Como tirar rótulos de potes e garrafas de vidro, sem deixar restos de cola

Reutilizar potes, frascos, garrafas e outros recipientes de vidro é muito mais que moda, hoje em dia é necessidade, para que o meio ambiente não sofra tanto com o descarte excessivo de materiais que demoram muito a se decompor. No entanto, tirar rótulos de potes de vidro, para que eles fiquem bonitinhos; como todo mundo sabe, não é lá muito simples.

Se você já tentou fazer isso sem ajuda de nenhum outro artifício, com certeza, já percebeu que não funciona. Isso porque o rótulo rasga, ficam partes grudadas e o que é pior: resquícios de cola, difíceis de retirar, permanecem grudados nos postes.

A boa notícia, no entanto, é que se você gosta de reutilizar essas embalagens de vidro, selecionamos algumas ótimas dicas para tirar rótulos de postes e garrafas de vidro num segundo, sem esforço algum.

Como você vai ver, os truquezinhos são bem simples e utilizam coisas que você, com certeza, tem em casa (ou que são bem simples de se arranjar), como água quente, óleo, vinagre branco, sabão em pó e assim por diante.

Como tirar rótulos de potes e garrafas de vidro

1. Água quente

Aqueça a água o suficiente para que os vidros ainda possam ficar mergulhados nela. Então é só deixar os potes e garrafas com os rótulos submersos por 20 minutos. Depois é só utilizar uma espátula ou esponja de lavar louça para soltá-los.

2. Vinagre branco

Coloque água em um local onde os vidros possa ficar se molho e pingue algumas gotinhas de detergente líquido. Em seguida, coloque também algumas xícaras de vinagre branco, que vai ajudar a dissolver a cola com sua acidez.

Depois de mais ou menos 40 minutos, você vai conseguir tirar rótulos de potes e garrafas de vidro sem qualquer dificuldade, e sem deixar aquele restinho chato de cola.

3. Óleo de coco

Você só tem que lambuzar o rótulo com óleo de coco (ou de soja mesmo) e deixar agindo por 10 minutos. Depois, com a ajuda de um pano ou esponja, retire o óleo e o rótulo, que vai ficar “facinho” de desgrudar.

4. Sabão em pó

Você só tem que colocar a água em um recipiente que caiba os vidros e colocar sabão em pó. Mexa bem a água para dissolver o sabão e, assim que fizer espuma, é só colocar os recipientes com os rótulos submersos de um dia para o outro. Eles vão sair sem causar problema algum!

5. Secador de cabelo

Basta colocar o secador de cabelo, bem quente, focado sobre a ponta do rótulo por 45 minutos. Caso não a etiqueta não saia com facilidade, repita o processo por mais 45 minutos, para que a cola fique mole e se solte.

OBS: esse método só funcione caso o rótulo não esteja muito grudado ao vidro.

Como remover o resto de cola

Caso fique algum restinho de cola nos potes e garrafas de vidro, mesmos seguindo as dicas acima, não se preocupe. Abaixo, listamos algumas formas simples e instantâneas de removê-los por completo.

1. Remover de esmalte

Depois de tirar rótulos de potes, caso permaneça alguma resquício da cola, uma boa forma de limpá-lo é utilizando um papel embebido em remover de esmalte. É só esfregar o produto sobre esses pontinhos de cola.

Caso seja um resto maior, utilize também uma esponja de lavar louça para ajudar na remoção.

2. Óleo

Basta esfregar a cola do vidro com uma esponja de lavar louça embebida em óleo de cozinha.

3. Álcool em gel

Outro método muito eficiente é esfregar o restinho de cola do pote com pano seco, com um pouco do produto. A superfície fica limpa sem muito esforço.

E então, gostou das dicas? Você conhece algum outro truque eficiente na hora de tirar rótulos de potes de vidro que a gente não tenha mencionado? Não deixe de nos contar!

Agora, falando em dicas espertas e muito úteis, não deixe de conferir ainda: Como limpar tênis branco e (deixá-lo branco mesmo) sem água sanitária.

Fontes: Lar Natural, Revista Artesanato, wikiHow, Revista ZapMóveis, Meu Casebre