Beleza

5 receitas caseiras para usar hidratante para cutículas em casa

Sabia que é importante manter as suas cutículas hidratadas e bem cuidadas, até mesmo para evitar doenças e micoses? Confira algumas dicas!

A cutícula é aquela pelinha que tem o importante papel de proteger a nossa unha. Assim, elas mantêm distantes das nossas unhas os fungos e as bactérias com os quais estamos em contato. Ou seja, quando as retiramos, facilitamos a entrada desses microrganismos, além da instalação de algumas doenças.

No Brasil, as cutículas não são consideradas esteticamente bonitas ao fazer as unhas. Por isso, a removemos. Porém, é possível que, no lugar de retirar a pelinha, você possa afiná-la aos poucos para conseguir somente empurrá-la até a base da unha. Ou ao menos que não a retire por completo.

E é exatamente aí que entra a importância da hidratação dessa pele. É a partir da hidratação que conseguimos produzir esse efeito de deixar o local mais maleável e a pelinha mais fina. Assim, podemos empurrá-las e fazer a pintura das unhas normalmente.

Além disso, a hidratação também favorece a integridade das cutículas, mantendo-as no lugar. Assim você evita que elas fiquem arrepiadas e se levantem.

Como manter as cutículas hidratadas e bonitas: dicas e receitas

Deu para entender a importância de manter as cutículas bem hidratadas para a beleza e saúde das suas unhas? Então, confira abaixo algumas dicas de como fazer isso.

5 hidratantes de cutículas

1. Esfoliação hidratante para as cutículas

A esfoliação é uma boa forma de cuidar das suas cutículas e mantê-las bonitas sem precisar remover. Para isso, basta retirar o esmalte e esfoliar a região com cremes específicos ou com receitinhas caseiras. É possível, por exemplo, fazer essa esfoliação com uma misturinha de 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de hidratante e 1 colher (sopa) de açúcar cristal.

Depois, coloque as mãos em luvas e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, retire todo o creme com água e empurre delicadamente a cutícula com um pauzinho de laranjeira. Depois é só reaplicar o esmalte e pronto!

2. Azeite de oliva

Sim! Essa dica fácil e rápida também pode te ajudar nesse processo. Para isso, você pode aproveitar o momento em que sua unha estiver sem esmalte para aplicar azeite de oliva. Aplique-o sobre cada cutícula, faça uma leve massagem no local e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, lave bem.

Outra forma de usar o azeite é aquecendo um pouco do produto no micro-ondas, até ficar morno. Depois, aplicá-lo sobre as cutículas com um pedacinho de algodão. Deixe agir por 15 minutos e lave as mãos para remover o produto. Assim que estiverem secas, as unhas já podem ser esmaltadas novamente.

Como manter as cutículas hidratadas e bonitas: dicas e receitas

3. Máscara noturna

Existem algumas máscaras e hidratantes específicos para as cutículas, para quem precisa de uma hidratação mais intensa. Mas também é possível fazer uma misturinha em casa e deixá-la agindo durante à noite, antes de dormir.

Basta misturar 1 colher (sopa) de azeite de oliva com 1 colher (sopa) de hidratante e aplicar sobre as unhas e cutículas pela noite. Depois, remova o produto com água normalmente no dia seguinte.

4. Hidrate suas cutículas após lavar as mãos

Sempre que você lava as mãos, como há o contato com os componentes químicos, sua cutícula acaba ressecando um pouquinho. O mesmo vale para o álcool em gel que aplicamos com frequência. Por isso, a melhor forma de evitar o ressecamento, nesse caso, é a hidratação. Ou seja, sempre que lavar suas mãos, aplique um creme hidratante em seguida. Assim, você mantém não só as suas cutículas como as suas mãos sempre bem hidratadas.

Vale lembrar que uma ótima forma de manter as cutículas hidratadas é fazendo também essa hidratação nas suas mãos com frequência. Existem hidratantes específicos para a região que você pode carregar na bolsa e aplicar nas mãos e cutículas de três a quatro vezes ao dia. Assim, o aspecto das suas unhas certamente também irá melhorar.

Como manter as cutículas hidratadas e bonitas: dicas e receitas

4. Massageie as cutículas com diferentes hidratantes

Outro truque para potencializar a hidratação é, ao aplicar óleos, ceras ou outros tipos de hidratante para as cutículas, massagear suavemente a região. Se você fizer isso, unha por unha, o resultado será bem melhor. Aliás, esse é um ótimo tratamento para aqueles dias em que você resolver deixar a sua unha respirar do uso de esmaltes.

5. Beba bastante água

Sim! Sempre que falamos de hidratação, essa é uma dica importante. Consumir de 2 a 3 litros de água por dia irá auxiliar na hidratação de todo o seu corpo, inclusive nas cutículas. Assim, você consegue repor os líquidos que perde ao longo do dia. A diferença vai desde o cabelo até as suas unhas, por isso, não se esqueça nunca dessa parte.

Gostou dessas dicas? Confira também essas sobre como fortalecer as suas unhas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você