Dicas & Truques

Pincel de Sombra – Tipos de pincel para tipos diferentes de sombreamento

Engana-se quem acha que tem apenas um tipo de pincel de sombra, na verdade existem vários e cada um deles tem um efeito diferente.

Atualizado em 18/08/2020

Para quem é apaixonada por maquiagem, sabe que cada efeito demanda um tipo específico de produto e ferramenta. Então, quando falamos do sombreamento, o pincel de sombra certo pode fazer toda a diferença na hora de fazer aquele olho marcante e impecável.

Isso mesmo, o pincel de sombra certo. Porque para quem não sabe, existem diversos tipos de pincéis, cada um com uma finalidade específica. O que muda é o formato e as cerdas, que podem ajudar ou atrapalhar na hora de fazer a sombra perfeita. Se o desejo é fazer um olho esfumado, o pincel tem que ser o próprio para esfumar. Se for usado outro, o efeito pode não ser o mesmo.

Sendo assim, para obter um acabamento mais refinado, digno de um profissional é preciso investir nos acessórios certos. Por isso, hoje iremos conhecer os tipos de pincel de sombra e como eles devem ser usados dependendo do tipo de sombreamento almejado.

Pincel de sombra

Dicas de Mulher

Acessórios para maquiagem não são difíceis de achar, é possível encontrar facilmente em qualquer farmácia ou loja de cosméticos. Entre eles alguns mais simplistas e outros mais elaborados, mas na maioria das vezes bem padrões.

Nesses casos é comum encontrar apenas um tipo de pincel de sombra, o mais comum. Por não ter muita variedade, e a maioria dos kits de pincéis conter quase sempre os mesmo tipos de pincéis, a gente nem imagina que existem outros tipos. O que geralmente vem nos kits de pincéis básicos é o pincel de depositar, e quase nunca vem o de esfumar.

Apesar de terem a mesma função, esses dois pincéis são diferentes, tanto na modelagem quanto na finalidade de acabamento da make. O pincel de depositar é aquele mais achatado, já o de esfumar vem em um formato mais arredondado.

Sendo assim, iremos conhecer melhor as característica de cada um desses pincéis.

Pincel de sombra para depositar

Esse tipo de pincel de sombra é o mais comum e fácil de achar. São aqueles com cerdas achatadas, o que fazem deles perfeitos para depositar sombra nas pálpebras. Qualquer kit de pincel vem com um desse, mas o ideal é ter mais de um pincel de depositar, justamente para aplicar sombras claras e escuras, sem misturá-las.

Para fazer a aplicação, seja de sombra, pigmento ou glitter, é preciso fazer movimentos de toques e batidinhas leves, para um melhor sombreamento com esse pincel. Outra forma de usar o pincel de depositar é arrastando-o sobre a pálpebra. No entanto, o resultado não será um efeito com a sombra marcada. Com essa técnica, você terá uma camada mais fina e suave da sombra.

No caso de fazer o olho esfumado, até dá para usar o pincel de depositar. Contudo, para obter um resultado satisfatório, é preciso ter muita habilidade com os pincéis. E mais do que isso, para essa finalidade, o ideal é que o pincel de depositar tenha mais cerdas, e que elas sejam naturais e não devem ser muito estreitas para ajudar na aplicação da sombra.O desafio na hora de esfumar com esse pincel é conseguir o efeito degradé.

Outras aplicações

Leticia Alemida

Além disso, o pincel de depositar também pode ser usado para outras coisas, como por exemplo marcar o côncavo do olho. Para quem não sabe, o côncavo é aquela dobra que fica sobre o globo ocular, algumas pessoas tem ele mais definido e outras menos.

O pincel pode ajudar a deixá-lo mais marcado. Para isso, você irá usar somente as pontas das cerdas, encaixando-as bem no côncavo, e fazendo movimentos arrastados de um lado para o outro enquanto espalha a sombra.

Existem diversas opções desse pincel no mercado, desde as mais simples e baratas até as mais elaboradas e caras. Mas saiba que dá para ter um produto bom e de qualidade sem gastar muito. No entanto, se quiser investir em um pincel profissional, as grandes marcas de maquiagem possuem ótimas opções.

Pincel de sombra para esfumar

Já o pincéis de esfumar são mais fofos, e com as cerdas em formato arredondo. Desse modo, servem para aplicar a sombra de maneira mais difusa e suave, o que proporciona o tão desejado efeito degradê. Ele também serve para fazer marcação do côncavo, resultando em um efeito mais suave do que o com o pincel de depositar.

Para fazer a aplicação de sombra com esse pincel, o ideal é fazer movimento rotativos e arrastados de um lado para outro, de forma delicada. Com ele, fazer o efeito esfumado é muito mais rápido e fácil. Já se o intuito é uma cobertura mais acentuada, o ideal é aplicar a sombra fazendo leves batidinhas.

Apesar de não ser tão comum quanto o outro pincel, esse também pode ser achado facilmente. As principais marcas de maquiagem tem ele em diferentes versões, tamanhos e preços.

Pincel chanfrado

Além dos dois principais, tem também o pincel de esfumar chanfrado. Esse é uma opção a mais para fazer o efeito esfumado.

O pincel chanfrado tem as cerdas cortadas na diagonal, o que faz deles muito mais práticos para esfumar o côncavo, especialmente pelo seu formato que se encaixa perfeitamente. Contudo, não são pincéis essenciais. Não faz mal tê-los, mas podem ser facilmente substituído por um outro.

Dica de pincel

Erica Resplandes

Um detalhe importante é quanto ao tamanho do pincel, o ideal é escolher um que tenha um tamanho compatível com as suas pálpebras.

Sendo assim, se o seu olho é menor, o ideal é um pincel pequeno, já que um grande seria um empecilho na hora de fazer a make.

Já para quem tem pálpebras maiores, pincéis de diversos tamanhos podem ser uma ajuda, já que podem ser usados para fazer diferentes efeitos. Mas, se no olho maior você quer aplicar a mesma sombra na pálpebra móvel, na fixa e na superior, um pincel pequeno não é muito bom, por isso é bom ter variedades de tamanho.

Então, se você deseja aprimorar na maquiagem e investir em tipos diversos de pincéis, a dica é os kits. Isso porque em um kit os pincéis acabam saindo mais barato do que comprar individualmente e vem muitas opções para várias regiões.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 7 tipos de esponja de maquiagem.

Fonte: Almanaque da Mulher

Imagem destacada: Leticia Almeida

Imagens: Dicas de Mulher Leticia Almeida Erica Resplandes