Beleza

Como fortalecer as unhas – Principais cuidados + receitas caseiras

São vários os fatores internos e externos que podem deixar as unhas fracas e quebradiças. Por isso, aprenda aqui como fortalecer as unhas.

Unhas bonitas, fortes e bem feitas deixam qualquer mulher feliz. Pesquisas apontam que as brasileiras são campeãs no uso de esmaltes, por exemplo. Mas o que não se sabe, é que o hábito de manter as unhas sempre pintadas pode enfraquecê-las, deixando-as quebradiças e manchadas. Por isso, vamos te dar todas as dicas de como fortalecer as unhas para que elas fiquem sempre bonitas.

As causas das unhas frágeis podem ser várias. Sua origem pode ser externa, como o clima muito frio, contato com substâncias alcalinas e repetidas lavagens das mãos. Mas os motivos também podem vir do interior do corpo, pois a unhas são compostas principalmente de queratina, uma proteína de origem animal. Por isso, a deficiência de certos nutrientes na alimentação pode enfraquecer as unhas.

Dessa forma, tenha uma alimentação balanceada, rica em proteínas vegetais e animais para fortalecer as unhas. Nossa dieta reflete diretamente na aparências das nossas unhas, por isso, dê atenção aos alimentos ricos em vitamina B7, vitamina C, vitamina E, vitamina B6, vitamina D, ferro, cálcio e aminoácidos.

Cuidados diários para fortalecer as unhas

Alguns cuidados muito simples podem ser tomados no dia-a-dia para manter as unhas fortes e saudáveis. Por isso, trouxemos mais dicas para para você saber como fortalecer as unhas de forma fácil.

Alimentação saudável

Como fortalecer as unhas - principais cuidados + receitas caseiras
Fonte: JMais

Ovos, leite, fígado, abacate, batata doce e vegetais folhosos escuros como o espinafre e a couve, são ótimas opções de alimentos para colocar na dieta.  Além disso, a hidratação é fundamental para o bom funcionamento e aparência do corpo, por isso, beba bastante água.

É importante também procurar um especialista para saber se seu corpo necessita de suplementação.

Pare de roer as unhas

Algumas pessoas têm o hábito de roer as unhas, seja por ansiedade, estresse ou algum outro motivo, e isso as enfraquece muito. Por isso, parar de roê-las é essencial para que elas fiquem bonitas e consigam crescer de forma saudável. Você também pode investir no uso de fortalecedores para deixá-las mais fortes.

Além disso, remover as cutículas é um hábito que pode deixar as unhas mais fracas. Isso porque são as cutículas que protegem as unhas da entrada de microrganismos que podem comprometer a saúde das mesmas.

Dê uma pausa na esmaltação

Como fortalecer as unhas - principais cuidados + receitas caseiras
Fonte: Vix

Deixar as unhas respirar é fundamental para manter sua saúde. A tentação de estar sempre com elas pintadas faz com que nunca exista uma pausa entre uma cor e outra, mas é muito importante deixar as unhas sem esmalte durante um período, até mesmo sem base. Desse modo, as unhas conseguirão respirar e não adquirir aquele aspecto amarelado causado por longos períodos com esmalte. O indicado é passar pelo menos três dias da semana sem esmalte.

Além disso, outra dica para ajudar a fortalecer as unhas, é aplicar um óleo de secagem rápida antes de aplicar o esmalte. Assim, elas ficarão ainda mais protegidas. E, quando for escolher o tipo de esmalte, evite aqueles de secagem rápida, pois ressecam mais que os esmaltes normais.

Prefira removedor sem acetona

Outro produto que resseca muito as unhas são as acetonas. Por isso, quando for remover o esmalte, prefira removedores sem acetona, pois ela possui substâncias que, além de ressecar, podem remover a película protetora da unha. Então, busque removedores com silicone e vitaminas para ajudar a fortalecer as unhas e mantê-las saudáveis.

Use hidratante nas mãos diariamente

Fonte: Showbiz CheatSheet

Proteger as unhas da ação de produtos químicos é essencial para deixá-las fortes, por isso, use sempre hidratantes para as mãos. Além disso, utilizar luvas quando for manusear produtos de limpeza como detergentes, por exemplo, é uma ótima alternativa, mas se você não tem esse hábito, utilizar hidratante é ainda mais importante.

Existem também cremes hidratantes especializados no cuidado e proteção das unhas se você preferir aumentar os cuidados.

