele?

Fique atenta ao câncer de pele e saiba quando é hora de procurar um médico

A principal recomendação para prevenir o câncer de pele é utilizar protetor solar e evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que o sol é mais quente. Isso ocorre entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde.

Lembrando que o fator mínimo de proteção deve ser de 15 FPS. Além do protetor, você também pode usar roupas com fator de proteção e ainda óculos e chapéus. Toda a forma de evitar a exposição direta ao sol, principalmente no horário que citamos, é válida.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como, através de alguns sinais, identificar câncer de pele.

Fonte: Saúde, Oncoguia.

Imagens: Pfzer, Gazeta, Rádio Grande FM, Sindigru, Vida & Ação, SBCD, A Crítica.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários