Saúde

Realmente existe sincronização de ciclo menstrual?

Se você conviver com muitas mulheres o ciclo menstrual de vocês vai ficar sincronizado? Saiba o que a Ciência tem a dizer sobre esse mito.

Existe uma velha teoria que afirma que quando muitas mulheres vivem juntas, o ciclo menstrual de todas elas se sincroniza. É a teoria da sincronização dos ciclos.

Ela afirma que existe uma troca de feromônios  – substâncias responsáveis pela comunicação química dos seres vivos, os animais – entre as mulheres quando elas estão muito próximas. A teoria afirma que isso faz que elas menstruem ao mesmo tempo.

A teoria da sincronização de ciclo menstrual é reforçado pelos muitos relatos escutados por aí. Vai me dizer que nunca escutou alguém contando que quando morava com a mãe, ou amigas, o ciclo menstrual ficava sincronizado?

Realmente existe sincronização de ciclo menstrual?

Ou mais, você não tem a impressão que quando vê uma amiga durante muito tempo todos os dias, não tem a impressão que começam a menstruar nos mesmos dias? Será que isso realmente acontece?

Ciclo menstrual

Alexandra Alvergne, é uma professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford, e estudou o assunto. Ela afirma que isso não passa de uma grande crença popular.

“Como seres humanos, sempre gostamos de histórias emocionantes. Queremos explicar o que observamos por meio de algo que é significativo. E a ideia de que o que observamos é devido ao acaso ou aleatório não é tão interessante”, afirmou ela.

Realmente existe sincronização de ciclo menstrual?

Alexandra buscou procurar provas em um estudo feito pela pesquisadora Martha McClintock, feito em 1971, e publicado na revista científica Nature.

O artigo de Martha, que acredita que a troca de feromônios entre as mulheres causa a sincronização dos ciclos menstruais e é uma questão evolutiva, é o responsável pela disseminação desse conceito.

Afinal, existe ou não existe?

A teoria tratava de uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Era, basicamente, uma tentativa de colocar  fim à ideia de harém.

Se as mulheres tivessem ciclos sincronizados, o período fértil também coincidiria, fazendo com que um único homem não conseguisse procriar com todas ao mesmo tempo. Esse estudo surgiu na década de 70, com o feminismo emergindo como movimento social.

Realmente existe sincronização de ciclo menstrual?

Alexandra Alvergne afirma que descobriu que muitas vezes os ‘valores da sociedade’ estão escondidos atrás de hipóteses. E, de um ponto de vista feminista, a ideia de cooperação mútua entre as mulheres contra a dominação masculina é atrativa”.

Outras dezenas de pesquisas sobre o assunto foram feitos, e o resultado é sempre o mesmo: a sincronização não existe.

Você gostou dessa matéria? Pode ser que você também goste dessa aqui: 10 dúvidas comuns, mitos e verdades sobre o assunto

Fonte: BBC

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você