Receitas caseiras para fortalecer as unhas

Atualmente, existem disponíveis no mercado uma variedade de fortalecedores, como bases e óleos, que auxiliam na nutrição das unhas. Alguns deles possuem em sua composição cálcio, minerais e vitamina B5, que agem diretamente nas unhas deixando-as mais firmes. Mas também é recomendável procurar um dermatologista para saber quais as causas do enfraquecimentos das unhas, que também pode estar relacionado a problemas mais sérios.

No entanto, é possível fazer seu próprio fortalecedor em casa de forma fácil e rápida. Por isso, conheça algumas receitas de fortalecedores de unha caseiros que, junto com hábitos saudáveis, deixarão suas unhas mais bonitas e resistentes.

Cravo-da-índia na base fortalecedora

Fonte: Espaço Gattena

Uma receita muito conhecida e bastante simples de fortalecedor caseiro é potencializar a base com cravo-da-índia. Isso porque no cravo-da-índia estão presentes diversas vitaminas que irão ajudar a dar força às unhas, além de propriedades antissépticas e antifúngicas.

Assim, basta adicionar seis cravinhos à sua base fortalecedora e deixar descansar por um ou dois dias, depois é só aplicar nas unhas.

Alho na base fortalecedora

Esse é um outro truque utilizando base fortalecedora. É só adicionar alguns pedacinhos de dente de alho na base e aplicar para fortalecer as unhas. Além disso, o gosto ruim deixado pelo alho pode ajudar a combater o hábito de roer as unhas, o que as deixa quebradiças.

Azeite de oliva e óleo de amêndoas

Como fortalecer as unhas - principais cuidados + receitas caseiras
Fonte: O Petróleo

O azeite de oliva é ótimo para proporcionar hidratação às unhas. Uma receita utilizando esse ingrediente que é facilmente encontrado consiste em borrifar um pouco do azeite nas unhas e cutículas ou aplicar com o algodão e massagear. Deixe agir por um tempo e depois remova com papel toalha. Assim, além de hidratada, o azeite irá auxiliar no crescimento das unhas.

Outra receita utiliza o azeite de oliva com óleo de amêndoas. Basicamente, você deve misturar duas colheres de sopa de óleo de amêndoas e duas colheres de sopa de azeite de oliva em um recipiente fundo. Depois, aqueça a mistura no micro-ondas e mergulhe as unhas sem esmalte por cinco minutos. Em seguida, lave as mãos sem sabão e deixe secar naturalmente. Faça isso por uma semana, podendo reaproveitar a mistura.

Loção de óleos essenciais para fortalecer as unhas

Os óleos essenciais podem ser uma ótima alternativa para fortalecer as unhas. Por isso, nessa receita você irá utilizar 1 colher de chá de óleo de jojoba, 1 colher de chá de óleo de semente de damasco, 1 colher de chá de óleo de amêndoas doces e uma cápsula de vitamina E. Adicione os óleos e a cápsula de vitamina E em um conta-gotas, de preferência que não seja transparente, e misture bem.

Você deve aplicar uma gota dessa mistura pela manhã e uma gota à noite, massageando bem as unhas e as cutículas. Para que as substâncias hidratantes sejam absorvidas, aplique a mistura na unha sem esmalte.

Manteiga hidratante e fortificante de unha

Como fortalecer as unhas - principais cuidados + receitas caseiras
Fonte: Tua Saúde

Essa receita é um pouco mais complexa que as outras, mas possui um ótimo efeito fortificante e hidratante. Além disso, a manteiga e os óleos essenciais conseguem agir também na hidratação das mãos.

Ingredientes:

-1 colher de sopa de manteiga de cacau

-2 colheres de sopa de óleo de jojoba

-1 colher de sopa de raspa de cera de abelha

-10 gotas de óleo essencial de sândalo

-5 gotas de óleo essencial de limão.

Para preparar esse poderoso hidratante, misture o óleo de jojoba, a manteiga de cacau e a cera de abelha em uma panela em fogo médio até derreter, depois deixe esfriar por 3 minutos. Em seguida, adicione os óleos essenciais de sândalo e limão e misture bem. Deixe esfriar e guarde em um recipiente com tampa.

Aplique a manteiga diariamente, pela manha e à noite antes de dormir, nas mãos, unhas e cutículas. Massageie bem para que os nutrientes sejam absorvidos.

Fontes: Steal the Look Tua Saúde Namu Portal Tua Saúde

Imagens: O Petróleo JMais Vix Showbiz CheatSheet Espaço Gattena O Petróleo Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você