Beleza

Como limpar pincel de maquiagem? Dicas que vão facilitar sua vida

Aprenda como limpar pincel de maquiagem da maneira correta e garanta que seus itens de beleza fiquem sempre higienizados e durem mais tempo!

Se você é amante da maquiagem, sabe que os pincéis são os responsáveis por garantir efeitos, texturas e acabamentos incríveis na pele, não é mesmo? No entanto, é preciso que eles estejam higienizados para garantir um bom resultado, por isso, nós, da Área de Mulher, separamos algumas dicas de como limpar pincel de maquiagem do jeito certo.

Por acumular bactérias, impurezas da pele e resquícios de produtos, pincéis de maquiagem sujos podem acabar alterando o tom ou a textura da maquiagem, estragando toda a produção, o que não é nada agradável, né? Aliás, são eles que ajudam na hora de fazer aquele olho esfumado, contornar o rosto, aplicar o blush ou até mesmo a base.

Portanto, vale ressaltar a importância de limpar o pincel de maquiagem regularmente, principalmente os que são usados todos os dias. Ademais, aprender como lava-los é muito fácil, pois, é preciso apenas do auxílio de um sabonete líquido, demaquilante ou até mesmo de um shampoo neutro.

No entanto, existem algumas dicas e truques diferentes que ajudam manter os itens bem limpinhos e conservados. Confira quais são!

Continua após a publicidade

Quando limpar?

Pinterest

Se você usa seu pincel de maquiagem diariamente, é recomendado que ele seja lavado a cada duas semanas. No entanto, vale ressaltar que esse é o caso de pincéis usados para aplicação de bases, corretivos líquidos e batons.

Aqueles usados para pós e sombras secas devem ser lavados apenas uma vez no mês.

Continua após a publicidade

Como limpar pincel de maquiagem com sabonete ou shampoo neutro?

Como limpar pincel de maquiagem? Dicas e truques que vão facilitar sua vida
Coisa de Diva

Primeiramente, molhe as cerdas dos pincéis em água corrente. Então, aplique um pouco de sabonete ou shampoo neutro (para bebês) na palma da mão e esfregue delicadamente as cerdas.
Por fim, enxágue o pincel e, caso necessário, repita o processo.

Para secagem, coloque os pincéis em uma superfície onde as cerdas fiquem levemente para baixo e lembre-se de jamais guardar o objeto molhado.

Continua após a publicidade

Com demaquilante

Dani Noce

Caso você queira limpar seu pincel de maquiagem utilizando o demaquilante, basta depositar o produto nas cerdas e deixar agir por alguns minutos. Então, é só lavar com água corrente até que toda sujeira seja removida.

Com um limpador específico de pincéis

Para quem gosta de itens específicos e que são mais práticas, uma  ótima ideia é utilizar um produto próprio para limpar pincéis e que não molham as cerdas. Então, neste caso, basta aplicar o produto no pincel, limpar as cerdas com uma toalha e esperar uns minutinhos.

Confira abaixo uma receita de limpa pinceis caseiro:

Como limpar pincel de maquiagem com vinagre

Youtube

Primeiramente, misture uma xícara de água quente e duas colheres de sobremesa de shampoo. Logo depois, acrescente à mistura uma colher de sobremesa de vinagre.

Continua após a publicidade

Por fim, coloque os os pincéis na solução e vá retirando o excesso suavemente com os dedos. Quando estiver completamente limpo, coloque para secar.

Como limpar pincel de maquiagem com cola quente

Na Ponta do Salto

Em primeiro lugar, para limpar o pincel de maquiagem com cola quente, é preciso do auxílio de uma tampa de plástico, como, por exemplo, de um pote de sorvete.

Com a tampa em mãos e a cola quente aquecida, faça um zigue-zague ou linhas retas na tampa. Espere a cola secar e, então, deposite o produto de limpeza que preferir e passe o pincel pela superfície, até que fique totalmente limpo.

Como limpar pincéis de maquiagem com peneira

Madeixa

Em primeiro lugar, molhe uma peneira e deposite um pouco de shampoo neutro infantil ou sabonete liquido no fundos. Em seguida, com as cerdas úmidas, esfregue suavemente o pincel na peneira.

Continua após a publicidade

Lembre-se de manter a água da torneira aberta, para que todo produto, sujeiras e bactérias possam ir embora durante o processo.

Dicas para conservar melhor seu pincel de maquiagem

Como limpar pincel de maquiagem? Dicas e truques que vão facilitar sua vida
Make You App
  • Guarde seus pincéis em locais secos: Banheiros, por exemplo, podem não ser uma boa opção, já que ficam frequentemente úmidos;
  • Ao limpar seu pincel de maquiagem, molhe apenas as cerdas: Isso evita que o cabo estrague;
  • Na hora da secagem, mantenha o pincel na posição vertical: Isso evita que as gotinhas de escorram para a parte interna do objeto;
  • Faça sempre movimentos delicados;
  • Após a lavagem, mergulhe as cerdas no álcool 70º para esterilizá-las e combater a proliferação de bactérias.
  • Para manter as cerdas macias e hidratadas: Finalize a lavagem com um pouco de condicionador de cabelo;
  • Não deixe seu pincel de maquiagem secar ao sol: A luz solar pode ressecar os fios.

Então, gostou de aprender essas dicas e truques? Aliás, aproveite para conferir também:

Fontes: Boticário, Beleza na Web, Tudo sobre make, Dicas de Mulher.

Fontes das imagens: Fala!, Pinterest, Coisa de Diva, Dani Noce, Youtube, Na Ponta do Salto, Madeixa, Make You App.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários