Saúde

Menstruação: as dúvidas mais comuns e 22 mitos e verdades

A menstruação ainda é um grande tabu na sociedade, porém é preciso normalizar esse período e desvendar os mitos e as verdades sobre ela.

Engana-se quem pensa que só os homens têm dúvidas sobre menstruação. Certamente, eles não são os únicos que não entendem bem esse período “crítico” mensal da vida feminina.

Sobretudo, as próprias mulheres – por vergonha de perguntar ou por simples falta de interesse -, têm a cabeça cheia de perguntas sobre menstruação. Inclusive, quase sempre, se enrolam toda quando o assunto são os mitos e verdades a respeito do tema.

Você, por exemplo, cara leitora, se considera uma expert em menstruação? Pois é, é difícil responder essa pergunta com certeza, porque sempre tem alguma coisa que a gente pensa que entendeu, mas que pode acontecer de forma muito diferente.

Por exemplo, você sabe dizer se anda descalça durante a menstruação pode interferir na intensidade das cólicas? E sobre o coletor menstrual, você sabe dizer que toda mulher pode usar? Gravidez pode realmente acontecer enquanto a mulher está menstruada?

Difícil, não? Portanto, se você não sabe responder a metade dessas perguntas, preste bem atenção na lista abaixo. Certamente, vamos acabar com muitas de suas dúvidas ainda hoje.

Fonte: Revista Galileu

O que é mito e o que é verdade sobre a menstruação?

1. É possível engravidar estando menstruada?

Verdade! Embora seja raro, isso é possível porque a produção hormonal feminina pode variar bastante. A ovulação, sobretudo, pode ocorrer durante o próprio período menstrual.

2. Faz mal lavar o cabelo estando menstruada?

Mito! Os mais velhos diziam que lavar os cabelos durante a menstruação poderia até mesmo aumentar o fluxo sanguíneo, mas não é bem assim. Você pode tomar banho do jeito que quiser durante a menstruação.

3. Coletor menstrual e absorvente interno podem tirar a virgindade?

Depende: absorventes internos menores, colocados corretamente, podem ser usados com tranquilidade; mas, no caso do coletor menstrual pode ser mais perigoso.

Por ser mais resistente e ocupar mais espaço internamente, ele pode acabar rompendo o hímen. Na dúvida, converse com seu ginecologista.

4. Mulheres podem sincronizar o ciclo menstrual?

Verdade! Segundo especialistas, mulheres que vivem juntas tendem a menstruar na mesma época devido à produção hormonal.

Alguns fatores externos e até mesmo a competitividade natural de nossa espécie (e não consciente), podem fazer com que o ciclo das mulheres fiquem sincronizados.

5. Andar descalça piora as cólicas?

Mito! Não há nada que comprove a influência do chão frio na complicação das cólicas menstruais. Para os especialistas, é possível que a temperatura mais fria do chão apenas crie um desconforto maior em quem está dor.

6. TPM não existe.

Está brincando, né? Mito, mito, mito! A tensão pré-menstrual ou TPM é real! Ela acontece, sobretudo, devido às oscilações hormonais durante uma certa etapa do ciclo menstrual.

Os sintomas mais comuns dessas épocas, por exemplo, são a irritabilidade, o cansaço, o inchaço abdominal, entre outros, mais brandos ou mais intensos. Isso, afinal, depende muito da pessoa, de seus hábitos de vida e assim por diante.

7. Ter relações durante a menstruação aumenta as chances de contrair IST’s?

Verdade! Conforme especialistas, o sangue funciona como uma espécie de alimento para os micro-organismos e isso proporciona a eles o ambiente perfeito para a proliferação e, claro, o desenvolvimento de doenças.

É por isso que fazer sexo sem proteção durante a menstruação deixa a mulher mais propensa a contrair e a transmitir infecções sexualmente transmissíveis. Nesse último caso, o número maior de micro-organismos no sangue pode comprometer a saúde de seus parceiros.

