Saúde

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

A informação é a melhor prevenção. Saiba o que é mito e o que é realmente verdade sobre o câncer de mama, sua prevenção e tratamento.

Ouvir a verdade sobre o câncer de mama pode surpreendê-lo. E isso deve motivar você. É hora de ir além da consciência para a ação. É hora de evitar eufemismos e ver o que realmente está acontecendo na pesquisa, no tratamento, na prevenção e na cura do câncer de mama.

Os mitos e verdades sobre o câncer de mama que abordaremos abaixo são apoiados pela ciência, documentados por fontes confiáveis e escolhidos porque são frequentemente mal interpretados ou deturpados pelo público em geral.

Levantamos o desafio de sermos corajosos e falarmos em nome de mulheres e homens do mundo todo que enfrentam essa doença e tomar medidas e precauções para acabar com ela. Também pedimos a você que nos ajude a espalhar esta mensagem para as pessoas que você conhece: amigos, familiares, colegas de trabalho, qualquer pessoa que se preocupa com o câncer de mama.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama:

1. Mito: A maioria dos cânceres de mama ocorrem em famílias.

Fato: acredita-se que apenas cerca de 5% a 10% dos cânceres de mama sejam hereditários, o que significa que eles são causados ​​por genes anormais transmitidos de pais para filhos. Estilo de vida e fatores ambientais podem ter um impacto muito maior no risco de câncer de mama.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

2. Mito: Não há nada que você possa fazer para diminuir o risco de desenvolver câncer de mama.

Fato: Um estilo de vida inconsequente e fatores ambientais têm um impacto muito maior no risco de desenvolver câncer de mama. Para manter seu risco o mais baixo possível, mantenha um peso saudável, faça exercícios regularmente e limite a quantidade de álcool que você ingere.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

3. Mito: Sutiãs causam câncer de mama.

Fato: Sutiãs não causam câncer de mama. Nem os mais apertados. Um estudo científico de 2014 analisou a relação entre usar sutiã e ter câncer de mama. Não houve diferença real no risco entre mulheres que usavam sutiã e mulheres que não usavam sutiã.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

4. Mito: Mamografias regulares previnem o câncer de mama.

Fato: as mamografias não previnem o câncer de mama, mas podem salvar vidas encontrando o câncer de mama o mais cedo possível, quando ele é mais tratável.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

5. Mito: Os antitranspirantes causam câncer de mama.

Fato: Não há evidências científicas para apoiar a alegação de que os antitranspirantes causam câncer de mama, seja por causa do acúmulo de toxinas ou exposição ao alumínio.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

6. Mito: Sua chance de contrair câncer de mama diminui conforme o avançar da idade.

Fato: O maior fator de risco para o câncer de mama é ser uma mulher com mais de 50 anos de idade. Mais de 80% dos novos cânceres de mama diagnosticados a cada ano no BC são em mulheres com 50 anos ou mais.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

7. Mito: Você não pode desenvolver câncer se tiver implantes mamários.

Fato: Mulheres com implantes mamários devem fazer mamografias regularmente. Tenha em mente que você não poderá marcar uma consulta diretamente com o profissional responsável, uma vez que poderá necessitar de posicionamento especial e, possivelmente, de algumas imagens adicionais.

Entre em contato com o seu provedor de cuidados primários para obter uma referência para um mamograma de triagem em um consultório de diagnóstico por imagem.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

8. Mito: Todos os cânceres de mama podem ser detectados em uma mamografia.

Fato: Nenhum teste de triagem é perfeito e com a mamografia não é exceção. Fatores como idade ou densidade da mama podem influenciar a aparência do tecido mamário em uma mamografia, tornando os cânceres mais ou menos difíceis de reconhecer.

Em geral, mamografias de triagem são menos eficazes em mulheres jovens porque tendem a ter mamas mais densas. Cerca de 25% dos cancros em mulheres entre os 40 e os 49 anos não são recolhidos por uma mamografia de rastreio, em comparação com cerca de 10% em mulheres com mais de 50 anos.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

9. Mito: As mamografias são inseguras e ineficazes.

Fato: mamografias de triagem são o padrão-ouro internacional para a detecção precoce do câncer de mama. As mamografias geralmente podem encontrar nódulos 2 ou 3 anos antes que uma mulher ou seu médico possa senti-los.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

10. Mito: A exposição à radiação durante uma mamografia pode causar câncer.

Fato: As mamografias requerem doses muito pequenas de radiação – o equivalente a 6 meses de exposição à radiação de fundo da vida diária. O risco de danos causados ​​por essa quantidade de exposição à radiação é baixo, e os benefícios superam o risco.

Além disso, nunca houve um caso de câncer de mama comprovadamente causado pela exposição à radiação durante uma mamografia.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

11. Mito: Você não precisa ser examinada/o antes dos 40 anos.

Fato: A triagem de rotina não é recomendada para mulheres com menos de 40 anos, porque o risco de câncer de mama é baixo. Além disso, mamografias de triagem não são tão eficazes na detecção de câncer de mama em mulheres mais jovens, porque geralmente elas têm um tecido mamário mais denso, o que pode dificultar a detecção de câncer de mama em uma mamografia.

No entanto, os hospitais e clínicas costumam aceitar mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama com menos de 40 anos com o encaminhamento de um médico. Por favor, consulte o seu prestador de cuidados primários para mais informações.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

12. Mito: Todos os cânceres de mama são fatais.

Fato: Nem todos os cânceres de mama são fatais, mas a maioria dos cânceres crescerá se não for tratada. Alguns cancros detectados pelo rastreio podem nunca causar qualquer dano, mas não é possível dizer quais os cancros que irão (ou não irão) transformar-se num cancro com risco de vida no futuro.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

13. Mito: A compressão dos seios causa câncer.

Fato: Não há evidências científicas de que a compressão da mama cause câncer. Além disso, a compressão da mama durante a mamografia não pode fazer o câncer se espalhar.

A compressão da mama durante uma mamografia ajuda a separar o tecido mamário para revelar quaisquer anormalidades. Também ajuda a manter a mama no lugar, o que elimina o desfoque na imagem.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

14. Mito: As mamografias realizadas em uma clínica são melhores do que as realizadas por um serviço de mamografia móvel.

Fato: Se você visitar uma clínica permanente ou temporária, criada por um serviço de mamografia móvel, todos são igualmente credenciados e efetivos, e em ambos os casos, será fornecido informações de alta qualidade.

Em todos os locais móveis, você encontrará uma equipe profissional e amigável, que ficará feliz em responder todas as suas dúvidas e tornar sua consulta confortável e agradável, assim como numa clínica.

14 mitos e verdades sobre o câncer de mama

E então, cara leitora, você já tinha oportunidade de esclarecer tantas dúvidas sobre o câncer de mama antes? Quais desses mitos e verdades você ainda não conhecia? Comente!

Agora, falando no assunto, confira ainda: Depois da mastectomia: 20 ideias de tattoos para cobrir a cicatriz da retirada dos seios.

Fontes: Breast Cancer, NHS, Mayo Clinic, NBCF

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
2 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
prenatal yoga
prenatal yoga
4 de julho de 2022 01:37

Thank you for useful article about plots for sale. Find out more information about
prenatal yoga

prenatal yoga classes in bangalore
prenatal yoga classes in bangalore
20 de julho de 2022 08:31

Thank you for useful article. You have given very good information. Find out more information about
prenatal yoga classes in bangalore


Escolhidas para você