Curiosidades

Açaí rejuvenesce, combate osteoporose e traz 10 outros benefícios

Se você pensa que o açaí só serve para refrescar nos dias quentes, essa matéria vai te surpreender. Confira aqui as informações sobre os benefícios do açaí.

Talvez você não saiba, mas o açaí é um dos mais potentes alimentos contra o envelhecimento precoce. A fruta que tem origem no norte do país, é rica em nutrientes, sais minerais, antioxidantes e muito mais. O consumo da fruta se popularizou por todo o país de várias formas diferentes.

Apesar de todo esse sucesso, poucas pessoas conhecem os benefícios do fruto a fundo. Poucos sabem que o açaí tem propriedades que protegem o coração, aumentam a imunidade, ajudam a diminuir o envelhecimento e também podem ajudar a evitar o câncer e o mal de Alzheimer.

É realmente uma fruta com grande potencial, já que tem traz tantos benefícios a saúde humana. Além de todas as benfeitorias que citamos anteriormente o açaí é também uma excelente fonte de energias! Sendo inclusive indicado para atletas.

No entanto, algumas pessoas precisam ter cuidado no consumo da fruta. O açaí batido com xarope de guaraná, banana e demais acompanhamentos pode ser uma bomba de calorias e o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso.

Conheça os benefícios do açaí

Como te dissemos, o açaí tem vários benefícios. Tantos, que vamos enumerá-los e explicar um a um.

1 – Fornece energia

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

O açaí é rico em nutrientes e carboidratos de rápida absorção. É por esse motivo que o fruto é muito ingerido por atletas, dessa forma eles tem mais energia para realizar seus treinos, sem correr o risco de se sentirem cheios ou inchados.

2 – Melhora a circulação e protege o coração

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Um estudo realizado pela Sociedade Europeia de Aterosclerose afirmou que o açaí ajuda na saúde do coração. Além de melhorar a circulação, seus compostos também evitam o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que evita problemas cardíacos.

3 – Melhora o colesterol

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Um estudo realizado aqui mesmo no Brasil, mais especificamente no Pará, confirmou que o açaí ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Dois grupos de pessoas participaram do teste. Um grupo ingeria uma bebida a base da fruta, enquanto que o outro não. Após 12 semanas o grupo que consumiu o açaí teve uma queda no LDL, o colesterol ruim.

4 – Ajuda no funcionamento do intestino

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

O açaí é um fruto rico em fibras, tanto quanto uma aveia, por exemplo. Por isso seu consumo é excelente para garantir o bum funcionamento do intestino.

5 – Combate o envelhecimento

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Entre as substâncias presentes no açaí estão os antioxidantes, principalmente a antocianina, nesse caso. São essas substâncias que combatem a ação dos radicais livres que aceleram o desgaste da células e causam o envelhecimento.

6 – Previne infecções

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Montana, nos EUA, o açaí possui uma substância chamada arabinogalactana que estimula as células de defesa do organizações. Criando um tipo de escudo ao nosso redor do nosso organismo.

7 – Reduz as chances de um câncer

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Lembra dos antioxidantes que citamos acima? Eles também podem ajudar a combater o câncer graças a sua atuação.

8 – Amigo da dieta

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Apesar de termos falado sobre o famoso açaí na tigela, lá em cima, a verdade é que o açaí puro não é tão doce. Nem tão calórico. É por isso que o açaí é bem recomendado para pessoas que querem emagrecer. A poupa natural da fruta possui poucas gorduras, dão a sensação de saciedade e ainda fornecem energia para o corpo.

9 – Previne doenças degenerativas

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Lembra os antioxidantes que combatem aos radicais livres? Acontece que eles também combatem as proteínas que levam ao surgimento desse tipo de doença generativa.

10 – Ajuda contra a osteoporose

Conheça os poderes rejuvenescedores do açaí

Talvez você não saiba, mas o açaí é muito rico em cálcio, o que é claro, beneficia muio a saúde dos ossos.

Gostou da matéria? Então você também vai gostar dessa: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar.

Fontes:  VivaBem, Minha Saúde.

Imagens: Saúde, Metropoles, Gazeta, Crie Net, GH, Açaí do Monge, O Globo, VivaBemDr. Drauzio Varella, Unimed Fortaleza.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você