8. Anticoncepcionais que cortam a menstruação fazem mal?

Mito! Em síntese, pílulas que evitam a menstruação não fazem mais mal à saúde que qualquer outra. No entanto, se sua menstruação não vem há meses e você não está grávida ou não toma um anticoncepcional que pode proporcionar essa interrupção, é melhor procurar um médico.

Aliás, todo mulher, tomando pílula ou não, deve ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano.

9. Ter relações durante a menstruação não traz qualquer problema à saúde feminina.

Verdade! Se a relação for segura, portanto, não há porque ter medo de ter intimidade, mesmo durante os dias de sangramento.

Aliás, existem até mesmo absorventes especiais que facilitam esses momentos. Basicamente, eles não contam com o cordãozinho do absorvente interno, e funcionam como um esponja, absorvendo tudo sem causar incômodos para a mulher ou para o parceiro.

10. Fluxo forte pode causar anemia?

Mito! Fluxo intenso, em suma, não causa anemia. Isso só é preocupante quando a menstruação é muito desregrada, devido aos miomas uterinos, gravidez ectópica, entre outros problemas de saúde.

De forma geral, as mulheres só precisam ficar realmente preocupadas caso o sangramento intenso ultrapasse 7 dias ou se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias.

Fonte: Salon Line

11. A primeira menstruação ocorre sempre aos 12 anos.

Mito! A primeira menstruação, também chamada de menarca, acontece durante a primeira puberdade e varia muito de menina para menina. Por isso, é natural que ela ocorra entre os 10, 11, 12 e 13 anos de idade. Mesmo assim, isso não é uma regra e vai depender do organismo de cada uma.

12. O período da menstruação é de 7 dias.

Mito! Mais uma vez, varia muito de mulher para mulher. Portanto, a menstruação pode durar de 3 a 8 dias, normalmente. Além disso, a quantidade de sangue também é diferente para cada uma. Por isso, não fique comparando seu ciclo com o de outras mulheres, pois cada organismo é diferente e tem seu próprio ciclo.

13. As meninas param de crescer após a primeira menstruação.

Mito! Tenho certeza que você deve ter escutado essa frase quando teve sua primeira menstruação e, assim como eu, deve ter ficado assustada. Porém essa informação não passa de um mito: as meninas continuam a crescer e desenvolver seu corpo até, geralmente, os 16 anos. O que acontece é que a primeira fase de crescimento, onde vemos um maior desenvolvimento, acontece até os 13 anos, período em que geralmente acontece também a menarca. Por isso, leva muita gente a acreditar que uma coisa tem relação com a outra.

14. A coloração normal da menstruação é vermelha escura.

Verdade! Embora a menstruação seja íntima e diferente para cada mulher, a coloração do seu sangue pode demonstrar como anda sua saúde. Por isso, a cor normal da menstruação é vermelha escura, com exceção dos primeiros dias, que pode aparecer com uma coloração mais clara e roseada, e dos últimos dias, em que a cor pode ser ainda mais escura que o natural. Isso porque no começo, o sangue está menos em contato com o ar e fica mais claro. Já no final, podendo variar entre marrom e vermelho bem escuro, significa que o sangue já esteve em muito contato com o ar.

No entanto, fique atenta às colorações da menstruação ao longo do ciclo e, em caso de dúvida, procure um ginecologista.

15. Tem como medir a quantidade de fluxo da menstruação.

Verdade! É possível saber a quantidade de sangue que você perde durante a menstruação, principalmente com a ajuda de coletores menstruais. Geralmente, essa quantidade varia de 50 a 70 mililitros por menstruação, e assim é considerado um fluxo normal. Acima disso, pode ser considerado anormal e a recomendação é que você procure um médico.

