Saúde

Remédios naturais para TPM: receitas para aliviar sintomas

O período pré-menstrual pode trazer diversos incômodos. Entretanto, existem alguns remédios naturais para a TPM que aliviam esses sintomas.

A tensão pré-menstrual, ou TPM, é o período entre a ovulação e a menstruação. Com ela podem vir alguns sintomas bem incômodos como inchaço, dores no corpo, enxaquecas, variações de humor e irritabilidade. Portanto, conhecer formas de aliviar esses sintomas é importante para garantir o bem estar nessa fase do ciclo menstrual. Por isso, trouxemos uma listas de remédios naturais para TPM para te ajudar.

Algumas receitas de chás, como camomila e passiflora, são muito indicadas como remédios naturais para TPM. Isso porque, além de auxiliar na diminuição das dores, também conseguem melhorar a qualidade do sono, pois aumentam a produção de melatonina. Ademais, as alternativas caseiras que conseguem regular os níveis hormonais desregulados pela TPM são as melhores opções.

Além disso, a alimentação é outro fator fundamental para aliviar os efeitos da TPM. Isso porque alimentos ricos em gordura, açúcares e sal podem aumentar seus sintomas. O excesso de café, por exemplo, intensifica as cólicas, pois a cafeína estimula a contração dos músculos na região do ventre. Por isso, escolha alimentos mais leves durante esse período. Cereais integrais, peixes, frutas, verduras e legumes, por exemplo, ajudam bastante.

Remédios naturais para TPM

Sendo assim, conheça agora algumas alternativas de remédios naturais para TPM. São receitas caseiras e fáceis de ser feitas que irão te ajudar a aliviar as dores e irritabilidade comuns nesse período.

Chá de amora

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Gazeta do Povo

O chá de amora é rico em antioxidantes que diminuem a inflamação e as dores abdominais. Dessa forma, duas xícaras desse chá por dia já conseguem diminuir as cólicas menstruais. Além disso, esse remédio natural para TPM é bem simples de fazer.

Ingredientes

-1 xícara de água

-1 colher de chá de folhas de amora secas

Para preparar o chá, ferva a água e coloque as folhas de amora. Em seguida, deixe as folhas na água quente por 10 minutos e depois é só coar e consumir o chá.

Chá de lúcia-lima

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Pinterest

O chá de lúcia-lima possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais. Por isso, esse também é um ótimo remédio natural para TPM. Beba de duas a três xícaras do chá por dia no período pré-menstrual.

Ingredientes

-2 xícaras de água

-2 colheres de sopa de folhas de lúcia-lima secas

Ferva a água com as folhas de lúcia-lima. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos antes de coar. Por fim, é só consumir o chá.

Chá de ervas para aliviar a TPM

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Plano Vida

Esse remédio natural é uma mistura de ervas e raízes, formando uma espécie de xarope. Desse modo, tome uma colher de chá da mistura diluída em água morna uma vez ao dia.

Ingredientes

-Meia colher de sopa de extrato de valeriana

-1 colher de sopa de extrato de noveleira

-Meia colher de extrato de raiz de gengibre

Para preparar essa receita você irá misturar todos os ingredientes e agitar bem. Por isso, use um recipiente fechado, como uma garrafa, por exemplo, para guardar a mistura.

Chá de maracujá com alfazema

Fonte: Dicas de Mulher

O chá de maracujá com alfazema é também um ótimo calmante, ajudando no sono. Como remédio natural para TPM, essa receita consegue reduzir a ansiedade, tristeza e compulsão alimentar. Portanto, consuma o chá nos cinco dias antes da menstruação.

Ingredientes

-1 litro de água

-7 folhas de maracujá

-1 colher de sopa de folhas de alfazema secas

Deixe ferver todos os ingredientes em uma panela por cinco minutos. Em seguida, adicione uma colher de sopa de mel e beba o chá durante todo o dia.

Suco de cenoura e agrião – remédio caseiro para TPM

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Melhor com saúde

As propriedades diuréticas do suco de cenoura com agrião conseguem diminuir o acúmulo de líquido do corpo. Por isso, essa receita é um ótimo remédio natural para aliviar o inchaço da TPM. Você deve então consumir o suco duas vezes por dia na semana anterior à sua menstruação.

Ingredientes

-2 copos de água de coco

-2 talos de agrião

-1 cenoura

Corte a cenoura em pedaços e em seguida bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois disso, coe o suco e estará pronto para ser consumido.

