Beleza

Unhas manchadas – Principais causas, tratamento e método caseiro

As unhas manchadas podem ser mais do que micose ou falta de cuidados. Doenças e falta de vitaminas também são causas para manchar as unhas.

Além de protegerem as pontas dos nossos dedos, as unhas também podem apontar se estamos bem de saúde. Assim, manchas nas unhas são comuns tanto em mulheres, quanto nos homens. No entanto, não quer dizer que são bons sinais de saúde ou de que está tudo bem.

Nossas unhas são formadas por três camadas de queratina, de diferentes espessuras e consistências. Além disso, é delas que vem mais de 10% das anormalidades que podem aparecer em nossa pele. Sendo assim, mesmo que a maioria das manchas que temos nas unhas sumam em pouco tempo, é importante consultar um médico dermatologista para saber o que está acontecendo com elas e encontrar as causas dessa manifestação de manchas.

Unhas machadas – causas

Geralmente, as unhas manchadas acontecem por causa da alteração da matriz das unhas, ou seja, onde ela se forma e começa a crescer. Assim, esse problema pode acontecer nas unhas dos pés ou das mãos e vir de várias causas, sendo as mais comuns a falta de vitaminas e doenças. Outras causas de manchas são:

  • Traumas nas unhas, como prender o dedo em algum lugar ou machucar na manicure;
  • Alergia a esmaltes ou outras substâncias como produtos de limpeza;
  • Falta de vitaminas como ferro, zinco, cálcio, vitamina B12, B3 ou ácido fólico, decorrente da má alimentação;
  • Doenças como micose (fungos), psoríase (descamação), vitiligo, anemia, tuberculose ou doenças renais (todas essas podem ser herdadas geneticamente ou adquiridas);
  • Variações hormonais, mais comum nas mulheres;
  • Antibióticos que têm a base de sulfonamidas (sulfanilamida, sulfisoxazol, sulfacetamida, ácido para-aminobenzóico, sulfadiazina e sulfametoxazol são as seis drogas principais);
  • Além de tratamentos como a quimioterapia.
Unhas manchadas – Por que acontece e o que fazer?
Fonte: Conhecimento Científico

Quando o corpo está com falta de vitamina C, pro exemplo, o corpo pode não produzir alguns hormônios e também queratina de forma adequada, afetando as unhas. Outro exemplo é a diabetes, que pode fazem as unhas crescerem com manchas avermelhadas e com ondas.

Além disso, as manchas nas unhas também podem ser um fator genético, herdado dentro da família. Essa manifestação de manchas é chamada de leuconíquia total. Em suma, a leuconíniquia afeta uma grande área da unha com manchas brancas. No entanto, ela não é considerada uma doença, mas sim um indicador de que algo está errado com sua saúde.

Como tratar unhas manchadas

As unhas manchadas são, comumente, lembradas pela micose. Contudo, vimos que não é apenas isso que pode causar as manchas. Geralmente, essas manchas podem sumir sozinhas, mas o contatar um dermatologista é sempre bom. Contudo, há outras rotinas de cuidados que podem prevenir ou ajudar a diminuir as unhas manchadas.

Para as mulheres que normalmente usam esmaltes com frequência, é importante retirar bem a camada do produto velho, hidratar a unha com uma base ou creme. Depois disso, pode-se passar um novo esmalte, mas evite deixa-lo por muito tempo, pois pode inclusive deixar a unha amarelada. Além disso, é importante não compartilhar seu material de manicure e usar cremes hidratantes específicos para mãos ou pés.

Unhas manchadas – Por que acontece e o que fazer?
Fonte: Saúde Curiosa

Outro hábito que pode evitar o aparecimento de unhas manchadas é o uso de luvas de proteção (geralmente borracha) ao utilizar produtos químicos e de limpeza. Desse modo, você evita alergias que podem prejudicar sua saúde e a manifestação delas pelas unhas.

Por último, uma alimentação saudável não deve ser esquecida. Fazendo isso, você evita a falta dos minerais e vitaminas que são importantes para sua saúde no geral e também a das unhas. Assim, consumir alimentos ricos em cálcio (leite), ferro (morangos, feijão, frutos do mar, carnes vermelhas), vitamina B12 (mariscos, salmão) e zinco (peru, amêndoas) já ajuda muito.

Tratamento caseiro

Para manter as unhas fortes, saudáveis e diminuir as manchas, esse é um ótimo método. Resumidamente, essa mistura de óleos trata, hidrata e fortalece as unhas manchadas. Lembre-se de sempre consultar a opinião do seu médico dermatologista para saber o melhor tratamento.

Ingredientes

  • Óleo de jojoba (1 colher de chá)
  • 1 cápsula (400 Ul) de óleo de vitamina E
  • Óleo de amêndoa (1 colher de chá)
  • Óleo de sementes de alperce (1 colher de chá)

Preparo

É simples de fazer. Basta misturar os óleos em um frasquinho e agitar. Por fim, massageie as unhas e cutículas de manhã e à noite com gotinhas da mistura. Pronto! Desse modo, você pode evitar que suas unhas fiquem manchadas.

Fontes: GShow, Tua Saúde, Terra

Imagens: D-Unhas, Conhecimento Científico, Saúde Curiosa

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você