Candidíase no homem – Sintomas, principais causas e tratamento

A candidíase no homem não é tão comum quanto na mulher, mas acontece também, devido a proliferação de fungos na região íntima.

A candidíase é algo mais comum de acometer mulheres, no entanto, isso também pode acontecer em homens por diversos motivos, sendo a falta de higiene íntima uma das principais. Além disso, pode ser consequência de alguma alteração no sistema imunológico. A candidíase no homem pode aparecer tanto na região do pênis e virilha, como nos dedos, e boca, dentre outras partes do corpo.

Chamada de candidíase masculina, essa infecção ocorre devido ao crescimento em excesso de fungos do gênero Candida. Esse fungo existe naturalmente na região genital tanto de homens quanto de mulheres, o problema é quando há uma proliferação exacerbada. Entre os principais sintomas da infecção estão o inchaço, coceira, vermelhidão e dor no local.

Felizmente, a candidíase no homem é facilmente tratada. O tratamento por sua vez deve ser recomendado por um médico, através do uso de pomadas e cremes, e até remédios via oral para conter e eliminar o excesso de fungos. Portanto, hoje iremos entender melhor que é a candidíase masculina, os principais sintomas e causas, além do tratamento.

O que é candidíase

Jornal NH

Antes de falar sobre o que é a candidíase masculina, precisamos conhecer o fungo causador da infecção. A Candida é um gênero de fungos encontrados naturalmente na pele, boca, órgãos genitais e trato gastrointestinal de cerca de 80% da população.

Portanto, em circunstâncias normais, a presença do fungo não causa nenhum problema ou perigo à saúde. Isso porque o nosso sistema imune sozinho é capaz de controlar a população desses fungos. O problema acontece quando há uma proliferação exagerada do fungo Candida e o nosso organismo não consegue mais conter.

Isso acontece geralmente quando o sistema imunológico está enfraquecido ou quando há uma alteração na flora natural de bactérias da pele, comum quando há o uso duradouro de antibiótico. Sendo assim, o organismo se torna mais propenso a sofrer com uma reação inflamatória devido ao excesso de fungos, originando a candidíase, uma infecção causada pela invasão do fungo Candida albican.

A candidíase pode atingir diversos órgãos, sendo os órgãos genitais, a boca e a pele os mais comuns. Contudo, vamos falar especificamente da candidíase no homem que se manifesta na região peniana e é chamada de balanopostite por cândida.

Sintomas da candidíase no homem

Tua Saúde

A candidíase no homem é resultado do crescimento em excesso de fungos na região genital, levando ao aparecimento de vários sinais e sintomas. Contudo, apesar de os sintomas surgirem principalmente no pênis, eles também podem aparecer no saco escrotal ou na virilha. Entre os principais sintomas da candidíase masculina estão:

  • Vermelhidão no local;
  • Ressecamento da pele e fissuras;
  • Secreção esbranquiçada;
  • Dor ao urinar;
  • Sensação de queimação;
  • Coceira;
  • Dor na glande;
  • Inchaço;
  • Aparecimento de placas vermelhas ou esbranquiçadas no pênis;
  • Ardência;
  • Odor forte;
  • Corrimento branco;
  • Dificuldade em ter relações sexuais.

Contudo, o diagnóstico da candidíase masculina só pode ser confirmado por um médico urologista, que irá observar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente. Em casos raros, pode ser solicitado mais exames para identificar a espécie do fungo que está causando a infecção.

Principais causas da candidíase no homem

Homens que se Cuidam

A candidíase no homem pode estar relacionada á varias causas e fatores. Contudo, na maioria dos casos o aparecimento da infecção está ligada a alterações no sistema imunológico, que facilitam a proliferação exagerada dos fungos na região genital.

Entre as principais alterações, podemos citar gripe, resfriado, estresse, doenças crônicas, como diabetes, e doenças autoimunes. Bem como quimioterapia e outros tratamentos com imunossupressores ou corticoides.

Mas, além disso alterações no Ph, hiperglicemia, calor excessivo, suor, umidade na região íntima, e falta de higiene podem resultar na proliferação do fungo e resultar no quadro de candidíase masculina.

Uma dúvida frequente sobre a candidíase no homem é se ela pode ser transmitida através do sexo. Não exclusivamente, mas em casos de pessoas que já apresentam fatores de risco, a relação com alguém que possuí um quadro de candidíase ou que tenha maiores quantidades de fungos, há sim uma maior chance de contrair a infeção.

Portanto, para prevenir a infecção, o melhor caminho é fazer a higiene íntima diariamente, manter a pele sempre limpa e seca. Além disso, evitar o uso de roupas quentes, apertadas ou úmidas, e optar por peças de algodão, ao invés de tecidos sintéticos, que dificultam a ventilação.

Outra forma de evitar a proliferação do fungo é fortalecendo o sistema imunológico, mantendo uma alimentação saudável e equilibrada, e praticar atividades físicas regularmente. E no caso dos antibióticos, usar apenas sobre orientação médica. E claro, usar preservativo em todas as relações sexuais.

Tratamento da candidíase no homem

Candidíase Tratamento

Contudo, apesar de assustar um pouco, especialmente com os primeiros sinais que podem ser confundidos com sintomas de IST, a candidíase no homem tem cura e é facilmente tratada. Sendo assim, em casos leves, o tratamento consiste no uso de pomadas ou cremes antifúngicos, como Miconazol, Imidazol, Clotrimazol e Fluconazol. Já em casos mais graves, pode ser necessário o uso de Antifúngicos por via oral e Hidrocortisona.

Mas, em todo caso, independentemente da gravidade da infecção, é imprescindível que o tratamento da candidíase masculina seja feito seguindo as recomendações do médico. Isso, mesmo em casos em que os sintomas sejam menos aparentes.

Além disso, uma dica caseira para ajudar a curar a candidíase no homem mais rapidamente é incrementando a dieta com alimentos como a salsinha e o limão. O limão pode ser usado para temperar a salada ou ingerido com água pura. O chá de gengibre e de poejo também podem ajudar a complementar o tratamento médico.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Remédios caseiros para candidíase – 8 receitas para aliviar os sintomas.

Fontes: Tua Saúde Viva Bem MD Saúde Minha Vida

Imagens: EmagreCerto Tua Saúde Jornal NH Homens que se Cuidam Candidíase Tratamento


Outras postagens

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários