Saúde

TPM – O que é, sintomas, tipos, tratamentos e como conviver com ela

A tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM, é o período que precede a menstruação e acomete as mulheres todos os meses.

A tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM, é o período que precede a menstruação. Apesar dessa apresentação formal, você já conhece ela muito bem, não é mesmo? Aliás, ela acomete as mulheres todos os meses.

Acima de tudo, esse período é marcante devido as suas características inconfundíveis. Normalmente ela é marcada por sintomas psicológicos e físicos, que costumam desaparecer no primeiro dia do fluxo menstrual e, ás vezes, somente com o fim do fluxo.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual. Além disso, a concentração de serotonina tende a ser mais baixa em mulheres com TPM, desregulando o humor.

Sintomas da TPM

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Como já foi dito, os sintomas da TPM são psicológicos e físicos. Apesar disso, para caracterizar tensão pré-menstrual não é necessário que todos os sintomas apareçam. Os principais são:

Sintomas Emocionais

  • Depressão;
  • Tristeza e vontade de chorar;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço.

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Sintomas Físicos

  • Dor de cabeça;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores osteomusculares;
  • Distensão abdominal.

4 tipos de TPM

Primeiramente, a tensão pré-menstrual não é uma exata, consequentemente pode variar de mês para mês e, também, de mulher para mulher. Por isso é bom saber quais são os tipos mais comuns e estar preparada para todos eles.

Tipo A

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Certamente é um dos mais comuns, caracterizado principalmente pela ansiedade. Aqui, a mulher costuma sentir que o mundo está contra ela. Isso é consequência da baixa quantidade de estrogênio, que propicia a calma, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que aciona o estresse.

No tipo é não consuma alimentos estimulantes, como café, chá preto e mate, além de refrigerantes cola. Além disso, o Yoga pode ser uma prática ótima para ajudar a se acalmar. Por fim, fibras, vitamina C, vitamina B6 e beta-sitosterol são ótimos aliados.

Tipo C

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Acima de tudo, o tipo C é marcado por compulsões. A maioria das mulheres cedem ao desejo de consumir doces, principalmente chocolate. É fundamental ter autocontrole e elaborar estratégias a fim de reduzir a quantidade consumida.

Além disso, lembre-se que a baixa concentração de glicose prejudica a produção de serotonina, a precursora da boa disposição, levando a compulsão. Além disso, para encher o corpo de endorfina, que proporciona calmaria e estabiliza a glicemia, faça exercícios aeróbicos.

Tipo D

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Finalmente a depressão dá as caras. A mulher com TPM fica chorosa, introspectiva e com as emoções à flor da pele. A combinação entre aumento da progesterona e redução de estrogênio e dopamina está por trás dos sintomas.

Acima de tudo, não fique muito tempo em ambientes de tensão. Sempre que possível procure se distrair. Além disso, atividades aeróbicas são ótimas opções. Gorduras boas e vitamina B2 também podem ajudar.

Tipo H

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Por fim, a retenção liquida é a marca do tipo H. Além da produção de um hormônio antidiurético ser deficiente, ocorre maior liberação de prolactina, o hormônio que aparece aumentado na amamentação. Por causa disso, os sintomas mais flagrantes são o acúmulo de líquido, e consequente inchaço pelo corpo, dor e ganho de peso.

O maior inimigo de quem retém líquidos é, sem dúvida, o sal. Ou seja, evite. Além disso, a hidroginástica e natação são excelentes atividades para reduzir a sensação de peso e desconforto.

Ajuda médica

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Os sinais da TPM aparecem na metade do ciclo menstrual. Além disso, normalmente desaparecem em até dois dias após o início da menstruação.

A TPM pode ser caracterizada por um quadro de sintomas que podem ser amenizados por meio do tratamento correto. Com a ajuda de um ginecologista o melhor tratamento pode ser dado.

Transtorno disfórico pré-menstrual

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Primeiramente, se os sintomas da sua menstruação não passam no tempo certo ou eles são muito mais fortes, talvez você tenha distúrbio disfórico pré-menstrual.

O distúrbio disfórico pré-menstrual só pode ser diagnosticado depois que os sintomas apareçam pelo menos depois de dois ciclos menstruais. As diretrizes declaram que a mulher precisa ter, no mínimo, cinco dos seguintes sintomas:

  • Variações no humor fortes;
  • Sentir-se irritada ou brava ou ter mais conflitos com os outros;
  • Sentir-se muito deprimida ou sem esperança ou agir de maneira muito crítica consigo mesma;
  • Sentir ansiedade, tensão ou com os nervos à flor da pele;
  • Uma redução do interesse nas atividades normais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixo nível de energia ou fadiga;
  • Alterações notáveis no apetite;
  • Dificuldade em dormir;
  • Sentir-se sobrecarregada ou sem controle.

