Dicas & Truques

8 usos da acetona que não têm nada a ver com remover o esmalte

Sabia que acetona limpa sola de sapato? E que remove resto de cola? Confira 8 usos da acetona que não têm nada a ver com remover o esmalte:

Sabe aquela acetona esquecida no seu armário, que você só usa na hora de remover o esmalte? Você nem imagina o quanto ela pode ser útil no seu dia a dia, em funções que (pasmem) não tem nada a ver com fazer as unhas.

Embora quase ninguém saiba, a acetona tem utilidades interessantíssimas e pode salvar você de várias situações complicadas. Bons exemplos disso são a capacidade da acetona remover resto de cola, mesmo das super colas; e a tão temida tinta de caneta, que vira e mexe mancha nossas mãos.

Acha que é pouco? Então, na lista abaixo você confere muitas outras dessas utilidades malucas, mas extremamente interessantes do removedor de esmaltes baratinho que você sempre compra.

Aliás, só para deixar você bem animadinha com as possibilidades da acetona, fique sabendo que depois dessa matéria você NUNCA mais vai sofrer para desgrudar adesivos e etiquetas de copos, vasilhas de plástico e assim por diante. Já vale a leitura, não acha?

Composição da acetona

Fonte: Dermaweb

A acetona é um composto orgânico sintético, formado por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Sua fórmula química é basicamente C3H6O. Além disso, esse composto tem propriedades muito interessantes, sendo encontrado na forma líquida e incolor, com um forte odor característico.

Ademais, a acetona evapora facilmente, por isso seu cheiro forte é inalado e bem reconhecível. Ela também é altamente inflamável, isto é, pode pegar fogo com facilidade, e também é solúvel em água.

Confira 8 usos da acetona que não têm nada a ver com remover o esmalte:

1. Remover arranhões no vidro do relógio

Fonte: Tigum

Para isso, basta embeber o algodão na acetona e esfregá-lo sobre o vidro ou o plástico. Isso vai amenizar a aparência do risco na tela.

2. Salvar esmalte velho

Fonte: Locare Cosmética

Antes de jogar o esmalte velho fora, quando estiver endurecido, tente colocar um pouquinho de acetona no vidrinho (um pouquinho mesmo). Em seguida, é só agitar. Isso vai deixar o esmalte líquido novamente e, por isso, você vai poder usá-lo por mais tempo.

3. Eliminar resíduos de plástico derretido

Fonte: Dicas online

Para se livrar desse problema, pingue um pouquinho de acetona diretamente sobre o plástico derretido. Em seguida, deixe o removedor agir por alguns minutos e, por fim, retire tudo com um guardanapo ou pano de limpeza.

4. Remover resíduos de cola

Fonte: WikiHow

Mesmo colas extremamente resistentes, como a super bonder, podem ser removidas com um pouquinho de acetona. Assim sendo, como no caso do plástico derretido, basta deixar agindo por um tempinho e ir chegando a consistência do resíduo. Então, quando estiver mole o suficiente, basta remover a cola.

5. Retirar manchas de tinta

Fonte: Cleanipedia

Além disso, para se livrar de manchas de tinta de caneta dos dedos ou de qualquer parte de sua pele, basta usar um pouquinho de acetona. Para isso, use um pedaço de algodão embebido no removedor para esfregar o local. Em seguida, é só lavar as mãos normalmente.

6. Limpar porcelana

Fonte: Di Pratos

Então, você sabia que qualquer objeto de porcelana fica perfeitamente limpo com acetona? Por isso, esse produto é perfeito para retirar aquelas manchas amareladas que ficam na superfície da porcelana, quando ela passa muito tempo sem ser usada. Portanto, use um pano macio com acetona para esfregar e, depois, é só secar com um pano seco.

7. Remover resíduos de adesivo

Fonte: Dona perfeitinha

Aliás, você sabe como evitar resto de cola de adesivo ou de fita adesiva sobre as superfícies? Simplesmente pingue gotas de acetona sobre a fita ou a etiqueta antes de desgrudá-la e limpe com um pano seco. Isso vai fazer com que o adesivo saia mais facilmente. Ainda assim, se caso ficar resíduo de cola, dê uma olhadinha de novo no item que falamos sobre remover resíduos de cola.

8. Limpar a sola dos sapatos

Fonte: GShow

Por fim, para deixar as solas dos sapatos limpinhas como novas, ao invés de usar água e sabão, esfregue essa parte suja usando um algodão com acetona. Em seguida, você deve lavar a sola normalmente. Graças a acetona você terá solas branquinhas e limpas.

Enfim, você conhecia algum desses usos nada prováveis do removedor de esmaltes? Agora, falando em usos da acetona, é melhor ler também: Como tirar esmalte com glitter das unhas, de forma eficiente.

Fonte: Um Pouco de Tudo, Mundo Educação

Imagens: Derma Web, Tigum, Locare Cosmética, Dicas Online, Cleanipedia, Di Pratos, Dona Perfeitinha, Gshow

Imagem de destaque: A revista da mulher

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você