Saúde

Suco de limão, benefícios, emagrecimento e receitas turbinadas

Se você sempre se perguntou se o suco de limão ajuda no emagrecimento, nós iremos te ajudar. Venha descobrir com a gente.

Atualizado em 22/05/2019

O limão muitas vezes é taxado por ser a fruta mais amarga e cítrica do cardápio de frutas, ás vezes pode até ser. Entretanto, por conta desse estereótipo, muitas pessoas evitam consumir o limão e até mesmo o suco de limão.

Contudo, o limão possui um alto teor de minerais e vitaminas. Além de, ser indicado para dietas hipocalóricas. E ainda ser um ótimo aliado para os dias quentes.

Entretanto, quem toma aquele suco de limão azedinho, e que aparentemente, parece ser “sem utilidades”. Nem imagina a mudança que ele pode fazer no seu organismo. Para lhe explicar melhor separamos todos os pontos positivos que o suco de limão pode trazer para o seu corpo.

Benefícios do limão

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Basicamente, aquela fruta além de ser transformada em um suco refrescante. E ainda dar um sabor a mais para a comida, ela também pode ser benéfica para o organismo. Calma, que iremos lhe explicar melhor.

A dica desde já é: Se você não consume com frequência o limão, pode então já colocar na lista de compras do supermercado, porque você vai precisar depois dessa matéria. Primeiramente, ele ajuda na prevenção e cura de gripes e resfriados, justamente por ele ser rico em vitamina C.

Ou seja, se você tem a imunidade baixa, e é daqueles que se ventar um pouco a mais, você já gripa. Então a nossa dica para você será colocar o limão, seja no suco ou na comida, no seu cardápio diário.

Entretanto, esse é só o primeiro ponto positivo do limão. Pois, ele também estimula o fígado, promove a eliminação de ácido úrico e ajuda na atividade intestinal. Além de, combater o colesterol ruim, ser antioxidante, antibacteriano e ainda ajudar na digestão.

Limão milagroso

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Basicamente, no limão você encontra a presença de duas substâncias químicas importantes, como por exemplo, o ácido cítrico e o ácido ascórbico. Em vista disso, ele é considerado como uma fruta com maior valor medicinal.

Ou seja, o limão pode combater inúmeras doenças, por conta de suas composições químicas que ajudam na defesa do organismo. Dentre as doenças que ele pode combater estão:

  • Gripes e resfriados;
  • Limpeza intestinal;
  • Antitumoral (anticancerígeno);
  • Antiviral;
  • Antioxidante;
  • Equilíbrio pH;
  • Cálculos na vesícula e no fígado;
  • Transtornos do cérebro e sistema nervoso;
  • Sintomas de transtornos oculares;
  • Feridas;
  • Alergias.

Então, já deu para perceber a importância do limão para o nosso organismo, não é mesmo? Entretanto, sabemos que ainda tem aqueles com dúvidas sobre tal importância e potência dessa fruta.

Por isso, deixamos algumas informações para complementar. Como por exemplo, o limão ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir tipos de câncer e complicações cardiovasculares. Além de, servir de antibiótico ao organismo e ainda servir como um purificante natural e eficaz.

Basicamente, ele é quase um “Deus” das frutas. Tanto é que ele também é utilizado em algumas terapias, como a aromaterapia, a qual utiliza dele para encontrar o equilíbrio do organismo e da mente.

Então gente, pensem bem antes de deixar de lado o limão. Até porque ele é bem acessível.

Suco de limão emagrece?

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Essa é a pergunta que assola em muitos papos de dieta por aí. A dúvida é frequente, porém no final nunca se chega à conclusão nenhuma. Porém, hoje você saberá a verdade de todo esse mistério.

Primeiramente, ele realmente ajuda a emagrecer. Mas, não entenda errado. Ele só ajuda a emagrecer, não faz milagre não. Ou seja, não adianta comer igual doida e depois tomar um suco de limão, porque não vai adiantar muita coisa.

Como já foi dito, ele possui substâncias que ajudam na desintoxicação do organismo, agindo como um diurético natural e fazendo com que as substâncias nocivas do corpo humano sejam eliminadas. Para te ajudar a ter mais criatividade na hora de preparar um suco de limão, separamos algumas receitas.

Receitas de suco de limão

Limonada com gengibre

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Ingredientes:

  • 1 pedaço de gengibre fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 5 copos de água
  • 1 copo de suco de limão espremido na hora

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque e corte o gengibre em fatias finas. Ferva-o em uma chaleira tampada com metade de água por uns 15 minutos até se transformar em um chá de gengibre.

Logo depois, espere que o chá fique em temperatura ambiente e em seguida coe para retirar o gengibre. Acrescente o açúcar e misture bem, depois acrescente o suco de limão, de preferência peneirado, e a água restante.

Sirva gelado.

Basicamente, o gengibre é um componente com efeito termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo, facilita a queima de gorduras, juntamente com o limão que está “limpando” o seu organismo. E os dois juntos, faz com que diminua o inchaço e a retenção de líquido, além de eliminar a celulite.

Limonada com berinjela

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • ​Suco de 2 limões
  • 1 berinjela crua em cubos, com casca

Modo de preparo:

Primeiramente, bata tudo no liquidificador, se preferir acrescente cubos de gelo, e mantenha na geladeira. É um suco que você consome ao longo do dia, em vez de ser tudo de uma vez. Além de ser importante consumir a porção ao longo do dia e não deixar mais de 48 horas armazenado para não perder as propriedades.

A priori a berinjela ajuda como um complemento do suco de limão para a diminuir alguns quilos. Entretanto, a berinjela é altamente conhecida pelo poder antioxidante, pela função de impedir a absorção de gordura pelo organismo, pela quantidade de fibras e claro, é também um ótimo aliado para o emagrecimento.

Limonada com cenoura

Quais benefícios o suco de limão traz para nosso corpo? Descubra agora

Ingredientes:

  • 1 cenoura
  • 2 limões
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 litro de água filtrada (ou fervida)

Primeiro lave a cenoura, tire a casca, corte-a em pedaços. Em seguida bata no liquidificador a cenoura com um copo de água. Logo depois, coe e reserve, e corte limões em cubos.

Depois, coloque no liquidificador com 2 copos de água e pulse o limão e coe. Misture o suco da cenoura com o suco do limão, junto com o restante da água e o açúcar.

A cenoura é indicada, pois a junção dos dois terá mais vitamina C, ácido fólico e betacaroteno. Os quais terão a tarefa de desintoxicar o corpo, eliminar líquidos, fornecer sensação de saciedade, acelerar o trânsito intestinal, reduzir o inchaço, diminuir a celulite e ainda, auxiliar no emagrecimento.

Agora que já sabe o quão milagroso é o suco de limão, pode já começar a preparar o seu suco do dia.

O Área de Mulher sempre procura pelo melhor conteúdo para você, por isso separamos mais esse: Como fazer suco verde para desintoxicar, emagrecer e melhorar a saúde

Fontes: Tudo gostoso, Vix, Quero viver bem, Greenme

Imagens: Vix, Quero viver bem, Greenme