Tratamento

Primeiramente, existem medidas para que você amenize os sintomas da TPM. Veja as mais comuns:

Pílula anticoncepcional

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional. Isso ocorre porque ela suspende a menstruação.

Antidepressivos

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Esse medicamente pode ser usado em casos de sintomas graves de síndrome disfórica pré-menstrual. Além disso, eles têm melhorado muito a qualidade de vida das mulheres com a disfunção.

Vitaminas, minerais e ácidos

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Finalmente, resultados de tratamentos com a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina E, o cálcio, e ácido gama linoleico e o magnésio mostram que essas substâncias podem melhorar os sintomas.

Cirurgia

TPM - tudo o que você precisa saber sobre a tensão pré-menstrual

Acima de tudo, o médico pode oferecer cirurgia como último recurso. A remoção dos ovários elimina os ciclos menstruais e, com isso, elimina os sintomas da TPM. Apesar disso, a remoção dos ovários tem os mesmos efeitos que a menopausa.

9 dicas para viver bem com a TPM

Acima de tudo, a TPM pode ser amenizada com algumas ações no dia a dia. Consequentemente, nós selecionamos nove dessas dicas para vocês.

Resultado de imagem para atividades fisicas gif"

1 – Realize atividades que proporcionem bem-estar.

2 – Faça exercícios físicos, pois eles ajudam a reduzir a tensão e também melhorar a autoestima.

3 – Controle sua agenda, evitando compromissos importantes nos dias que antecedem a sua menstruação.

Resultado de imagem para frutas gif"

4 – Cuide de seu corpo, pois ajuda a elevar a autoestima.

5 – Afaste os pensamentos negativos, tentando sempre mentalizar coisas boas.

6 – Tenha uma alimentação balanceada.

Resultado de imagem para lavar o rosto gif"

7 – Diminua o sal. Além dele desencadear os inchaços, também contribui para a retenção de líquidos.

8 – Acima de tudo, redobre os cuidados com a pele. Isso porque neste momento existe o aumento de oleosidade da pele e também o surgimento de acne.

9 – Evite, inclusive, o consumo excessivo de carboidratos e de açúcares.

7 pecados capitais da TPM

Apesar de tudo, não existe uma receita para evitar as reações da TPM. Apesar disso, é possível fugir de algumas armadilhas. Consequentemente, listamos os 7 pecados capitais da TPM.

1 – Você não está normal

Resultado de imagem para mulher chorando gif"

Acima disso, não adianta ficar repetindo que não há nada errado. Mais que assumir que está com TPM, certamente, é importante aceitar que não somos perfeitas e que nosso humor pode oscilar no ritmo dos hormônios. Ou seja, este é um período em que a mulher está mais sensível e fragilizada, e tudo bem.

2 – Depressão e chocolate

Resultado de imagem para chocolate gif"

Acima de tudo, não caia na tentação de mergulhar na tristeza e de se entupir de chocolate. Além disso, o perigo não está apenas nos quilos a mais, pois se a tristeza ultrapassar o período pré-menstrual, pode ser caso de doença.

3 – Trabalho não cura TPM

Resultado de imagem para mulher trabalho em excesso gif"

Certamente, trabalhar em excesso só vai aumentar o estresse e a irritação. Se sentir produtiva tem um efeito positivo, mas é preciso saber dosar. Isso porque o excesso de tarefas é garantia de estresse, de mágoas e de mais irritação.

4 – Confrontos

Resultado de imagem para mulher confronto gif"

Durante a TPM, muitas vezes a coragem aparece e se quer confrontar tudo e todos. Apesar disso, evite confrontos enquanto durar a TPM. Aliás, as coisas podem não terminar bem.

5 – Decisões importantes

Resultado de imagem para Viola Davis gif"

Basicamente, todas aquelas vontades grandes, como sair do emprego ou mudar de cidade, poderá desaparecer assim que a TPM for embora. Portanto, é melhor controlar essa ânsia e adiar as decisões importantes.

6 – Sinais

Resultado de imagem para tpm gif"

Em suma, todos os sinais que o seu corpo manda durante a TPM são importantes. Em hipótese alguma, ignore qualquer um deles. É necessário se compreender.

7 – Nada de desculpas

Acima de tudo, não dá para transformar a TPM no acontecimento mais importante da vida. Inclusive, tem gente que utiliza a tensão pré-menstrual para se desculpar de tudo o que você não fez, ou de tudo o que fez de errado no período. Ao invés disso, deixe claro, desde o início, como está se sentindo e explique que estará melhor em breve.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quantos litros de sangue uma mulher menstrua durante toda a vida?

Fonte: Saúde Saúde 2 Gineco MSD

Fontes de imagens: Canção Nova acrítica SM Metrópoles VT VIX Telavita Metrópoles MD Saúde Psiconli Globo Esporte Catraca Livre Higher Mentality

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você