8 frutas que engordam e podem ser as vilãs da dieta (se você exagerar)

Se você acha que está arrasando na dieta quando come aquela salada de fruta ou quando ataca uma penca de bananas, fique sabendo que o problema pode ser sério. Embora pouco se fale no assunto, existem algumas frutas que engordam e que podem sabotar os resultados da dieta se consumidas em excesso todos os dias.

Como você vai ver na lista abaixo, até mesmo o abacate e a banana, como já mencionamos, estão entre as frutas que engordam, mesmo sendo as queridinhas do momento nas dietas.

Mas, calma, quando falamos que algumas frutas engordam, não queremos dizer para você cortá-las do seu cardápio ou para simplesmente parar de comer esse grupo de alimentos. Frutas são saudáveis, nos fornecem vitaminas e uma série de outros nutrientes, além de serem deliciosas.

Na verdade, o que tentamos fazer aqui é alertar para os abusos dentro das dietas. Isso porque se você ataca a tigela de salada de frutas depois do almoço todos os dias, com certeza, o resultado do seu esforço não vai ser tão bom quanto o esperado. Entendeu?

Conheça algumas frutas que engordam:

1. Banana

Deliciosa, a banana é a queridinha de muitas dietas inspiradas na alimentação da terra, já que ela sacia a fome e, se bem madura, substitui açúcares e adoçantes em cercas receitinhas fitness. O problema é que a banana também é uma das frutas que engordam, se consumida em grandes quantidades diárias.

A cada 100 gramas da fruta, por exemplo, tem 95 calorias, sendo quase 20 gramas de açúcar.

2. Caqui

Bem docinho e vermelhinho, o caqui serve até mesmo como sobremesa. O problema é que ele também é bem calórico e pode fazer com que você ganhe peso se consumi-lo sem freio.

Isso acontece porque o caqui é rico em açúcar e é contraindicado até em caso de diabetes. Se você consumir 100 gramas de caqui, por exemplo, vai estar consumindo 60 calorias, sendo 15 gramas de puro açúcar.

3. Coco

Rico em gordura (o óleo de coco está aí para não nos deixar mentir!) o coco, especialmente o maduro, é uma das principais frutas que engordam e que podem ser vilãs das dietas. Apenas 100 gramas de coco pode ter 260 calorias, sabia?

4. Açaí

Outra fruta que engana a maioria das pessoas é o açaí. Embora realmente seja saudável e seu consumo seja ótimo para quem malha, o açaí é uma fruta bem calórica.

Sozinho, sem todas aquelas coberturas e misturas que costumam vir junto com a batida, 100 gramas da fruta tem quase 250 calorias.

5. Uvas

Ela parecem bem inocentes e, quando a gente vê, já mandou para dentro um ou dois cachos. Mas, se você quer emagrecer, melhor prestar atenção na quantidade de uvas que consome.

Assim como o caqui e a banana, a uva é rica em açúcar. Cerca de 100 gramas da fruta conta com 17 gramas de frutose, que é o açúcar das frutas; e chega a 72 calorias.

6. Abacate

Outro queridinho das dietas, o abacate pode ser tanto seu aliado quanto seu maior adversário na luta contra a balança. Ele também é rico em gorduras, que embora façam um bem danado à saúde, também podem engordar.

A cada 100 gramas de abacate que você come, está consumindo, em média, 108 calorias… só para você saber.

7. Manga

Também por ser rica em açúcares, a manga deve ser consumida com atenção e, infelizmente, está entre as frutas que engordam. A cada 100 gramas da fruta, consumimos 72 calorias, sendo 95% desse valor energético representado apenas por carboidratos.

8. Abacaxi

Quantas fatias de abacaxi você costuma comer? Se for uma só por vez, acredite, ele ajuda bastante em sua dieta e ainda mata aquela vontade de comer doce. No entanto, se você perde a conta de quantas fatias consome, essa pode ser uma das frutas que está fazendo você perder os trilhos.

A cada 100 gramas de abacaxi você consome cerca de 48 calorias. Embora não sejam muitas, o grande problema está na composição desse consumo calórico, representado por 95% de carboidratos, 2% de gordura e 3% de proteína.

9. Damascos

Por serem encontrados quase sempre secos, os damascos são deliciosos e fáceis de carregar. Por isso, são ótimas opções de lanches saudáveis para levar para o trabalho, a faculdade e assim por diante.

Mas, não se acabe nos damascos. Assim como no caso do abacaxi, 100 gramas da fruta contam com cerca de 50 calorias, mas ricas em açúcares.

E aí, será que você anda sabotando sua dieta com as frutas que come ao longo do dia? Não deixe de nos contar nos comentários se você já tinha consciência disso ou se foi uma surpresa para você.

Agora, falando em dieta, você pode gostar de conferir ainda: Alimentos sem glúten para incluir na dieta (lista completa).

Fontes: Vix, Muito Chique, FatSecret Brasil