Saúde

Sangramento de escape, o que é? Causas e quando acontece

O sangramento de escape é diferente da menstruação e costuma acontecer fora do ciclo. Algumas características básicas a diferem do usual.

Atualizado em 28/09/2020
Por Maria Ritha Paixão

Quase todas as mulheres que tomam pílulas constantemente já sofreram com o sangramento de escape. Este fenômeno é muito comum na vida das mulheres, e vem sempre com um toque de pavor. Menstruação no meio do ciclo é algo bastante incomum, mas os escapes, ou spottings, são bastante comuns e não representam perigo para a saúde da mulher.

A peculiaridade deste leve sangramento é a sua quantidade e sua coloração. Os anticoncepcionais podem provocar este tipo de reação, mas há ainda outra justificativa para que ocorra. Exames médicos ginecológicos é uma outra possibilidade que gera o surgimento. Portanto, não precisa se desesperar o acontecimento é algo sim da realidade feminina.

O que é o sangramento de escape?

Opas

A princípio, o escape é um tipo de sangramento que ocorre durante o ciclo menstrual. Sua quantidade, no entanto, é bem menor do que o esperado no final do ciclo. Sua duração tem no máximo 2 dia e o fenômeno também é conhecido com spotting.

Pelo fato de ocorrer fora do período menstrual muitas pessoas confundem com gravidez ou problemas de saúde. Mas, a diferença entre as duas formas de sangramento é que o escape traz um coloração mais branda que a menstruação normal. O líquido costuma ser rosado ou semelhante a borra de café.

Causas do sangramento

Sou Mamãe

Os motivos a seguir são sobretudo sinais importantes a serem observados a partir do escape. Portando se caso houver o aparecimento fique atenta a frequência e aos outros sintomas que podem surgir. O spotting é uma alarme para questões como: infecções, problemas na tireoide, síndrome do ovário policístico, estresse, pólios uterinos e mudança de método contraceptivo.

Caso nenhuma dessas situações se encaixem com o escape a gravidez pode ser levada em consideração. Contudo, acenda o sinal vermelho, pois sangramentos durante a gestação é sinônimo de alerta para a mãe e o bebê. Não é comum sangrar durante o tempo de crescimento da criança.

Quando falamos de estresse e menopausa o sangramento está associado a uma alteração dos hormônios. Mas, na dúvida o melhor mesmo é consultar um profissional e saber a origem para receber o tratamento adequado. Caso venha a acontecer outras vezes de forma contínua pode ser que o problema seja associado ao canal da uretra ou do anus.

Como identificar o sangramento de escape?

Vix

O maior questionamento em relação ao escape é sobretudo em relação as suas características. Ou seja, como identificá-lo sem se confundir com a menstruação normal? O primeiro passo é a coloração. Como dito anteriormente a cor é mais leve e assume um tom rosado ou até mesmo marrom claro. Não há como confundir com a menstruação normal, porque os fins dos ciclos costumam ser vermelho vivo.

Outro indicativo é o período no qual ocorre. O escape aparece no meio do ciclo menstrual e costumam permanecer por dois dias seguidos. Portanto, sempre desconfie se prolongar e fique de olho nas descrições anteriores.

Quantidade normal

Vix

Se estiver na dúvida do quanto o sangramento é normal ou não é só ter em mente a seguinte medida. O escape é um fluxo bem menor do que a menstruação normal, portanto a quantidade é aproximadamente duas colheres de sopa. E isso vale somente para a sequência de dois ciclos. Deste modo, caso passe procure um médico.

Menstruação X sangramento de escape

Mães e mulheres

De todas as diferenciações possíveis a mais importante está no tempo em que o sangramento ocorre. A menstruação costuma ocorrer no final do ciclo quando o endométrio de desprende. Já o escape ou “spotting” acontece no meio do ciclo menstrual.

Se o anticoncepcional for tomado com frequência é possível que a quantidade da menstruação seja pouca. Portanto, não há como diferenciar a partir deste ponto de vista.

Por fim, leia mais sobre o organismo feminino em Menopausa precoce, do que se trata? Causas, sintomas e tratamento

Fontes: Tua Saúde, Trocando Fraldas, Clue

Fontes de imagens: Opas, E aí Rolou, Vix , Vix 2,  Metrópoles, Mães e Mulheres

Próxima página »

Escolhidas para você