Beleza

Base fortalecedora para unhas – O que é + melhores produtos

Quantas bases fortalecedoras você conhece? Com diferentes funções, o produto é de grande ajuda quando o assunto é cuidar das unhas.

Sofrer com unhas fracas é a realidade de muitas mulheres. Seja quem busca mantê-las sempre compridas ou apenas saudáveis, a fraqueza e o aspecto quebradiço são um incômodo comum, mas que vem sendo remediado ao longo dos anos com alguns truques valiosos. Um deles é a base fortalecedora para as unhas. Em contrapartida, é extremamente fácil encontrar em qualquer mercado os tais esmaltes que prometem restaurar suas qualidades.

Mas afinal, as bases fortalecedoras realmente funcionam ou são apenas outro truque falho? Como resposta, dependendo da seleção, é possível restaurar sim as unhas uma vez fortes e brilhantes. De antemão, é importante entender que existem dois tipos principais de esmaltes para a finalidade. São eles os de sustentação e com formol, uma divisão que auxilia na escolha dependendo do seu caso e de suas restrições.

Abaixo, você pode conferir quais são as características dos dois tipos de base, tanto quanto 10 dos óleos, esmaltes e bases mais bem cotados para salvar as unhas. 

Base fortalecedora
Fonte: Zauty

Base fortalecedora com formol

Nesse sentido, em quantidade reduzida, o esmalte fortalecedor à base de formol é uma ótima solução para quem deseja endurecer as unhas. O formaldeído, seu composto, é permitido em uma contagem de até 5% nas bases, mas a concentração pode variar. Existe, por exemplo, a possibilidade de combinar o formol com outros ativos, de forma que seja possível reduzir seus efeitos colaterais, que devem ser de conhecimento prévio antes de escolher o esmalte.

A princípio, o formol auxilia no bom aspecto e fortalecimento da unha pelo fato de proporcionar maior ligação entre seus pedaços de queratina, as chamadas lamelas. Desse modo, com o auxílio da restauração da proteína, é possível esperar unhas mais fortes e mais bonitas. Apesar disso, é essencial se atentar às precauções do uso dos esmaltes com esse composto.

  1. Inicialmente, é importante saber se o formol não irá causar alergias na pele. Quando é o caso, diversas lesões vermelhas ardentes podem surgir, afetando o pescoço, as pálpebras e a boca. Se o componente for alérgico, deve se evitar até mesmo outros tipos de esmaltes comuns que levam formol em sua composição.
  2. As bases fortalecedoras com formol apenas funcionam em unhas enfraquecidas. Se a sua unha apresentar aspecto quebradiço ou estiverem descamando, é necessário buscar outras soluções. Isso ocorre pois o risco da unha descamar e quebrar durante as aplicações é grande, já que a ligação de queratina proporcionada pelo formol é aleatória e pode prejudicar sua estrutura.
  3. O uso das bases com o componente não deve ser contínuo. Quando há uso crônico do produto, é possível que uma pele endurecida se forme por baixo da unha, dificultando o corte, além de gerar sangramentos, descolamento ou até mesmo sensibilidade.

Base fortalecedora de sustentação

Ainda mais, as bases fortalecedoras que auxiliam na sustentação das unhas são na realidade um grupo de diferentes componentes utilizados na composição do produto. São as fibras naturais, compostas de ésteres do silício, provenientes da seda, aminoácidos, nylon e até mesmo arroz. Em outras palavras, as fibras são excelentes ao proporcionar maior fortalecimento, pois formam um filme no comprimento da unha que lhe oferece sustentação.

Ainda em sua composição, existem também nesses esmaltes nutrientes como o silício, que auxilia na ligação e adesão das fibras de queratina, e a cisteína, importante para a formação da proteína. Além disso, outros emolientes e hidratantes são inseridos para assegurar um excelente aspecto das unhas.

10 melhores bases e produtos fortalecedores

Uma boa base deve nutrir, fortalecer, embelezar e eliminar as escamações das unhas. Apesar disso, existem alguns cuidados que podem ser adotados para melhorar ainda mais o tratamento, como por exemplo não realizar a remoção completa das cutículas, deixar a unha descansar ao não aplicar esmalte regularmente e não deixar que haja contato prolongado com produtos químicos.

