Beleza

Esmalte vencido, como identificar? Principais perigos de usá-lo

Você é uma amante da esmaltação e tem dúvidas se deve utilizar esmalte vencido? Então saiba mais sobre esse assunto agora.

Para quem gosta de pintar as unhas, existe um universo inteiro de esmaltes para ser explorado. São diversas cores, texturas e a cada época do ano surgem novas tendências, desde o clássico vermelho, até cores em neon e os vários tons de nude. Além disso, existem os esmaltes foscos, com glitter, com efeito camurça e ainda é possível estilizar as unhas utilizando esmaltes. No entanto, dúvidas sobre esmalte vencido podem surgir para quem utiliza muito esse produto.

Se você não é uma manicure profissional, é bem provável que seus esmaltes durem bastante tempo e você continue utilizando o esmalte vencido para colorir as unhas. No Brasil, a validade dos esmaltes é controlada pela Anvisa e costuma ser de 3 anos a partir do momento que saem da fábrica. Dessa forma, o mês e o ano de vencimento pode ser encontrado no rótulo do esmalte.

No entanto, esmaltes importados apresentam outra forma de contar seu prazo de vencimento. Por isso, a data de vencimento passa a ser contabilizada a partir do momento em que o esmalte é aberto e passa a ter contato com o ar. Isso porque quando o produto entra em contato com o ar, sua química passa a sofrer alterações. Desse modo, a validade é apresentada pela siga PAO, do inglês Period After Opening, ou seja período depois de aberto.

Então, nos esmaltes importados, você pode encontrar essa sigla representada pelo desenho de um pote aberto. Diferente do Brasil, você não encontrará a data de vencimento na embalagem com o mês e ano, mas com a quantidade de meses de validade a partir do momento que a embalagem foi aberta.

Esmalte vencido
Fonte: Unha Bonita

Posso utilizar esmalte vencido?

Depois de saber o prazo de vencimento do esmalte, você ainda deve estar se perguntando se deve descartá-lo depois do seu prazo de validade. A resposta para essa pergunta é: depende. Você deve observar bem alguns sinais para saber se o esmalte ainda pode ser utilizado ou não, como cor, cheiro e textura.

Isso porque quando o esmalte já passou muito da data de validade, sua qualidade fica comprometida. Desse modo, o esmalte pode ficar grosso e craquelado, assim, o acabamento da esmaltação ficará ruim. Além disso, o produto pode comprometer a saúde das unhas, deixando-as quebradiças e amareladas.

Entretanto, pessoas grávidas, crianças e pessoas com alergias devem evitar o uso do esmalte vencido, pois seu sistema de defesa é mais delicado. A qualquer reação que possa ocorrer pelo uso desse produto, livre-se do esmalte.

Sinais para descartar o esmalte vencido

Esmalte vencido - saiba como identificar e os perigos de usá-lo
Fonte: Vigia de Preço

Como foi dito anteriormente, alguns sinais podem ser observados além da data de validade para saber se o esmalte ainda pode ser utilizado. Por isso, trouxemos uma lista para você saber se deve ou não continuar usando o esmalte vencido.

1 – Alteração da cor

A alteração da cor ou do tom do esmalte pode ser um sinal de que ele não serve mais para o uso. Se o esmalte ficou esbranquiçado, ou se sua cor era rosa e mudou para roxo, por exemplo, é um sinal de que ele pode ir para o lixo.

2 – Cheiro incomum

Outro sinal de que o esmalte vencido deve ser descartado é seu cheiro. Se você notar que o cheiro está forte ou estranho, o uso do esmalte não é aconselhável.

3 – Textura diferente

Se a textura do esmalte estiver anormal depois do vencimento, também é um sinal ruim. Então, se você notar que o esmalte está mais grosso e formando bolhas quando aplicado na unha, você deve jogar o vidrinho fora.

4 – Secagem demorada

Quando a textura do esmalte está diferente, isso irá interferir também na secagem do produto quando aplicado na unha. Por isso, se você notar que o esmalte está demorando muito para secar e formando uma camada mais grossa na unha, significa que ele não deve ser utilizado mais.

Fontes: Fascínio por Esmaltes Vício de Menina Jake Badulake Tudo sobre Make

Imagens: Bahia Social Vip Unha Bonita

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 4 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você