Saúde

Remédios caseiros para candidíase – 8 receitas para aliviar os sintomas

Os remédios caseiros para candidíase são uma opção para tratar os sintomas da infecção, mas não substituem o tratamento convencional.

Atualizado em 02/08/2020

Quando se fala em candidíase, logo vem à cabeça infecção vaginal, certo? Mas ela pode ocorrer também em outras partes do corpo. Inclusive, é bem comum também na boca, o famoso “sapinho”, e pode aparecer na gargante, na pele, no sangue e no órgão genital masculino. Embora não seja uma complicação muito grave, ela deve ser tratada, e ai que entra os famosos remédios caseiros para candidíase. Mas afinal, esses remédios funcionam mesmo aliviando os sintomas?

Por ser algo que ocorre frequentemente, onde cerca de 75% das mulheres têm ou já tiveram candidíase, é normal procurar formas alternativas de lidar com o incômodo. Assim, várias receitas caseiras com ingredientes naturais podem aliar os sintomas de coceira, ardência e corrimento na parte íntima.

Contudo, é importante frisar que isso não anula a necessidade de procurar um profissional para obter um diagnóstico correto da doença. E mais do que isso, eles não devem substituir o tratamento com medicamentos específicos.

Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sofre esses remédios caseiros para candidíase, além de algumas receitas simples que ajudam a aliviar a infecção.

Candidíase

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Revide Saúde

A candidíase é uma infecção muito comum, causada pelo fungo Candida albicans, que afeta principalmente a região da vagina. E como dito anteriormente, também pode ocorrer em outras partes do corpo, como a boca.

Esse fungo existe no nosso corpo naturalmente, sem causar nenhum tipo de prejuízo ao organismo. No entanto, alguns fatores podem levar ao desenvolvimento excessivo desse microrganismo, e assim surge a candidíase. Entre os principais fatores então imunidade baixa, uso de antibióticos que alteram o pH e a flora vaginal, além de estresse o uso prolongado de roupas úmidas ou que impeçam a ventilação na região.

Além disso, a candidíase também pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção, mas apesar disso não é considerada um DST, como a herpes por exemplo.

Sintomas da candidíase

Quanto aos sintomas da infecção, a candidíase pode se manifestar através de manchas brancas quando ocorre na boca, e irritação quando se dá na pele.

Já na região íntima, os sintomas são mais incômodos, podendo causar muita coceira, vermelhidão, ardência, e no caso das mulheres, corrimento vaginal. O corrimento vaginal é o sintoma mais pontual da infecção, sendo bastante espesso, esbranquiçado e sem a presença de odor, podendo causar muita irritação na região da vulva. A situação fica mais grave quando surgem cortes na pele da região íntima, esses que podem se agravar, resultando até em úlceras genitais.

Todas essas alterações podem causar um grande desconforto ao fazer coisas normais, como urinar ou ter relações sexuais. E mais do que isso, os cortes, geralmente resultados da coceira excessiva, podem facilitar a aquisição de outras infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual.

Tratamento com remédios caseiros para candidíase

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Catraca Livre

Notando a presença de um ou mais desses sintomas, o ideal é procurar um ginecologista para obter um diagnóstico preciso. No caso de ser realmente candidíase, o tratamento consiste basicamente em cremes e pomadas de uso local e antifúngicos de via oral.

Mas além, disso os remédios caseiros para candidíase também são muito usados para tratar a infecção. Contudo, esses remédios podem sim aliviar os sintomas, mas não há nada comprovado sobre a eficácia para a cura da candidíase.

Até por ser algo comum, e que muitas vezes pode voltar, muitas pessoas optam pelos tratamentos caseiros. Esses remédios caseiros para candidíase incluem desde chás, banhos de assento e óleos. A seguir, vamos conhecer alguns desses remédios.

Receitas de remédios caseiros para candidíase

Iogurte natural

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Plantas que curam

Como o iogurte natural tem em sua composição lactobacilos que ajudam a reequilibrar a flora vaginal, ele pode ser usado diretamente no local. Assim, o iogurte irá proporcionar uma ambiente nada propício ao desenvolvimento do fungo Candida albicans. 

Para aplicar o iogurte, você irá precisar de uma seringa sem agulha. O ideal é repetir a aplicação duas vezes ao dia durante uns 3 dias. Uma dica para evitar que o líquido escorra, é usar absorvente durante os dias que estiver aplicando o iogurte. Outra opção é colocar o iogurte em um absorvente interno e inseri-lo na vagina, por cerca de 3 horas.

Banho de assento com camomila

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Saúde

A camomila é uma velha conhecida de remédios e chás caseiros. Sua fama se deve as suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que contribuem para aliviar a irritação e a coceira, sintomas da candidíase vaginal.

