Dicas & Truques

Como tirar mancha de caneta: técnicas para limpar suas roupas

Se sujar com caneta é um acidente frequente. Por isso, hoje você vai aprender como tirar mancha de caneta de forma muito prática.

O acidente com canetas é algo extremamente normal. Até porque quando uma caneta espirra, quase sempre é inevitável não causar aquela “baderna”. Portanto, caso isso aconteça com você, torna-se possível lhe ajudar mostrando ideias de como tirar mancha de caneta das roupas.

Entretanto, esses acidentes não ocorrem só em roupas, podem ocorrer em paredes, quando se tem crianças em casa ou em qualquer outro objeto. Caso o acidente seja em paredes, o ideal é limpar com esponjas. Portanto, evite produtos mais fortes, como por exemplo, os abrasivos, pois eles podem manchar ainda mais a sua parede.

Portanto, se for em outros objetos, você pode tentar limpar com o álcool ou removedor de esmalte. Assim, você só precisa deixar agir por alguns minutos, e logo depois passar um pano limpo. Contudo, o objetivo agora é mostrar para você as melhores técnicas de como tirar mancha de caneta de suas roupas.

Como tirar mancha de caneta das roupas?

Antes de mais nada, é essencial ter em mente que cada tecido manchado leva uma técnica de limpeza diferente. Uma camisa de algodão branca, por exemplo, deve ser limpa de forma mais delicada e cuidadosa. Saber como tirar a mancha de acordo com o material é a melhor forma de impedir que a superfície fique ainda mais manchada.

1. Álcool ou removedor de esmalte

Venha descobrir como tirar mancha de caneta da sua camisa predileta
Fonte: Triider

Lógico, esse é o mais comum entre todos. Desde os princípios esse foi o melhor método de tirar manchas de canetas das roupas. Porém, uma coisa que você deve se lembrar é que o mais indicado é tentar tirar com algodão ao em vez de esponjas. Pois o algodão ajuda a não danificar o tecido. Portanto, a dica do dia é usar algodão e pano.

Como por exemplo, se a mancha estiver fresca, tente primeiro passar um pano para tirar o máximo possível da mancha. Agora se a tinta já estiver seca, recorra para o algodão com água. Em seguida, coloque um pano embaixo da mancha, passe o álcool ou removedor de esmalte, sem usar a esponja.

2. Vinagre branco

Venha descobrir como tirar mancha de caneta da sua camisa predileta
Fonte: Triider

Essa é uma dica mais exótica, ela não é tão comum de se ouvir no dia a dia. Basicamente, o vinagre branco tem o poder de fixar a cor às fibras. Contudo, qualquer item de vestuário colorido que tenha ficado desbotado pode ser clareado se colocar ele em água morna com uma xícara de vinagre.

Além disso, o vinagre também tira manchas de sangue, de ferrugem, de ferro de passar roupa, de vômito, tinta, barro, dentre outros. Como se pode ver, ele é multiuso. Entretanto, para tirar as manchas da sua camisa, você primeiramente pode tentar tire a mancha com um pano, caso ela esteja fresca ou com algodão e água, se estiver seca. Depois disso, coloque um pano embaixo da mancha de caneta e esfregue um pano com vinagre branco.

3. Creme de barbear

Venha descobrir como tirar mancha de caneta da sua camisa predileta
Fonte: Vix

Assim como o vinagre, o creme de barbear não é tão comum assim. Contudo, você pode repetir o processo anterior, só que em vez de usar o vinagre, você irá testar com o creme de barbear.

Além de tirar manchas de caneta de camisas, o creme de barbear também é eficiente para tirar manchas de cortinas, sofás, travesseiros, almofadas, tapetes e estofados.

4. Leite

Venha descobrir como tirar mancha de caneta da sua camisa predileta
Fonte: Remédio Caseiro

Essa dica é ainda mais exótica, porém funciona sim. Pode tentar em casa! Então, para solucionar esse problema é só você deixar a camisa com mancha de caneta de molho em um balde com leite morno, em torno de uns 5 minutos. Caso não saia tão fácil assim, vá colocando aos pouco e vá esfregando. Depois, é só lavar normalmente, porque a mancha vai desaparecer.

5. Suco de limão

Fonte: Perdendo Barriga

O suco de limão, além de refrescante, consegue também tirar manchas de canetas das suas blusas.

Basicamente, o limão tem um potencial clareador, que poucas pessoas sabem. Por isso, esse método também é só você deixar a camisa de molho com o suco de limão. Logo depois, é só lavar normalmente.

6. Detergente

Fonte: Catraca Livre

Esse é um método antigo, praticamente uma relíquia, pois ele é ainda mais comum que o álcool. Porém, como já foi dito, não utilize esponja, pois ela estraga o tecido. Então, a dica é colocar o detergente sob a mancha de caneta e deixar ela agir por uma hora, mais ou menos. Logo depois, pegue pegue um pano seco e esfregue sobre a mancha da tinta. Em seguida, lave normalmente.

Não perca também essa matéria especial para você: 9 vantagens de lavar roupa com vinagre que você nunca viu

Fontes: Vix, Como limpar, Vix, Greenme

Imagens: Vix, Vix, Catraca livre, Triider, Remédio caseiro, Perdendo barriga

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você