Saúde

Menstruar duas vezes – Possíveis causas para acontecer no mesmo mês

Menstruar duas vezes no mesmo mês pode ser algo normal, mas em todo caso vale a pena investigar as reais causas do sangramento irregular.

Atualizado em 23/09/2020

Verdade seja dita, a menstruação está longe de ser a melhor coisa que acontece com uma mulher. Apesar de ser algo natural e que faz parte da vida, menstruar inclui várias coisas desagradáveis, como as cólicas, as mudanças de humor e o sangramento. Uma vez por mês já é ruim, e menstruar duas vezes pode ser ainda pior.

Contudo, isso pode acontecer com muitas mulheres, sendo algo totalmente normal. Apesar de que dependendo da causa, pode ser um indicativo para investigar um possível problema de saúde.

No caso de menstruar duas vezes no mesmo mês de vez em quando, pode ser apenas consequência de mudanças drásticas na rotina, ou muito estresse. Já se o problema for recorrente e vem acompanhado de cólicas muito fortes e maiores desconfortos, é hora de procurar um profissional para saber o que está alterando o seu ciclo menstrual.

Portanto, hoje iremos entender melhor quais as possíveis causas que levam a mulher a menstruar duas vezes no mesmo mês. Em todo caso, por fugir a regra, é sempre bom investigar a causa com um médico.

A menstruação

Laboratório da Mulher

A menstruação nada mais é do que um sangramento que ocorre devido a descamação do revestimento interno do útero, o chamado endométrio. Normalmente, ele ocorre nas mulheres uma vez por mês. Isso porque o aparelho reprodutor feminino trabalhar todos os meses para produzir e eliminar um óvulo, preparando a mulher para engravidar. Contudo, se não houver contato com um espermatozoide, não irá acontecer uma fecundação. Ou seja, não haverá gravidez.

Sendo assim, cerca de 14 dias após a liberação do óvulo ocorre a menstruação. A primeira menstruação de uma mulher acontece geralmente entre os 9 e 15 anos de idade. Apesar disso, a idade média para que isso ocorra é aos 12 anos, se estendo até a menopausa. Essa que pode acontecer após os 40 anos de idade, podendo ocorrer antes ou depois dessa idade, o que varia muito de mulher para mulher.

Contudo, apesar de que a cada mês inicia-se um novo ciclo, e é esperado apenas uma menstruação por mês, pode ocorrer da mulher menstruar duas vezes. Em muitos casos isso não chega a ser um problema, sendo algo totalmente comum, mas dependendo do que causou esse segundo sangramento, pode ser um alerta sobre possíveis problemas de saúde da mulher.

Menstruar duas vezes no mês

O Bom da Notícia

Geralmente, a menstruação da mulher dura entre 4 e 7 dias, sendo que o intervalo entre uma menstruação e outra dure em média 28 dias. Contudo isso pode variar entre 25 a 45 dias, em decorrência de vários fatores, como estresse, alterações hormonais, problemas de saúde ou apenas menstruação irregular.

Sendo assim, menstruar duas vezes no mês pode ser em decorrência de ciclos mais curtos, ou seja, aqueles que duram menos de 25 dias. Isso é mais comum acontecer nos primeiros meses de menstruação, até porque nessa fase, o organismo da mulher ainda está se adaptando a essa mudança e os níveis hormonais que vem com ela.

No entanto, tem mulheres que tem o ciclo menstrual mais curto naturalmente, e isso pode acontecer. Por exemplo, imagine uma mulher com o ciclo de 25 dias. Então, se ela menstruar no dia primeiro do mês, no dia 25 ela irá menstruar novamente, ou seja, somando duas menstruações no mesmo mês. Nesse caso, menstruar duas vezes é totalmente normal, e não há motivo para preocupação.

Além disso, é comum a menstruação ficar irregular após a gestação, e vir mais de uma vez nos primeiros meses depois do parto. Já no caso de mulheres que não se encaixam nessas situações, menstruar duas vezes pode ser causado por outros fatores.

Possíveis causas

MD Saúde

Sendo assim, vamos conhecer as possíveis razões que levam a mulher a menstruar duas vezes no mesmo mês:

Estresse

Isso mesmo, o estresse pode ser um verdadeiro vilão da sua saúde. Então, quando a mulher não está muito bem com a sua saúde mental, isso começa a refletir na saúde do corpo, e é quando acontece alterações, como no ciclo menstrual por exemplo.