16. Estou grávida se minha menstruação atrasar.

Mito! A menstruação pode atrasar e até mesmo não vir por diversos fatores. Em casos d mulheres com síndrome do ovário policístico, é natural que o ciclo não seja regulado e isso acarreta em mudanças no organismo em que é possível que a menstruação não venha todos os meses. No entanto, para um diagnóstico é necessária ir a uma consulta com um dermatologista.

Porém, se você tem um ciclo regulado e sua menstruação atrasar, consulte um médico para investigar os motivos disso.

17. Posso menstruar sem ter ovulado?

Mito! A menstruação ocorre porque o óvulo, dentro do útero, não foi fecundando. Isto é, quando não há contato de um espermatozoide com o óvulo, o mesmo descama e ocorre o sangramento. Por isso, não vai haver sangramento se não houver óvulos. No entanto, caso o óvulo seja fecundado por um espermatozoide, a mulher pode ovular sem menstruar. Portanto, o óvulo fecundado não irá descamar e dará lugar a um embrião, ou seja, a mulher estará grávida.

Entretanto, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais não ovulam. Pois, com a ingestão de hormônios através da pílula, os ovários ficam “dormentes” e portanto, não liberam os óvulos. Dessa forma, a “menstruação” durante a pausa do anticoncepcional não é uma liberação de óvulos não fecundados, apenas uma descamação do endométrio.

18. Na água a menstruação para de descer.

Mito! As mulheres continuam menstruando na água, estando em piscinas, mares ou até mesmo embaixo do chuveiro. O que acontece é que, estando debaixo da água, a temperatura do corpo esfria e a pressão fora do corpo é tanta que pode causar a inibição da saída de sangue. No entanto, ao sair da água, a pressão dentro do útero se estabiliza e o sangue continua a ser liberado normalmente, e ás vezes até mais rápido por estar acumulado.

19. A menstruação pode causar anemia.

Mito! A menstruação, normal e natural, não pode causar anemia. Isto se o ciclo for regular e o fluxo de sangue liberado for moderado durante o período médio de 7 dias de sangramento. No entanto, caso esse número se exceda ou o seu ciclo for muito curto, isto é, menor que 21 dias, uma consulta com um médico é recomendada para que isso não se torne um problema para sua saúde.

20. O período menstrual engorda.

Mito! É natural que, durante a TPM, principalmente, a gente se sinta inchada, devido ao inchaço do nosso abdômen e dos seios. Além disso, por comermos alimentos que nos agradem mais, como aquele chocolatinho depois do almoço para desestressar, temos a impressão de que durante a menstruação engordamos. Porém, esse mito não é real, e esse inchaço some após o período menstrual.

21. Não se pode fazer exercício físico durante a menstruação.

Mito, mito, mito! Muito por outro lado, não há nenhum problema em fazer exercícios físicos durante o período menstrual. Exercícios são altamente recomendados, pois caminhar, pedalar, correr entre outros tipos de atividades aeróbicas ajudam a liberar hormônios, como a endorfina, que contribuem para inibir as dores menstruais, como cólicas, por exemplo.

22. Usar absorventes por muito tempo faz mal à saúde.

Verdade! Os absorventes, tanto externos quanto internos, contribuem para a criação de um calor na região íntima, o que ajuda na proliferação de bactérias que podem desestabilizar o equilíbrio vaginal e causar infecções. Por isso, atente-se ao tempo de uso de cada absorvente, sendo que o recomendado é de 4 horas para os externos e 3 horas para os internos.

No entanto, mulheres que utilizam coletores menstruais podem ficar até 12 horas com o mesmo. Porém, durante as trocas e limpeza do coletor, é importante fazer a limpeza adequada, com sabão neutro, e fazer a esterilização a cada final de ciclo, a fim de evitar as bactérias do ambiente.

E aí, ajudamos você a entender melhor o funcionamento do seu corpo? Agora, falando em menstruação, você pode gostar de conferir e entender melhor também sobre esse outro assunto: 6 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem.

Fonte: Tua Saúde

Imagem de destaque: Toda Teen

Imagens: Revista Galileu, Salon Line

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você