Nesse caso, a camomila será usada para fazer um banho de assento. Para isso, coloque 3 colheres de sopa de camomila seca em uma bacia média, e depois adicione um litro de água morna. Depois é só se sentar sobre a bacia e permanecer por uns 5 minutos.

Banho de assento com vinagre de maça

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Propósito Fit

O banho de assento é uma ótima opção de remédio caseiro para candidíase, e pode ser feito com vários ingredientes. Por ter propriedades antissépticas, o vinagre de maçã ajuda no combate ao fungo causador da candidíase, além de contribuir com o reequilíbrio do pH vaginal.

Desse modo, para preparar o banho de assento será necessário meia xícara de vinagre de maçã e um litro de água morna. Misture os ingredientes em uma bacia média, e sente-se sobre ela por uns 5 minutos. O recomendado é fazer isso de 2 a 3 vezes por dia.

Bicarbonato de sódio

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Ecycle

O bicarbonato de sódio é comumente indicado quando se trata de candidíase, porque pode ser usado no tratamento tanto da infeção oral quanto a vaginal. Sendo assim, para a candidíase oral, misture 50 gramas de bicarbonato com um litro de água, e faça bochechos com a mistura. Em seguida, cuspa o líquido.

Já para a candidíase vaginal, essa mesma mistura será usada para fazer um banho de assento. Sente sobre a bacia com a mistura morna e permaneça por cerca de 15 minutos. O ideal é repetir o processo diariamente durante uma semana.

Alho

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Women’s Health

Devido as suas propriedades que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o alho é muito usado no combate à várias doenças. Desse modo também pode combater os microrganismo causadores de doenças como a candidíase.

No tratamento da candidíase, o recomendado é ingerir ao menos dois dentes de alho por dia. O ideal é que estejam crus, como em saladas por exemplo, assim suas propriedades são conservadas. Mas de modo algum, coloque o alho na vagina. Esse é um erro muito comum, e que pode causar irritação e piorar o quadro da infeção.

Chá de folhas de uva-ursina

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Benefícios das Plantas

As folhas da uva-ursina são ricas em substâncias que combatem diversos microrganismos, entre eles os fungos causadores da candidíase. Sendo assim, o chá dessas folhas é indicado tanto para homens quanto para mulheres. Isso porque o seu efeito ajuda tanto no tratamento da candidíase peniana quanto da vaginal.

O preparo do chá consiste em misturar duas colheres de folhas de uva-ursina em uma xícara com água fervente. Deixe a mistura em infusão por 5 minutos e beba em seguida. O indicado é consumir a bebida pelo menos três vezes ao dia.

Chá de poejo

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Tua Saúde

O poejo é uma planta medicinal muito usada para tratar gripes e resfriados. Mas além disso, essa planta também ajuda no combate a microrganismos causadores de doenças. Tais como o fungo causador da candidíase oralPara se beneficiar de todas essas propriedades a melhor opção é através do seu chá.

Sendo assim, para fazer o chá de poejo será necessário uma colher de flores ou folhas de poejo picadas, e uma xícara de água fervente. Deixe a mistura em infusão por cerca de 15 minutos. Por fim, use um pedaço de algodão ou gaze, umedeça no chá e passe sobre a mucosa bucal de 3 a 4 vezes por dia.

Óleo de orégano

Remédios caseiros para candidíase realmente funcionam?
Viver Natural

O óleo essencial de orégano é rico em carvacrol, uma substância com efeitos antimicrobianos e antioxidantes. Portanto, ajuda a combater infecções como a candidíase oral, recuperando a saúde das mucosas.

Esse óleo pode ser usado de duas formas para combater a candidíase. A primeira, consiste em misturar 3 gostas do óleo de orégano em uma colher de azeite de oliva. Use essa mistura para passar sobre a região afetada. Já a segunda forma é por via oral. Basta pingar 3 gotas do óleo em um copo com 200 ml de água. O recomendado é beber essa mistura duas vezes por dia.

Contudo, lembrando que todos esses remédios caseiros para candidíase servem para tratar os sintomas da infecção. Então, no caso de não surtirem efeito algum, piorar a situação ou a infecção ser recorrente, deve-se procurar um ginecologista.

Enfim, o que você achou dessa matéria sobre remédios caseiros para candidíase? Aliás, aproveite para conferir também remédios caseiros para espinhas.

Fontes: Med Prev Viva Bem Gino Canesten Minha Vida

Imagem destacada: A Senhora do Monte

Imagens: Revide Saúde Catraca Livre Plantas que Curam Saúde Propósito Fit Ecycle Women’s Health Benefícios das Plantas Tua Saúde Viver Natural