Beleza

Hidratação com ovo: principais benefícios e receitas

O ovo é um ingrediente muito popular nas mesas brasileiras. Todavia, a hidratação com ovo ainda possui muitos benefícios para o cabelo.

Você já ouviu falar da hidratação com ovo? Nesse sentido, para as fãs de receitas caseiras, a adição aos cuidados do cabelo pode ser excelente e trazer muitos resultados. O ingrediente, apesar de polêmico, possui muitos benefícios, e é garantido que o cheiro de ovo não é um problema. Além disso, na hidratação com ovo, ainda é possível realizar combinações com diversas outras fontes benéficas para os fios.

Mas afinal, quando realizar a hidratação com ovo? Seu uso é ideal para a etapa da reconstrução capilar. Nesse sentido, a mistura se torna uma poderosa reconstrutora dos fios. Para quem possui cabelos opacos, ressecados e quebradiços, a hora de tentar é essa. O processo age diretamente na fibra capilar, reconstruindo e fortalecendo as madeixas.

Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a hidratação com ovo, bem como seus benefícios e receitas simples, mas excelentes para testar em casa.

Benefícios da hidratação com ovo

Hidratação com ovo
Fonte: Vix

O ovo é um dos ingredientes mais utilizados na alimentação das mesas brasileiras. Com alto poder nutritivo, ele está incluído na grande maioria das receitas saudáveis, principalmente em dietas. Assim, não é nenhuma surpresa que ele funcione tão bem em outras situações, como com os cuidados com os cabelos. Além disso, além de eficiente, o método é muito barato.

Antes de mais nada, é essencial entender o motivo do ingrediente da hidratação ser o ovo. Por possuir lipídios e proteínas que aumentam o brilho e a força dos fios, ele age como um poderoso reconstrutor capilar. Assim, durante o fortalecimento dos fios, a queda e a quebra excessiva pode ser evitada. Além disso, o ovo ainda é capaz de promover um aspecto sedoso muito desejável para os cabelos.

Assim, de modo ainda mais específico, os componentes do ingrediente trabalham juntos para oferecer o cabelo os bons resultados esperados. A gema possui uma alta carga de lipídios, o que nutre profundamente. Por sua vez, a clara possui enzimas importantes para o controle da oleosidade do couro cabeludo, algo muito desejável.

A hidratação com ovo não possui contraindicações, já que é feita com um produto natural. Todavia, se possuir alergia o ingrediente, é preferível que não arrisque. Seja como for, pelo fato da pele absorver os componentes das receitas, a tentativa pode acabar em fortes crises alérgicas.

Receitas de hidratação com ovo

Abaixo, você pode conferir as mais variadas possibilidades de receitas de hidratação para os cabelos com ovo. Caso o cheiro do ingrediente cause certa insegurança na hora de decidir se irá utilizá-lo ou não, basta peneirar a gema antes de começar o processo. Assim, os fios não ficarão com cheiro algum.

1 – Hidratação com ovo e mel

Fonte: Viva Bem

Aliado ao mel, a hidratação com ovo pode proporcionar aos cabelos com química de descoloração muitos benefícios. O mel, por sua vez, possui a capacidade de selar os fios, o que potencializa a hidratação e a nutrição.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres de mel
  • Óleo vegetal (opcional)
  • Sua máscara de hidratação preferida

Como fazer:

Antes de mais nada, em um recipiente, coe a gema do ovo, de forma que o cheiro do ingrediente seja amenizado. Em seguida, adicione 4 colheres de mel e, se preferir, 1 colher do óleo vegetal escolhido. Por fim, adicione 4 colheres da sua máscara de hidratação, misturando bem até formar um creme homogêneo. Aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos.

2 – Ovo e leite

Hidratação com ovo
Fonte: Mulher Coração

A hidratação com ovo e leite pode ser repetida até 2 vezes no mês, sendo indicada para quem deseja trabalhar na reconstrução capilar, bem como na reposição de seu volume. Assim, é possível esperar fios muito mais fortes.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de leite (o leite vegetal pode ser utilizado)
  • 3 colheres (sopa) da máscara de hidratação de sua escolha
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de mel

Como fazer:

Em um recipiente, bata o ovo com um garfo e adicione as 3 colheres de leite. Caso preferir, utilize leite vegetal. Em seguida, adicione as 3 colheres de sopa da máscara de hidratação. O azeite de oliva e o mel podem ser utilizados para potencializar a receita, mas são opcionais. Por fim, apenas misture bem, aplicando no cabelo seco e deixando agir por 30 minutos, com a ajuda de uma touca plástica.

3 – Hidratação com ovo e amido de milho

Hidratação com ovo
Fonte: Dani Noce

Aqui, o resultado oferecido será de fios tratados e com as cutículas seladas, essencial para a reconstrução capilar.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação
  • 1 colher de amido de milho
  • 1 ovo peneirado
  • Mel (opcional)
  • Ampola de vitamina A (opcional)
  • Óleo de coco (opcional)

Como fazer:

Primeiramente, em um recipiente, adicione as 3 colheres de sopa de máscara de hidratação, junto com 1 colher de amido de milho e o ovo peneirado. Caso deseje, adicione 1 colher de mel, 1 ampola de vitamina A e 2 colheres de óleo de coco, para potencializar a receita. Misture tudo e aplique no cabelo, massageando bem, deixando agir por 30 minutos.