Sendo assim, altos níveis de estresse podem ser um dos fatores responsáveis pela mulher menstruar duas vezes no mês. Nesse caso, procure formas de se restabelecer, como a prática de exercícios físicos, yoga, meditação e etc.

Pílula anticoncepcional

A menstruação duas vezes no mês pode ser porque você esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional. Isso é totalmente normal de acontecer quando você interrompe repentinamente a ingestão desses hormônios. Sendo assim, uma das consequência pode ser o sangramento irregular. Nesse caso também não há muito com o que se preocupar, basta voltar a tomar a pílula corretamente para regular o seu ciclo menstrual.

Gravidez

Para muitas mulheres a gravidez marca o fim momentâneo da menstruação, mas isso não é uma regra. Pode ocorrer em alguns casos da mulher menstruar durante a gravidez, tendo um sangramento irregular. Isso é mais comum de acontecer no primeiro trimestre de gestação, por diversos fatores, como excesso de exercícios, lesões no útero e relações sexuais.

Pólipos ou miomas uterinos

Lesões ou tumores, como pólipos ou miomas uterinos são muito comuns de acontecer, na maioria das vezes são benignos, mas podem resultar em problemas hormonais. Sendo assim, eles podem resultar no sangramento entre períodos. Nesse caso o ideal é procurar um ginecologista para investigar o problema.

Infecções vaginais

Infecções vaginais e no colo do útero são um problema que deve ser investigado, e que também podem causar sangramento fora do ciclo, ou seja, fazer a mulher menstruar duas vezes no mês. Esse tipo de infecção deve ser tratada o quanto antes, já que podem desenvolver outros problemas mais graves.

Tireoide

Uma disfunção na glândula da tireoide pode ser uma das causas que levam a mulher a menstruar duas vezes. Isso acontece porque essa glândula é regulada por hormônios produzidos na mesma área dos hormônios que controlam a ovulação. Se esse for o caso, o diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue e o tratamento é feito com medicação.

Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é um desequilíbrio hormonal, muito comum, e que afeta cerca de 8 a 20% das mulheres. Ela pode ser uma das causas do ciclo menstrual irregular, já que afeta diretamente a ovulação, causando uma alteração nos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona.

Além do sangramento irregular, outros sintomas incluem surgimento de acne, dificuldades em manter o peso, crescimento irregular de pelos e problemas de fertilidade. Então, se esse for um caso, o recomendado é procurar um médico.

Menopausa

A menopausa ou o início dela, a chamada perimenopausa, pode ser outra causa dos ciclos irregulares. A perimenopausa pode ocorrer a partir dos 30 anos, tendo como um dos principais sintomas a menstruação irregular, mais frequente que o esperado. Se esse for o caso, não há muito o que fazer, já que é algo totalmente normal e esperado para essa fase da vida.

Endometriose

A endometriose é uma condição onde uma pequena parte do revestimento do útero fica preso para fora. Sendo assim, tem mais tecido a ser derramado mensalmente, o que pode resultar em fluxos menstruais mais frequentes e pesados. Portanto pode levar a mulher a menstruar duas vezes no mês. Além disso, outros sintomas incluem cólicas intensas, enjoo, e desconforto durante relações sexuais.

Então, se esse for o caso, um médico deve ser consultado para investigar o problema, e pode pedir uma ultrassom e exame pélvico para confirmação.

Mudança de rotina

Por incrível que pareça, mudanças drásticas de rotina, como uma viagem, por exemplo, podem alterar o ciclo menstrual. Isso porque interferências no ritmo circadiano causam alterações nos hormônios responsáveis por regular o ciclo, e isso pode resultar em mais de uma menstruação por mês.

Enfim, em todo caso, se menstruar duas vezes no mês começar a ser muito frequente, o ideal é consultar um médico e informá-lo sobre essa mudança. Além disso, investigar os demais sintomas ligados a essa mudança para ter um diagnóstico assertivo do real problema.

E então, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 13 causas da menstruação atrasada.

Fontes: Tua Saúde Pantys IstoÉ

Imagem destacada: Women’s Health

Imagens: Laboratório da Mulher O Bom da Notícia MD Saúde