Suco de banana com kiwi

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Conquiste sua vida

Tanto a banana quanto o kiwi são frutas ricas em magnésio. Por isso, esse suco consegue diminuir as dores musculares, as alterações de humor e o cansaço causados pela TPM. Sendo assim, consuma esse suco na semana que antecede a menstruação para ter resultado.

Ingredientes

-1 copos de água de coco

-1 banana

-5 kiwis

Para preparar esse remédio natural para TPM é bem simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e o suco estará pronto para o consumo.

Suco de ameixa com gengibre

Fonte: Tua Saúde

O suco de ameixa com gengibre é um ótimo remédio natural para a TPM, pois consegue aliviar as alterações hormonais desse período. Para aproveitar seus efeitos, consuma o suco nos cinco dias que antecedem a menstruação e também no período menstrual.

Ingredientes

-2 copos de água

-5 ameixas pretas sem caroço

-Meia colher de gengibre ralado

-20 framboesas

Para preparar esse suco, bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, adoce com mel e estará pronto para ser consumido.

Vitamina de banana e leite de soja

Fonte: Dicas de Mulher

Como falamos anteriormente, a banana é rica em magnésio, que é capaz de diminuir as dores musculares. Além disso, a mistura da fruta com o leite de soja é rica é fito-hormônios, que ajudam a controlar as variações hormonais durante a TPM. Esse suco deve ser consumido duas vezes ao dia na semana que antecede a menstruação.

Ingredientes

-1 copo de água de coco

-2 colheres de sopa de leite de soja em pó

-1 banana

Para fazer o suco, bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois disso ele já estará pronto para ser consumido.

Remédios naturais para TPM em cápsula

Fonte: Beleza e Saúde

Algumas opções de remédios naturais para TPM também estão disponíveis em cápsulas e comprimidos. Por serem alternativas naturais, como ervas, muitas podem ser consumidas em forma de chá também. No entanto, essas são opções contraindicadas para pessoas que estão grávidas ou amamentando.

Óleo de onagra

Também chamado de óleo de prímula, o óleo de onagra consegue atuar regulando os hormônios que se alteram durante o período da TPM. Isso ocorre porque o óleo é rico em ácido gama linoleico. Dessa forma, essa é uma ótima alternativa para acalmar os nervos nessa época do mês. O indicado é que sejam consumidas duas cápsulas por dia, uma no almoço e outra no jantar.

Cimicifuga racemosa

A Cimicifuga racemosa é considerada um fitoestrógeno, por isso age como um estrogênio natural. Desse modo, consegue aliviar sintomas como depressão, ansiedade e tensão. Esse remédio natural para TPM é vendido em comprimido e deve ser consumido duas vezes ao dia.

Valeriana

Remédios naturais para TPM - receitas para aliviar os sintomas
Fonte: Armazém Cerealista

A valeriana é uma erva e, por isso, pode ser consumida também em forma de chá. Entre suas vantagens estão a redução da ansiedade causada pela TPM, por isso é um ansiolítico natural. Consuma de dois a três comprimidos de uma a três vezes por dia para aliviar os sintomas da TPM.

Vitex agnus-castus

O Vitex agnus-castus possui propriedades anti-inflamatórias e consegue aumentar os níveis de progesterona no organismo. Dessa forma, consegue regular as alterações hormonais comuns durante a TPM. Como resultado disso, o vitex agnus-castus regula o ciclo menstrual, reduz a ansiedade, a tensão e as cólicas.

Essa planta é utilizada em forma de extrato seco e está disponível em forma de comprimidos. Dessa forma, consuma um comprimido antes do café da manhã.

Passiflora

Outra opção natural bastante conhecida é a passiflora. Essa planta consegue reduzir a ansiedade e a tensão, mas sem provocar sono. No entanto, sua fórmula em drágea contém lactose na composição, por isso deve ser evitada por quem é intolerante à lactose. Consuma de uma a três drágeas de uma a três vezes ao dia.

Erva de São João

A erva de São João, ou hipericão, é outra opção natural para aliviar os sintomas da TPM. Ela age contra a ansiedade, o cansaço e a insônia, sendo assim um antidepressivo natural. Quando consumida na forma de comprimido, o indicado é a ingestão de um comprimido de uma a três vezes por dia.

Fontes: ECycle Tua Saúde Tua Saúde

Imagens: Beleza e Saúde Gazeta do Povo Pinterest Plano Vida Dicas de Mulher Melhor com saúde Conquiste sua vida Tua Saúde Dicas de Mulher Beleza e Saúde Armazém Cerealista

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Mônica
Mônica
27 de novembro de 2021 19:36

Oi! O que é Extrato de noveleira, pf?


Escolhidas para você