1. Óleo fortalecedor de unhas da Granado

Base fortalecedora
Fonte: Granado

O óleo da Granado é uma ótima pedida para quem deseja unhas protegidas e saudáveis. Podendo ser aplicado depois do esmalte, ele atua na reposição do silicone presente na proteína das unhas, a queratina. Por fim, o produto está na faixa dos 20 reais.

2. Esmalte Nutribase Fortalecimento da Colorama

Base fortalecedora
Fonte: Pinterest

A princípio, o esmalte da Colorama promete o nivelamento das unhas, bem como seu fortalecimento. O produto possui em sua composição flúor e cálcio, importantes para conseguir unhas endurecidas. O esmalte custa em torno de 6 reais.

3. Base da Nati da linha Vitacare

Base fortalecedora
Fonte: Bolsa Com Batom

Do mesmo modo, as bases da linha Vitacare são ótimas para quem possui unhas amolecidas. O efeito não funciona a longo prazo, mas sim durante a aplicação, ou seja, o produto é responsável por formar uma película protetora. Seus 9ml custam, em média, 6 reais.

4. D-Pantenol da Nati

Fonte: Delírios de uma Menina

Assim como a outra proposta da linha, a D-Pantenol é formulada com a mesma vitamina já existente em nosso organismo, logo, agindo no cabelo, pele e unhas. Bem como proporcionar seu fortalecimento, o produto não elimina a flexibilidade quando aplicado. Ele custa, em média, 4 reais.

5. Base Casco de Cavalo

Fonte: Shopee

A princípio, é extremamente fácil reconhecer a Casco de Cavalo como uma das bases mais populares para o tratamento de unhas enfraquecidas. Do mesmo modo que o produto da marca Nati, a Casco de Cavalo é enriquecida com D-Pantenol.  O produto custa em torno de 10 reais.

6. Base Nail Expert da Avon

Base fortalecedora
Fonte: Uol

A Nail Expert da Avon é uma ótima pedida para as unhas enfraquecidas. Além disso, o preço da embalagem de 10ml vale a avaliação: o produto custa, em média, 5 reais.

7. Base Mavala

Fonte: Andreza Goulart

À primeira vista, o preço do produto pode assustar, mas a fama internacional da base sueca vale o investimento. A base promete absorção rápida e restauração do crescimento, além de atingir até 3 camadas da unha. Por outro lado, a marca alerta para a aplicação na pele ou nas cutículas, que podem causar endurecimento. Seu preço varia de 40 a 65 reais.

8. Base da Impala

Fonte: O Dia Da Lila

A Impala é a marca queridinha de quem consome esmaltes frequentemente. Bem como outras avaliadas, sua base fortalecedora restaura a queratina, fortalecendo as unhas. Sua embalagem de 7,5ml custa 4 reais.

9. Unhaclin Sidney Oliveira

Fonte: Mercado Livre

A base que leva o nome do dono da Ultrafarma, rede de farmácias brasileira popular, é de grande ajuda no tratamento de unhas enfraquecidas. Nesse sentido, além de ser protetora e fortalecedora, ela ajuda no crescimento, de acordo com os 6 ativos utilizados em sua composição, ou seja, uma super base. Assim, são utilizados o D-Pantenol, a Vitamina E, o óleo de alho e de melaleuca, a queratina e o pantotenato de cálcio. Por fim, custa em torno de 10 reais.

10. Base de Tratamento para Unhas Fracas da La Beauté

Base fortalecedora
Fonte: Balinha de Canela

O produto da La Beauté é mais uma das opções para unhas fracas, com aspecto quebradiço e que não crescem de forma adequada. Assim, sua fórmula oferece a nutrição necessária, além do fortalecimento. Além disso, a base de tratamento também elimina as escamações. Seu preço entra na faixa dos 30 reais.

O que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Unha amarelada por esmalte – Causas e receitas caseiras para clarear

Fontes: Metrópoles, Suzi Gomes, MinhaVida

Imagens: Granado, Pinterest, Bolsa com Batom, Delírios de uma Menina, Shopee, Uol, Andreza Goulart, O dia da Lila, Mercado Livre, Balinha de Canela, Zauty, O Vale, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você