Saúde

Menstruação escura, o que é? Tipos de cores e principais causas

Você sabia que existe alterações de cor do sangue menstrual? Uma delas é a menstruação escura, que pode acontecer em diversas situações.

Atualizado em 03/10/2020

Sua menstruação desceu mais escura? Calma, nem sempre a mudança de cor do sangue é motivo de preocupação. Em geral, é preciso avaliar os alterações no ciclo para chegar a um possível diagnóstico junto ao ginecologista.

Qualquer mulher pode ter variações na cor, no fluxo ou nos períodos menstruais. Por isso, é importante estar sempre atenta ao sangramento, a fim de perceber anormalidades.

A menstruação escura não é composta apenas de sangue, por isso, o fluxo é de pouca intensidade. Isto porque os fluídos do útero ficam mais tempo dentro da vagina, resultando na alteração da cor. Dito isto, vamos aprender um pouco mais sobre essas mudanças que podem, ou não, indicar algum problema de saúde.

Tipos de cores do sangue menstrual

Sintomas na mulher
Panorama
  • Vermelho vivo: A menstruação atinge a cor vermelho vivo no segundo ou terceiro dia do fluxo. Esse sangue desce tão rápido que não tem tempo de escurecer dentro da vagina.
  • Sangue Rosa: Na verdade, a cor de sangue rosa costuma acontecer fora do ciclo menstrual. Isto se chama sangramento de escape, quando há uma mistura com a ovulação, este se torna vermelho clarinho ou rosa. Caso aconteça, procure um médico para investigar o motivo.
  • Menstruação cinza: O fluxo cinza pode indicar uma infecção, ainda mais, se estiver acompanhado de pedaços de tecidos. Procure um médico assim que puder!
  • Menstruação escura: No começo ou no final da menstruação pode ocorrer variações de cores entre o marrom escuro, o vermelho vivo e o preto. Isto é totalmente normal, não há do que se preocupar.
  • Borra de Café: Essa cor pode sinalizar falta de hormônio, uma possível gravidez ou até inflamações uterinas.

Principais causas da menstruação escura

Gravidez

No início da gravidez, é muito comum os sangramentos escuros, marrom ou rosa. Isso tem uma explicação! Geralmente, o embrião se fixa na parede do útero, causando a nidação, um fenômeno de sangue escuro que desce após a fecundação.

Gravidez
Uol

Em caso de gravidez confirmada, é necessário procurar um médico para avaliação, se houver sangramentos escuros, em pedaços ou em grandes quantidades, já que podem indicar aborto espontâneo.

Endometriose – menstruação escura

A endometriose causa dores intensas na região pélvica, além de provocar a menstruação escura ou borra de café. Isto é, quando um tecido cresce fora do útero, o sangramento dura mais de 7 dias. Essa mucosa pode crescer no intestino, ovários, reto ou na bexiga.

Endometriose
Cura

Doenças sexualmente transmissíveis

A gonorreia e a clamídia são as principais doenças sexuais causadas por bactérias, assim elas deixam o sangue da menstruação mais escuro. Além disso, é muito comum sentir um odor extremamente desagradável, corrimento marrom antes e depois da menstruação, febre acima de 38°C e dor pélvica.

Camisinha
Superinteressante

Fatores emocionais – menstruação escura

Quando uma mulher vive uma rotina de estresse intenso ou depressão, ela pode ter o útero danificado. Em outras palavras, as paredes uterinas podem diminuir, contribuindo para o descamamento das células e a oxidação do sangue. Como resultado, a menstruação acaba descendo mais escura que o habitual.

Emocional da mulher
Alto Astral

Hormônios e menopausa

A tireoide ou a menopausa podem provocar a menstruação escura, além de diminuir o fluxo. Isto também pode acontecer na troca do anticoncepcional ou quando a mulher está em período de amamentação em alta frequência.

Menstruação escura
Pinterest

Pós-parto

O período pós-parto também pode causar a menstruação escura, isto porque o útero demora mais ou menos 45 dias para voltar ao tamanho normal. Assim, a mulher pode ter um sangramento, durante todo esse tempo, algo considerado normal.

Menstruação escura
Leiturinha

Devo me preocupar com a menstruação escura?

Depende! Em suma, a menstruação escura pode acabar em 1 ou 2 dias, após o início do sangramento. Nesse meio tempo, deve voltar a coloração vermelho vivo, o que é o normal. Caso você perceba que não parou, talvez seja o momento de mais atenção.

Menstruação escura
Vix

Ao passo que, a troca de pílula anticoncepcional, o uso de pílula do dia seguinte, estar no início ou fim do ciclo menstrual, são fatores que podem exercer influência direta na alteração de coloração do sangue.

No entanto, se a menstruação escura persistir por muito dias, é recomendado ir ao ginecologista. Principalmente, se houver mal cheiro ou corrimentos.

Sintomas para ir ao médico

A princípio, a menstruação escura é considerada normal, a não ser que haja outros sintomas que podem indicar problemas de saúde.

Dores menstruais
Lenka

Dessa forma, observe se você teve alguns desses sintomas nos últimos dias.

  • Ultrapassar 7 dias com fluxo menstrual;
  • Não menstruar por mais de 3 meses;
  • Perceber sangramentos de escape;
  • Sentir dores na região íntima;
  • Medir mais de 38°C de febre;
  • Tonturas sem explicação aparente;
  • Palidez na pele e nas unhas.

Basicamente, as variações de cores do sangue da menstruação podem acontecer naturalmente. O importante é sempre observar o volume do fluxo, a duração do ciclo e o nível de dor.

Assim, caso seja necessário comparecer a uma unidade de saúde, um profissional vai fazer uma avaliação da região íntima, pedir exames laboratoriais e utilizar o papanicolau para investigar as causas do problema.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Menstruar duas vezes – Possíveis causas para acontecer no mesmo mês

Fontes: Terra, Tua Saúde, Helloclue e Trocando Fraldas

Imagens: Blasting News, Vix, Panorama, Lenka, Uol, Cura, Superinteressante, Astro Astral, Pinterest e Leiturinha

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)