8 remédios caseiros para eliminar olheiras

Hoje em dia, o que não falta no mercado são cosméticos de ótima qualidade. Mesmo assim, remédios caseiros, do tempo da vovó que prometem cuidar da beleza, como aqueles para eliminar olheiras, ainda fazem muito sucesso, especialmente na internet.

Na matéria de hoje, como você vai ver, listamos alguns ótimos tratamentos caseiros que podem ajudar a minimizar a coloração escura abaixo dos olhos e o aspecto de cansaço que as olheiras deixam no rosto.

Claro que, ao contrário dos cosméticos desenvolvidos para eliminar olheiras, as receitas caseiras agem de uma forma mais sutil, até porque são feitas com ingredientes naturais. Portanto, insistir na aplicação dessas receitas é fundamental para que você perceba melhoras.

Quando procurar um profissional?

Se as olheiras forem frequentes e o tratamento não estiver resolvendo, é necessário consultar um dermatologista. Só um especialista na área pode indicar o melhor tratamento, que pode ser feito com cremes próprios para olheiras ou com o uso de ácido hialurônico, por exemplo.

Cuidados extras

Ah, e não se esqueça: além dos remédios e tratamentos caseiros para eliminar olheiras, é preciso dormir 8 horas seguidas por noite para não piorar o aspecto das bolsas e círculos escurecidos ao redor dos olhos e também para evitar que eles acabem aparecendo, caso estejam minimizando.

Evitar ficar sentado muito tempo em frente da televisão, ao computador e até mesmo navegando na tela do celular também é fundamental, pois os olhos ficam mais cansados, havendo uma probabilidade maior de surgir olheiras.

Confira 8 receitas naturais para eliminar olheiras:

1. Rodelas de batata ou de pepino

Rodelas de pepino nas pálpebras são um clássico do cinema que todo mundo já sonhou em fazer em um dia de spa, não é mesmo? Mas não é só truque. Colocar o legume em sobre os olhos fechados ajuda a eliminar olheiras de forma natural, já que o pepino é rico em vitamina E, com propriedades que ajudam a clarear, refrescar e hidratar a pele.

Para que funcione, basta colocar metade do pepino cru na geladeira. Depois que ele estiver frio, corte rodelas não muito grossas e não muito finas e aplique sobre os olhos fechados por 10 minutos. Batatas também funcionam muito bem.

2. Óleo de amêndoa

O óleo conta com propriedades anti-inflamatórias naturais, que ajudam a eliminar olheiras, rugas e a hidratar até mesmo as camadas mais profundas da pele. E você não precisa aplicar muito do produto: duas gotinhas de óleo são suficientes para massagear a área ao redor dos olhos.

Faça movimentos circulares na região de cada um dos olhos por cerca de 5 minutos.

3. Maçã

Os nutrientes da fruta são tonificantes e iluminam a região ao redor dos olhos.

Para preparar o remédio natural contra as olheiras, basta lavar bem a fruta e cozinhar uma porção dela sem casca, até que fique macia e permita que seja feita uma espécie de purê. Depois de frio, é só aplicar o preparado na região e deixar agir por 15 minutos.

4. Leite

Contra olheiras escuras, mergulhe dois pedaços de algodão no leite frio e coloque na região abaixo dos olhos por 15 minutos. O ácido láctico presente no leite ajuda no clareamento da pele.

5. Compressa fria de chá de camomila

Por se tratar de um calmante poderoso e contar com ação anti-inflamatória, o chá de camomila frio pode ser usado também como remédio natural para eliminar olheiras. Ao invés de desperdiçar os saquinhos do chá, depois de preparar a bebida, você só tem que colocá-los na geladeira.

A compressa deve ser feita por 20 minutos. Como você já conferiu nessa outra matéria (clique para ler), isso ajuda a amenizar o tom arroxeado das olheiras.

6. Chá de rosas

Outra ótima opção para eliminar olheiras é a compressa com a infusão de pétalas de rosas.

Para prepará-la, você só tem que ferver as pétalas e com a água e espere até que ela fique morna. Depois é só molhar dois chumaços de algodão no chá e aplicá-los por 20 minutos na região abaixo dos olhos. O aspecto cansado vai diminuir consideravelmente, e você aparentará ter sido uma ótima noite de sono.

7. Café

O pó de café também ajuda a eliminar olheiras, especialmente se for olheiras muito profundas ou muito escuras. Nessa outra matéria do Área de Mulher (clique), você aprende como preparar a receita e como aplicá-la.

8. Gelo

O gelo faz com que os vasinhos da pele se contraiam, diminuindo a profundidade da olheira e clareando a pele naturalmente. Parar aproveitar essa dica simples e natural, você só tem que passar uma pedra de gelo durante 10 segundos em cada um dos lados e repetir o processo até 3 vezes ao acordar

E então, o que você achou das nossas dicas de remédios caseiros? Não deixe de comentar!

Agora, se você quer aprender a tratar outro problema muito comum em casa, não deixe de conferir ainda: É possível eliminar calos dos pés com remédio caseiro a base de aspirina.

Fontes: Revista Marie Clarie, Tua Saúde