Beleza

Remédios caseiros para espinha – 8 receitas eficazes e o que não fazer

O sonho da pele de pêssego é compartilhado por muitas pessoas e pode se tornar realidade, pois aqui estão remédios caseiros para espinha.

Atualizado em 12/07/2020

Os remédios caseiros para espinha são vistos como soluções para o tratamento anti-inflamatório. Essas formas naturais são mais saudáveis e possuem menos efeitos colaterais como, por exemplo, os métodos farmacêuticos.

Um dos remédios mais usados na industria farmacêutica – e que coloca em risco a saúde de muitas pessoas – é o Roacutan. A agressividade do medicamento é tão grande que já há registros de pacientes que acabaram desenvolvendo fortes casos de depressão, ressecamento da pele, sangramentos, entre outras reações.

Para fugirmos um pouco dessas drogas manipuladas, separamos 8 dicas de remédios caseiros e naturais para você testar em casa. É necessário, sobretudo, uma rotina e disciplina no uso. Essas são formas mais democrática e suaves de se tratar as manchas e cicatrizes provocadas pelas acnes.

Remédios caseiros para espinha

"<yoastmark

As dicas a seguir são fundamentais para que o seu organismo entre em equilíbrio hormonal e regule, principalmente, a oleosidade da pele. É importante ressaltar que a frequência do uso deve ser mantida, porque se não houver disciplina no tratamento, não haverá reconhecimento do corpo com o tratamento.

1- Óleo de coco

"<yoastmark

Um dos remédios caseiros para espinha é óleo de coco. A princípio, o maior benefício é a capacidade poderosa anti-inflamatória. A acne nada mais é do que um processo inflamatório das glândulas, portanto, esse remédio natural vai atuar diretamente no problema agindo contra a inflamação.

O seu efeito umectante, sobretudo, ajuda acalmar a pele, por exemplo, de queimaduras solares. Pode ser usado como método de limpeza facial, retirando todas as impurezas que se acumulam e colocam em risco os poros prejudicando a respiração da pele.

Os hormônio provocados pela testosterona também são regulados com esse mediamento natural. O equilíbrio hormonal é de suma importância para melhoria da defesa do corpo contra as acnes. Outra dica, portanto, é o modo de uso. Quando aplicar o óleo de coco, não se esqueça de enxaguar bem para não deixar restos sobre a pele.

2- Bicarbonato de sódio

"<yoastmark

Para melhorar ainda mais o potencial da dica anterior, é só acrescentar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 2 de óleo de coco. A junção das duas receitas promovem, sobretudo, uma esfoliação e estimula a ação colágena da pele.

A propriedade do bicarbonato atua no pH equilibrando a acidez, porque o desequilíbrio é um dos maiores causadores das inflamações cutâneas. Este tratamento, portanto, é indolor e vai atuar direto na regeneração celular que o organismo precisa.

3- Chá verde

"<yoastmark

Primeiramente, o chá verde é adstringente, ou seja, ele atua no estreitamento dos tecidos da pele e na expulsão de secreções. A preparação dessa 3º dica de remédios caseiros para espinha é simples, basta fazer o chá, normalmente, e aplicar sobre a superfície da pele com um algodão.

Sua ação antioxidante vai ajudar na eliminação da oleosidade, pior inimiga que atua a favor da acne. Além da prevenção, o chá funciona também para que as espinhas sequem. Se quiser, portanto, você pode ingerir o líquido, porque o corpo absorve as propriedade atuando a longo prazo sobre o problema.

4- Máscara de arroz

"<yoastmark

Não é atoa que as gueixas usavam pó de arroz no rosto. Além da função estética, o arroz traz muitos benefícios para quem faz o seu uso. Esse graminoide tem ação anti-inflamatória, refrescante, melhora a circulação sanguínea e é, portanto, muito eficaz contra as espinhas.

A máscara é feita da seguinte maneira: cozinhe o arroz, deixe-o ficar bem empapado, misture com o mel. Depois de preparar o material, aplique sobre a pele e deixe agir por 15 min. Após o uso enxague com sabonete e, sobretudo, realize o procedimento duas vezes por semana.

5- Máscara de pepino e açúcar

"<yoastmark

O pepino é rico em vitaminas e atua no clareamento facial. O remédio caseiro pode, sobretudo, aliviar as manchas provocadas pela acne e pelo excesso de incidência do sol. Em contrapartida, o açúcar é utilizado na esfoliação da pele, assim como o café.

6- Aloe vera – babosa

"<yoastmark

Também conhecida como babosa, a Aloe Vera é um ótimo remédio caseiro para espinha. Ela é muito usada para tratar cicatrizes e manchas, porque são calmantes naturais auxiliando diretamente na regeneração da pele. O modo de preparo pode ser por meio de compressa, ou sem nenhuma interferência.

Quando temos muitas espinhas há um aumento da temperatura e a babosa possui, portanto, ação antitérmica. A sensação é maravilhosa, porque ela diminui a febre, refresca e, ao mesmo tempo, tem função anti-inflamatória.

7- Solução para espinha interna

"<yoastmark

A hortelã, por sua vez, é antipruriginosa, ou seja, alivia as coceiras. É bom usa-la para evitar que coce a pele e abra ainda mais machucados gerando novas cicatrizes. Assim como as outras dicas, essa planta também funciona como anti-inflamatória e calmante.

Para usar é simples! Faça o chá da hortelã e lave o seu rosto diariamente com o líquido. Com isso, portanto, os poros serão desobstruídos e logo as acnes estarão longe da sua vida.

8- Clara de ovo

"<yoastmark

Essa última não parece muito agradável, mas vale o sacrifício, porque a clara do ovo é rica em proteínas e colágenos. Ambas as propriedades são importantes para regeneração da pele atuando sobre os machucados e manchas. Para maior eficácia, lave o rosto com água morna e depois aplique a máscara sobre a pele.

Substâncias para NÃO se usar como remédios caseiros para espinha

O primeiro de todos os conselhos é nunca, jamais, espremer as espinhas. Há muitas bactérias debaixo das unhas que podem piorar o quadro. Esse bichinhos microscópicos induzem ainda mais a inflação, portanto, não faça isso.

Além da ação agressiva, muitas pessoas acham que pomadas de bebês, água oxigenada, limão e até pasta de dente são benefícios contra a acne, mas não são. Todos os métodos citados causam manchas, principalmente se, após o uso, houver uma exposição ao sol.

Afinal, gostou dessa matéria? Então leia também: 4 dicas para controlar a pele oleosa.

Fonte: minhavida, tuasaude. GreenMe, Bonde, Ecycle, Blog Por corpo, N1, SBD, Derma Club, Catraca Livre.

Imagem de destaque: portalt5