Dicas & Truques

Removedor de esmalte e acetona, qual é o melhor? Diferenças e tipos

Afinal, tem diferença entre removedor de esmalte e a acetona? Qual a melhor opção? Qual é mais eficiente e maltrata menos a saúde das unhas?

Você também faz parte do time das mulheres que só se importam com o esmalte de qualidade e acabam esquecendo da qualidade do removedor de esmalte? Se sim, é extremamente provável que não seja a única. Todavia, esse ainda não é o fim. Foram descobertas, afinal, as vantagens e desvantagens de se ter um removedor de esmalte de qualidade.

Certamente, remover o esmalte continua sendo aquela tarefa meio chata para algumas. Ainda mais se for aquele famoso esmalte vermelho, ou então aquele cheio de glitter. Contudo, uma das principais diferenças entre a acetona e o removedor de esmalte é o fato da acetona conseguir remover o esmalte mais rápido.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a diferença de removedor de esmalte e acetona, bem como qual dos dois é o melhor, seus tipos e qualidades.

Acetona X Removedor de esmalte

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: G1. Globo

Apesar de ambos terem a mesma função, que é retirar o esmalte da unha, eles possuem propriedades e resultados diferentes. A primeira característica que se difere entre os produtos é o cheiro. Por exemplo, o cheiro da acetona é bem mais acentuado que o do removedor de esmalte.

Além disso, como já foi dito, por ter um solvente mais forte que do removedor de esmalte, a acetona consegue tirar o esmalte com mais rapidez. Porém, a acetona tem uma ação danificadora mais potente que o outro produto. Ou seja, ela pode desidratar a unha ou então causar inflamações da cutícula e surgimento de fungos.

Enquanto isso, o removedor de esmalte não mancha a unha e ainda contém propriedades hidratantes. Assim, podemos destacar que a acetona, além de ressecar e manchar a unha, também deixa a deixa mais fraca.

Já, o removedor, por ter uma mistura de óleos, vitaminas e outros ingredientes mais hidratantes em sua composição; é mais indicado para a saúde da unha. Até porque não se trata de um produto agressivo, não causa alergia, ressecamento e ainda tem um cheiro mais brando.

Tipos de Removedores de Esmalte

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Luanna Ravanelli

Sobretudo, se você vê uma certa dificuldade em aceitar e começar a usar o removedor de esmalte, a notícia não é nada ruim. Basicamente, o removedor existe em inúmeros tipos de produtos. Ou seja, você pode escolher um com o qual você se adapte mais.

De modo geral, existem esponjas, lenços e muito mais. Existem, inclusive, potinhos em que você coloca o dedo entre as esponjas umedecidas com removedor, e elas limpam sua unha em segundos. Além desses, pode se citar a caneta. Basicamente, ela é mais indicada para limpar aqueles cantos chatos, onde as sobras dos esmaltes se acumulam.

Contudo, quem já usa esse tipo de removedor afirma que ele não é tão eficaz assim para tirar todo o esmalte. Porém, a caneta só pode te salvar por fazer o acabamento da remoção do esmalte.

Os lenços umedecidos, por outro lado, são considerados práticos e eficazes. Porém, o ponto negativo deles é o fato de deixarem a mão oleosa após o uso. Por causa disso, o mais indicado continua sendo o velho hábito de usar o algodão com o removedor de esmalte.

5 mitos e verdades sobre a acetona e o removedor de esmalte

1 – A acetona enfraquece as unhas e resseca as cutículas

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Womens Health Brasil

Mito.

Em certas situações, essa afirmação pode se transformar em mito. Como já dissemos, a acetona contém substâncias que podem causar o ressecamento e a opacidade das unhas e da pele ao redor. Porém, isso só ocorrerá se a área não receber hidratações constantes. Portanto, se a área ficar desidratada a acetona pode sim, deixar a unha mais fraca e quebradiça.

2 – É preciso esfregar muito as unhas com removedor?

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Lapada Lapada

Mito.

Apesar de a acetona ser mais ágil para tirar o esmalte, o removedor de esmalte não é tão inferior assim, a ponto de dificultar a retirada do esmalte. Até porque, a quantidade de acetona que tem dentro do removedor é suficiente para retirar o esmalte de forma saudável.

Inclusive, se você já teve dificuldade em tirar o esmalte com o removedor, nós te indicamos a umedecer um pedaço de algodão com o removedor, e deixar sobre as unhas por alguns segundos. Logo após, só retire o algodão, que as unhas já estarão limpas.

3 – Acetona deixa as unhas esbranquiçadas?

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Universa

Verdade.

Basicamente, a acetona como já dissemos deixa as unhas ressecadas. Consequentemente, elas ficarão com um aspecto mais esbranquiçado que o normal, na superfície. E principalmente, aquelas unhas que já são bem sensíveis e quebradiças, por natureza. De modo geral, a nossa dica novamente será manter a hidratação constante na área.

4 – O removedor de esmaltes pode hidratar a pele?

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Tudo ela

Verdade.

Sobretudo, o removedor de esmalte contém em sua composição óleos e outras substâncias que hidratam a pele. Além do mais, eles são considerados por alguns especialistas, como hipoalergênicos. Portanto, os removedores além de retirar o esmalte, também hidratam a pele em volta das unhas.

5 – Não é indicado usar acetona para retirar o esmalte de unhas artificiais

Mitos e verdades + tipos de removedor de esmalte e acetona
Fonte: Cutelaria do Isaías

Verdade.

A princípio, aquelas unhas artificiais de acrílico, se configuram como unhas sensíveis. Por isso, o solvente da acetona, por seu fator mais potente, pode danifica-las mais rápido. Já nas unhas de fibra, mais parecidas com vidro, a acetona não danifica tanto. Porém, mesmo assim é indicado usar o removedor. Até pelo fato dele evitar que as unhas fiquem com alergia e opacas.

Enfim, nós conseguimos fazer você mudar de opinião, em relação aos removedores de esmaltes?

Calma, que ainda temos mais conteúdos para compartilhar com você: Top coat e extra brilho, qual a diferença entre eles? E para que servem?

Fontes: Beleza e saúde, Tudo sobre make

Imagens: Whalicate, G1, Luana Ravanelli, Womens Health Brasil, Lapada Lapada, Universa, Tudo Ela, Cutelaria do Isaías

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

3 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você