4 – Ovo e maionese

Fonte: Prato Fundo

Apesar da mistura ser polêmica, a maionese pode proporcionar muito brilho e maciez para o cabelo, pelo fato de possuir óleos vegetais e antioxidantes em sua composição. A solução, acima de tudo, é simples e econômica.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres cheias de maionese
  • Azeite extravirgem
  • Óleo de rícino
  • Ampola de vitamina A

Como fazer:

Apenas misture bem todos os ingredientes em um recipiente, e assim, a receita está pronta. Aplique no cabelo e deixe agir por 30 minutos, enxaguando bem depois.

5 – Ovo e azeite

Hidratação com ovo
Fonte: Viva Bem

Aliado à proteína do ovo, o azeite possui poder rejuvenescedor, deixando os cabelos muito brilhantes.

Ingredientes:

  • Gema de ovo
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 2 colheres de máscara de hidratação

Como fazer:

Antes de mais nada, separe a gema do ovo em um pote. Em seguida, adicione 2 colheres de azeite de oliva e 2 colheres de máscara de hidratação. Por fim, misture bem, aplicando nos cabelos e deixando agir por 20 minutos.

6 – Hidratação com ovo, abacate e mel

Fonte: Revista Quem

Nesse sentido, todos os ingredientes trabalham juntos para proporcionar uma hidratação potente, bem como madeixas soltas e de aspecto bonito. O abacate é rico em vitaminas. Por sua vez, o ovo é rico em proteínas, e o mel sela os fios.

Ingredientes:

  • Meio abacate maduro
  • 1 colher de mel
  • 1 ovo
  • Creme de hidratação

Como fazer:

Antes de tudo, amasse o meio abacate. Em seguida, adicione 1 colher de mel, e então o ovo inteiro. Se preferir, coloque também 1 colher do creme de hidratação de sua preferência. Misture tudo e aplique nos cabelos, assim, deixando agir por 30 minutos.

7 – Babosa e ovo

Fonte: Portal Concórdia

A babosa é um dos ingredientes queridinhos das receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Por possuir aminoácidos e minerais com poderes regenerativos e nutritivos, dessa forma, ela é capaz de produzir um efeito incrível nos fios.

Ingredientes:

  • 2 colheres de gel da babosa
  • 2 colheres da máscara de hidratação de sua escolha
  • 1 colher de óleo de rícino
  • 2 gemas de ovo peneiradas

Como fazer:

Nesse sentido, você deve utilizar um liquidificador para bater todos os ingredientes e obter uma mistura homogênea. Por fim, aplique no cabelo e deixe a mistura agir por 30 minutos.

8 – Hidratação de ovo e açúcar

Hidratação com ovo
Fonte: Brasil Escola

A princípio, a receita de ovo e açúcar é extremamente benéfica para os cabelos. Aliado ao ovo, que é rico em proteínas, o açúcar auxilia ao ser uma fonte de ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, por exemplo. Nesse sentido, o açúcar atua como um esfoliante, selando as cutículas e diminuindo o frizz e as pontas duplas. Por fim, o processo ainda melhora cabelos com aspecto ressecado e poroso.

Ingredientes:

  • 3 colheres de máscara de hidratação
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 ovo

Como fazer:

Antes de mais nada, passe o ovo em uma peneira, misturando o açúcar aos poucos, até que ele possa se dissolver completamente. Em seguida, adicione as 3 colheres de máscara de sua preferência. Após lavar o cabelo com shampoo, retire o excesso de água e aplique a mistura nos cabelos úmidos, mecha por mecha. Massageie bem o creme no cabelo, colocando uma touca plástica e deixando a mistura agir por 30 minutos. Por fim, enxague bem e aplique o seu condicionador, assim, fechando as cutículas e selando a hidratação nos fios.

9 – Hidratação para crescimento do cabelo

Fonte: Viva Bem

Aqui, o óleo de coco e o ovo podem agir juntos para proporcionar uma melhora no crescimento dos fios. Além disso, a receita pode ser repetida a cada 15 dias.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de óleo de coco

Como fazer:

Misture bem os dois ingredientes até adquirir uma consistência homogênea. Nesse sentido, a mistura deve ser aplicada na raiz do cabelo e massageada profundamente. A receita precisa agir o máximo de tempo possível, assim, é recomendado dormir com o creme nos cabelos, com o auxílio de uma touca, lavando tudo pela manhã.

10 – Para cabelos cacheados

Hidratação com ovo
Fonte: Receitop

A hidratação de ovo, creme de hidratação, creme de leite e azeite de oliva é excelente para realçar o volume dos cachos, deixando-os soltos e bem definidos.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de creme de leite
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 3 colheres de creme de hidratação

Como fazer:

Antes de mais nada, passe o ovo em uma peneira, separando em um recipiente. Logo depois, acrescente as 3 colheres de creme de hidratação, seguido das 2 colheres de creme de leite e 1 colher de azeite de oliva. Por fim, bata tudo até obter uma mistura homogênea, utilizando uma touca térmica ou sacola plástica para maximizar o efeito.

E aí, o que você achou dessa matéria sobre hidratação com ovo? Se te interessou, confira também Por que passar ovo no cabelo pode ser uma boa ideia

Fontes: Dicas de Mulher, Andreza Siqueira, Pajaris, Cabelo

Imagens: Deposit Photos, Vix, Viva Bem, Viva Bem, Viva Bem, Mulher Coração, Dani Noce, Prato Fundo, Revita Quem, Portal Concórdia, Brasil Escola, Receitop

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você