Saúde

Tipos de absorventes, como usar? Formatos, diferenças e benefícios

O ciclo menstrual é um período de irritações, cólicas e mau humor, por isso separamos os tipos de absorventes pra te deixar mais confortável.

É normal a menstruação bater na porta das mulheres todos os meses. No entanto, junto com ela, também vem a cólica, o inchaço, a irritação e o mau humor. Por isso, separamos os tipos de absorventes existentes no mercado, assim você pode escolher o mais confortável e seguro.

Isto porque,  ninguém merece aguentar absorvente pequeno demais, que deixa vazar o sangue na roupa ou que machuca. Certamente, já basta passar esses dias com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), sangrando e se entupindo de chocolate.

Dessa forma, vamos te ajudar a passar pelo período menstrual de forma mais natural, leve e simples. Ademais, os tipos de absorventes dependem das suas preferências, roupas e intensidade do fluxo de sangue. Assim, é importante sabermos os prós e contras de cada um deles. Vamos lá?

Tipos de absorventes

Absorvente externo

Antes de tudo, o absorvente externo é o mais comum, isto porque, durante muito tempo foi o mais utilizado. Ao passo que, existem vários tamanhos e modelos, desde os mais finos, com ou sem abas, até os noturnos. Além disso, são adaptáveis e estreitos, possibilitando o encaixe adequado na calcinha.

Tipos de absorventes, como usar? Formatos, diferenças e benefícios
Zoom

Os noturnos servem para os dias de fluxos mais intensos, a cobertura seca é indicada para mulheres que não gostam da sensação de umidade, já a cobertura suave é para um efeito mais macio de algodão.

A saber, é importante lembrar que o absorvente deve ser trocado a cada 4 horas, se o fluxo tiver mais intenso, trocar a cada 2 ou 3 horas. Portanto, permanecer muito tempo com o absorvente pode acarretar em mau cheiro na vagina, adquirir bactérias e infecções vaginais e urinárias.

Absorvente externo de pano

Esse é um dos tipos de absorventes ecológicos, muito utilizados por nossas avós. No entanto, ainda existem fabricantes que produzem o produto de pano, feito de algodão e revestido por uma camada impermeável para não sujar a calcinha. Dessa forma, é só prender com os botões embaixo da roupa íntima, assim a previsão de troca é de 6 a 8 horas.

Ademais, a única parte ruim é ter que lavar cada um para reutilizá-los. Além disso, é necessário um estoque para atender a demanda durante o período menstrual, mesmo que esse modelo aguente mais horas.

protetor de pano
Eu Sem Fronteiras

Protetor diário – tipos de absorventes

O protetor diário é ideal para o início da menstruação ou quando está no finalzinho. Isto porque, esse é um dos tipos de absorventes que retêm apenas pequenas quantidades de sangue. A saber, o nome do produto não quer dizer que possa ser utilizado todos os dias, visto que a região vaginal precisa respirar para evitar infecções e corrimentos.

Protetor diário
Youtube

Absorvente interno

Antes de tudo, é preciso aprender a inserir o absorvente interno, assim você evita possíveis sustos ou imprevistos. Em contrapartida, é ideal para quem deseja realizar algumas atividades durante o ciclo menstrual, como entrar na piscina, fazer exercícios físicos ou ir à praia.

Ainda mais, as moças virgens podem usar o absorvente interno com orientação de um ginecologista, visto que se for utilizado de maneira incorreta pode romper a membrana vaginal.

Protetor interno
Veja

Coletor Menstrual reutilizável

O coletor menstrual ainda é novidade entre as mulheres, mas se tornou o queridinho entre os principais tipos de absorventes nos últimos anos. Ao passo que, o dispositivo não polui o ambiente, é seguro, como também dura até 10 anos. No entanto, é necessário aprender a utilizá-lo, visto que o produto exige cuidados específicos.

Tipos de absorventes
Drauzio Varella

Coletor menstrual descartável – tipos de absorventes

Como dito anteriormente, o coletor menstrual é uma ótima opção entre os tipos de absorventes, assim também existem os descartáveis. Nesse sentido, este modelo pode ser utilizado na prática de esportes, banho no mar ou piscinas e durante relações sexuais. De fato, esses são diferenciais consideráveis em comparação com o coletor reutilizável. Ainda mais, são vendidos em farmácias e supermercados.

Tipos de absorventes
Vix

Esponja absorvente

As esponjas absorventes ainda são poucos conhecidas pelas mulheres, mas são bastante práticas, fáceis e confortáveis. A saber, este produto também possui uma forma correta de introduzi-lo na vagina. Além disso, podem ser utilizados durante a relação sexual e nos banhos de piscina e na praia.

Tipos de absorventes
Tua Saúde

Calcinha absorvente

A calcinha absorvente foi lançada há pouco tempo, sendo reutilizável, muito confortável e livre de reações alérgicas. Além do mais, este produto não marca a roupa, possui menor risco de vazamento e proporciona uma proteção mais saudável. De modo geral, o único problema é que se você precisar trocar quando estiver na rua, vai precisar guardar a calcinha suja na bolsa.

Tipos de absorventes
Ciclo Vivo

E aí, quais tipos de absorventes você gosta mais? Agora que já conhece todas as opções para utilizar durante o seu ciclo menstrual, não precisa mais sofrer com produtos desconfortáveis, inadequados ou que não te agradam.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Menstruação escura, o que é? Tipos de cores e principais causas

Fontes: Capricho, Drogaria Liviero e Violeta Cup

Imagens: Dr. Consulta, Eu Sem Fronteiras, Youtube, Veja, Drauzio Varella, Vix, Tua Saúde e Ciclo Vivo

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você