Dicas & Truques

Esponja de maquiagem: conheça os 8 tipos e as funções de cada uma

Você sabia que existem vários tipos diferentes de esponja de maquiagem? Mas, será que todos servem para a mesma coisa? Descubra a funcionalidade de cada um.

Quando o assunto é maquiagem algumas mulheres levam realmente a sério. Porém, com a indústria dos cosméticos em alta, a diversidade de esponjas de maquiagem aumentou. E, por isso, fica difícil dizer para que serve cada uma delas. Aliás, você sabe responder essa pergunta?

Basicamente, saber identificar as diferenças de uso de cada um desses modelos é importante, já que sabemos que um pincel ou uma esponja de maquiagem podem sim fazer milagres. Por exemplo, qual esponja é melhor para aplicar base? E corretivo?

Mas, acima de todas essas dúvidas, de uma coisa ninguém tem dúvidas: as esponjas de maquiagem são perfeita para produtos líquidos, como a base. Isso porque ela consegue deixar a pele mais homogênea e com aspecto natural, mesmo se você for iniciante no assunto.

Portanto, nosso objetivo agora é lhe mostrar 7 tipos de esponja de maquiagem, lhe explicar para que cada um serve, e qual é o diferencial de cada um.

No final, a gente espera que você arrase em sua make. E, claro, que consiga dar um efeito novo ao seu visual.

8 tipos de esponja de maquiagem

1- Gota

Conheça agora 7 principais tipos de esponja de maquiagem
Mercado Livre

Basicamente, esse tipo de esponja de maquiagem é um dos mais famosos atualmente. Sobretudo, ele se popularizou por sua versatilidade. Até mesmo as mulheres que não usavam nenhum tipo de esponja de maquiagem, acabaram aderindo a essa tendência. E não fizeram mal, já que ela tem muitas funcionalidades.

Na hora de usar essa esponjinha, o indicado é que a ponta da gota se encaixe nas áreas menores do rosto. Por exemplo, canto interno dos olhos e abas do nariz. Enquanto a parte mais grossa é perfeita para espalhar a base nas demais áreas, como testa, bochechas e pescoço. Portanto, esse tipo é perfeito para aplicar produtos mais cremosos, líquidos ou em óleo.

Além disso, você também consegue usar essa esponja de maquiagem para finalizar makes, ou para iluminar e esfumar algumas partes do seu rosto. Sobretudo, você pode usá-las molhadas ou úmidas, para reter menos o produto líquido e até ajudar a diluí-lo. Ou então usá-las secas, para casos de produtos em pó.

2- Retangular

Conheça agora 7 principais tipos de esponja de maquiagem
Cláudia Abril

Esse tipo de esponja é um dos tradicionais também. Ele é até mais indicado para as pessoas que estão começando agora a se arriscar no mundo da make.

Entretanto, a indicação é usá-la para passar bases e corretivos em regiões maiores, como a testa e o pescoço. Mas, vale ressaltar que ela funciona melhor com bases líquidas do que com pó compacto. Além disso, você também pode molhá-la para ajudar a espalhar.

3- Redonda

Magazine Luiza

Esse tipo de esponja de maquiagem é o mais versátil. Pois as redondinhas ajudam a espalhar melhor os produtos na pele, ou seja, elas não deixam produtos em excesso na maquiagem.

No entanto, ela pode ser usada com o pó compacto, ou para retirar o excesso de base. Ou até mesmo para aplicar base com a esponja úmida para uma cobertura mais suave.

Sobretudo, a recomendação é utilizar essa esponja para finalizações de pele, e também para retirar aqueles resquícios de sombra que caem embaixo dos olhos. Por fim, elas ajudam a deixar um efeito mais uniforme na pele e menos marcado.

4- Mini gota

Mais Vaidosa

Como é menor, esse tipo de esponja consegue ser mais precisa. Basicamente, elas conseguem atingir áreas menores do rosto, como pontos específicos, espinhas e também os cantos internos dos olhos.

Sobretudo, elas são melhores para aplicar o corretivo nas olheiras, por exemplo.

5- Triangular

Conheça agora 7 principais tipos de esponja de maquiagem
Mercado Livre

Essa esponja, assim como a mini gota também é indicada para aplicar produtos em áreas menores e mais delicadas do rosto. Por exemplo, regiões próximas aos olhos e ao nariz.

Além disso, elas também são boas para fazer o contorno ou o sombreado do rosto. Pois, elas conseguem chegar em cantos e curvas da face.

Vale ressaltar que esse tipo de esponja costuma ser descartável. Ou seja, mais higiênicas, especialmente no caso de maquiagens profissionais.

6- Redonda e achatada

Conheça agora 7 principais tipos de esponja de maquiagem
Instagram: @kissnybrasil

Basicamente, esse tipo de esponja é o mais indicado para fazer o contorno do rosto. Ou seja, é com ela que você aplica bases mais claras ou escuras em regiões estratégicas do seu rosto, com o intuito de afinar ou destacar alguma região.

Uma dica para você que está começando agora a entender como funciona o contorno do rosto: use um corretivo mais escuro na linha dos ossos das maçãs para realçar mais os traços.

Porém, tome cuidado! Pois, o intuito é sempre deixar a pele com um aspecto natural. Por isso, a esponja se torna a maior aliada nessas horas.

7- Esponja de maquiagem 3D

Revista Marie Claire

Essa espoja vem se tornando a queridinha entre as mulheres para fazer maquiagem. Isso porque seu formato, com recortes e voltas, se encaixa perfeitamente nos cantos do rosto, como as bochechas e o nariz.

Por isso, seu nome 3D, vem daí. Interessante, não?

8- Cilíndrica

Conheça agora 7 principais tipos de esponja de maquiagem
Vila Flor Cosméticos

E, por fim, esse tipo de esponja também é usado para fazer contornos de pele, pois ele deixa o produto menos marcado. Além disso, essa esponja pode ser usada em qualquer parte do rosto.

No entanto, consideram essa esponja como a mais difícil de se usar. O motivo, segundo dizem na internet, é a falta de firmeza do material, já que ela é mais molinha.

Agora que você já sabe usar os principais modelos de esponjas, já pode ajudar as suas amigas também.

Como limpar esponja de maquiagem

Cinderela de mentira

Que a esponja de maquiagem dá um acabamento milagroso na nossa make nós já sabemos, mas você sabe como cuidar bem da sua esponjinha para que ela dure mais?

Se a resposta for não, então siga essas dicas para limpar e higienizar suas esponjas de forma correta.

Primeiramente, as esponjas precisam ficar em locais arejados, até porque, se você utiliza elas molhadas durante a maquiagem, elas não irão secar se forem guardadas em uma gaveta ou bolsinha. Por isso, deixe suas esponjas respirarem!

Além disso, especialistas recomendam que você lave suas esponjas após cada uso, pois a pele contém muitas bactérias que podem se proliferar. E para lavar, você só precisará de água e um shampoo neutro. Sem truques, a recomendação é que você vá enxaguando a esponja com o shampoo e apertando suavemente, até que esteja totalmente limpa.

Para finalizar a matéria, selecionamos um vídeo legal, que também aborda esse assunto. Confira agora:

Enfim, se você gostou dessa matéria, também vai querer aprender 15 formas de limpar maquiagem e produtos de beleza.
Imagem de destaque: Cinderela de Mentira

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você