Saúde

Olheiras escuras, o que causa, como prevenir e como tratar

Se você tem olheiras escuras, está na hora de descobrir como tratar de uma vez por todas esse problema e saber o que pode estar causando o problema

Atualizado em 07/01/2020

Aquelas manchas escuras ao redor dos olhos, as famosas olheiras escuras, são um grande incomodo para muitas pessoas. De forma geral, elas são uma consequência natural do avanço da idade. Elas também podem mais cedo devido aos fatores que você conhecer hoje.

Sobre a causa principal, as olheiras escuras surgem em consequência à alta concentração de melanina. O congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos também podem ajudar nisso.

E existem fatores agravantes. Eles são:

  • Fatores como cansaço;
  • Alergia;
  • Envelhecimento;
  • Excesso de sol;
  • Noites mal dormidas agravam o problema.

Causas de olheiras escuras

Existem diversas causas que podem causar o problema, porém, uma das principais é a genética. Um bom exemplo são pessoas de pele negra.

Nesses casos, existe uma condição chamada de hiperpigmentação periorbital. Isso se trata de uma predisposição à coloração mais escura na região por conta da produção mais intensa de melanina. Com isso, as manchas escuras costumam aparecer bem mais cedo.

Olheiras escuras, quais as causas e tratamentos do problema

As olheiras escuras também podem ser uma consequência de noites mal dormidas. A falta de proteção solar na área também é outro fator que contribui.

O primeiro fator é resultado da intensa produção de cortisol, que ocorre toda vez que o corpo está cansado. Já o segundo se deve à ação dos raios ultravioleta, que podem deixar manchinhas sempre que a pele não está devidamente protegida por um filtro solar.

Tratamentos de olheiras escuras

Olheiras escuras, quais as causas e tratamentos do problema

Existem algumas variedades de tratamento para olheiras escuras, porém, o primeiro passo é procurar sua dermatologista. Ele vai te passar o tratamento ideal para o seu tipo de pessoa. De qualquer forma, listamos três dos tratamentos mais indicados para os círculos escuros.

Creme clareador

Esse tipo de creme conta com ativos específicos para regular a produção de melanina da área dos olhos. Você pode aplicar todas as noites antes de dormir. Esses produtos servem para clarear as manchas que já existem e impedir que outras novas apareçam.

Protetor solar

O protetor deve ser aplicado todas as manhãs. Ele impede, dentre várias outras coisas, que as olheiras escuras sejam acentuadas pelos raios solares. Como a pele da região é mais fina, aposte em um produto especializado. Não use o mesmo protetor que você aplica nos demais pontos do rosto ou no corpo.

BB Cream

Além de também contribuir para a proteção solar e hidratar a área, esse produto ajuda a igualar o tom e esconder as olheiras mais escuras. Essa é uma maneira de amenizar o problema no início do tratamento.

Só para finalizar, o ideal é que você procure um dermatologista para resolver ou prevenir o problema. Só um especialista saberá indicar os produtos e marcas corretos para o seu tipo de pele e para problema que incomoda você.

Agora, falando sobre tratamentos de pele, você PRECISA conferir ainda: 5 ótimas opções de cremes antienvelhecimento por menos de R$ 50.

Fonte: Beleza Extraordinária

Imagem: Remedy Idea Instituto Lernern MegaCurioso