Saúde

Massagem para cólica – Técnicas para aliviar a dor

As dores menstruais causam desconforto todos os meses em mulheres, mas existem massagens para cólica que são como remédios para curar.

Cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorreia, causa dores na região pélvica de mulheres e muitas vezes é difícil conter esse desconforto. Existem inúmeras formas de acabar com essas dores, mas o que muita gente não sabe é que existe massagem para cólica que pode resolver o problema. Na verdade, existem vários tipos de massagens diferentes que são como uma luva na hora de procurar alívio dessa dor.

Essas dores atrapalham mulheres antes e/ou durante o período menstrual e podem até levar a vômitos, náuseas, vertigem e desmaio. Existem diversos medicamentos que barram a dor e trazem paz para esses dias tão conturbados, no entanto, muitas vezes podem não resolver o problema.

É aí que as massagens para cólica entram com uma solução rápida, prática e relaxante. O alívio e sensação de bem-estar que as massagens trazem para o corpo humano é sem dúvidas um dos melhores remédios para cólica. Além disso, algumas posições podem também ajudar a acabar com esse desconforto.

dores menstruais
Boa Forma

Posições para aliviar dores menstruais

Certamente, muitas posições podem aliviar a cólica. São pequenos exercícios que somem com a dor milagrosamente, como ficar em posição fetal na cama, ou agachar, abraçando as pernas.

Outra posição que pode ser muito aliviante, se chama “prece maometana”, onde você senta sobre seus calcanhares e deita sobre as pernas, com os braços esticados no chão. Além disso, alongamento é uma boa pedida, já que traz alívio para a região do fundo das costas.

Ao dormir com cólicas, coloque uma almofada ou travesseiro entre as pernas para amenizar o incômodo.

Massagem para cólica: aprenda técnicas tão aliviantes quanto remédios
Uol

Como fazer massagem para cólica

1. Passe o óleo na pele

A aplicação do óleo de origem vegetal deve ser feita na região pélvica de forma leve e amaciante, para promover o alívio da dor.

2. Realize movimentos circulares na barriga

Todos os movimentos são circulares, dessa forma inicie em volta do umbigo no sentido horário, assim ativando a circulação da região. Aos poucos, vá aumentando a pressão de forma confortável.

3. Movimentos de cima para baixo

Após cerca de dois minutos, os movimentos deixam de serem circulares para serem de cima para baixo a partir do umbigo. Da mesma forma que acontece com os movimentos circulares, agora com os movimentos retos você também vai introduzindo intensidade aos poucos.

Reflexologia: massagem para cólica

Inesperadamente, a reflexologia pode resolver a cólica menstrual. Ela é um tipo de massagem nos pés, realizando pressão e movimentos circulares com o polegar em pontos específicos do pé.

Massagem para cólica: aprenda técnicas tão aliviantes quanto remédios
Tua Saúde

Massagens para cólica de origem oriental

Muita gente já ouviu falar das massagens orientais, mas com certeza não deve imaginar que elas podem até curar cólicas e a TPM! No entanto, para um melhor resultado, o ideal é que essas técnicas sejam combinadas com consumo de alimentos saudáveis, que auxiliam tanto na energização do corpo quanto nas dores menstruais. Abaixo você confere 4 delas:

1. Massagem Chinesa – Chi Kung

Massagem para cólica: aprenda técnicas tão aliviantes quanto remédios
Para Mim

Com a finalidade de controlar o fluxo menstrual, a Chi Kung é uma automassagem que trabalha energizando o fígado. Este é o órgão responsável pelo processamento dos hormônios, logo ele controla todos os fluxos do organismo.

O processo para iniciar a massagem, a pessoa precisa estar descalça e usando roupas leves. Primeiramente, precisa ser um ambiente arejado, e se possível em meio á natureza e sem muito barulho. Assim sendo, em pé, posicione os pés na largura dos ombros, incline levemente os joelhos e inicie a massagem na testa, boca e orelhas com as pontas dos dedos.

Por conseguinte, deslize a ponta dos dedos pela parte interna dos braços, logo depois volte com o mesmo movimento pelo mesmo caminho, só que agora pela parte externa dos braços. Dessa forma, você segue a circulação energética dos meridianos.

Da mesma forma acontece com as pernas, desça pela parte interna e retorne pela parte externa. Para finalizar, coloque as duas mãos sobrepostas no umbigo, agora é hora de sentir o ventre por alguns segundos, levando a mente para focar apenas no seu corpo. Uma de suas mãos vai para as lombares, enquanto a outra permanece no umbigo. Por fim, feche os olhos e sinta o poder da energia por alguns segundos.

2. Massagem Chinesa – Doin

Massagem para cólica: aprenda técnicas tão aliviantes quanto remédios
WeMystic

Baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Doin utiliza os mesmos pontos da Acupuntura, de acordo com os meridianos corporais. Esta massagem trabalha com a ponta dos dedos em pontos estratégicos onde estão as dores, aplicando pressão contínua para sedar a dor e pressões repetidas para estimular os efeitos. No caso das cólicas menstruais, a massagem deve ser feita na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com outro polegar.

3. Massagem para cólica: Mongol – Chua-ka

Esta massagem para cólica busca trazer consciência, sabedoria e experiência de vida para o corpo. Assim então ela parte do princípio de que o corpo armazena uma memória de dor, mesmo após a cura.

Para iniciar, utilize os dedos polegares para realizarem uma automassagem, com movimentos longos, ativando ainda mais o sistema circulatório. Como consequência disso, a pele recupera elasticidade. Este procedimento trabalha tanto com a psicologia, quanto com a física, eliminando dores musculares, TPM, cólicas e promovendo o equilíbrio entre a mente e o corpo.

4. Massagem Yoga Tailandesa – Nuad Phaen Boran

A Massagem Yoga Tailandesa é uma técnica milenar que tem o objetivo de fazer com que a pessoa entre em um profundo relaxamento. A mistura de elementos da yoga, shiatsu e acupuntura compõe a técnica que localiza pontos de energia do corpo e da mente.

Primeiramente, a massagem deve ser feita em um ambiente sem barulhos, para que haja concentração profunda nos movimentos. Sente-se e aplique pressão nas solas dos pés, levando este movimento para todo o corpo, finalizando na palma das mãos.

Enfim, agora que você já sabe quais são as massagens para cólica menstrual, confira agora remédios caseiros para aliviar essas dores.

Fontes: Tua Saúde, Metrópoles, Korui.

Imagens: Neia Massoterapeuta, Boa Forma, Uol, Tua Saúde, Para Mim, We Mystic.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você