Listas

12 chás e outros remédios naturais para TPM

Os chás são ótimos remédios naturais para amenizar os desconfortos da TPM, mas além deles, existem outras opções caseiras que podem ajudar.

Os chás para TPM, assim como outros remédios naturais são ótimas opções, práticas e eficazes para lidar e aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual. Aqueles sintomas, já conhecidos pela mulherada que sofre com a TPM mensalmente, como cólicas, irritabilidade, inchaço, mudanças de humor entre outros.

A tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM é um condição, que afeta cerca de 75% das mulheres. Ela é caracterizada por sintomas físicos e emocionais, que aparecem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. De acordo com especialistas, a principal causa da TPM são as mudanças hormonais que ocorrem nessa fase.

Contudo, além dos chás para TPM, você também pode incluir na sua alimentação alguns alimentos que ajudam a lidar com os sintomas. Por exemplo, alimentos ricos em ômega 3, que ajudam a diminuir as dores abdominais. Bem como frutas ricas em água e que são diuréticas, que ajudam a combater a retenção de líquido.

Aliás, temos uma matéria completa sobre os alimentos que devem ser evitados nessa fase, e os que ajudam a lidar com os sintomas.

A TPM e sua ligação com a rotina

Mulher praticando exercício físico

Normalmente, o ciclo menstrual regular dura 28 dias, os 10 dias anteriores ao início do ciclo são caracterizados pela tensão pré-menstrual, ou seja, a TPM. O que gera essa tensão é a queda dos níveis de estrógeno, o hormônio regulador do bem estar, que ocorre no meio do ciclo.

Sendo assim, essa alteração hormonal ocasiona os desconfortos característicos da TPM. No entanto, existem outros fatores relacionados ao mal estar durante o período pré-menstrual. Fatores como sua alimentação diária, a quantidade e a frequência em que você faz exercício físico e seus hábitos de autocuidado e descanso.

Tudo isso tem influência em como a mulher se sente nesse período. Contudo, esses sintomas podem ser amenizados com os chás para TPM e também outros remédios caseiros. Enfim, o período pré-menstrual merece sua atenção, pois é um momento propício para ouvir o seu corpo e sua mente e entender do que estão precisando. A partir daí, é possível reconhecer o que deve ser melhorado na sua rotina, a fim de gerar hábitos diários mais saudáveis.

Aproveite para conferir também quais chás tomar na gravidez e quais são proibidos.

Receitas de chás para TPM

Antes de mais nada, uma boa dica para os chás é usar ervas frescas ou desidratadas. Dessa forma é possível usufruir de suas propriedades de forma mais apurada. Confira abaixo as principais receitas de chás para TPM:

1. Chá de amora

O chá de amora é um importante aliado para essa fase, uma vez que ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, é uma bebida rica em antioxidantes e que ajuda a diminuir o desconforto causado pelas cólicas e dores abdominais.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas de amora;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo e consumo

Primeiramente, ferva a água e então adicione as folhas de amora, deixando descansar por 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e pode beber. Nesse caso, o ideal é tomar 2 xícaras por dia, uns 3 a 4 dias antes da menstruação descer.

2. Chá de lúcia-lima

Esse é um dos chás para TPM que é muito eficaz, porque a erva lúcia-lima tem propriedades anti-espasmódicas e anti-inflamatórias. Ou seja, ajuda a aliviar as dores de cólica.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo e consumo

Adicione as folhas da erva na água e espere ferver. Então, após ferver, deixe a bebida descansar por 10 minutos. Por fim, está pronta para coar e beber. A recomendação é tomar 2 a 3 xícaras por dia, na semana antes da menstruação chegar.

3. Chá de maracujá com alfazema

Outro excelente chá para lidar com a TPM é o chá da folha do maracujá que trás vários benefícios à saúde, assim como a alfazema. A sua melhor contribuição é para aliviar a ansiedade, a compulsão alimentar e também a melancolia comum nesse período.

Ingredientes

  • 7 folhas de maracujá;
  • 1 colher de sopa de folhas de alfazema seca;
  • 1 litro de água.
  • Mel a gosto

Modo de preparo e consumo

Em uma panela média, adicione as folhas de ervas e a água e deixe ferver por uns 5 minutos. Por fim, na hora de tomar adicione uma colher de mel e beba durante o dia. O ideal é começar a tomar o chá pelo menos 5 dias antes da menstruação.

4. Chá de camomila com dente-de-leão

Em primeiro lugar, a camomila tem propriedades relaxantes e, por isso, ameniza a irritabilidade e as cólicas. Já o dente-de-leão é anti-inflamatório e diurético, portanto serve para diminuir o inchaço típico do período pré-menstrual.

Ingredientes

  • 300 ml de  água;
  • 1 colher de sopa de camomila;
  • 1 colher de sopa de dente-de-leão.

Modo de preparo e consumo

Primeiramente, ferva a água e coloque em uma xícara. Em seguida, adicione a camomila e o dente-de-leão, deixe tampado por cerca de 10 minutos. Por fim, é só coar e tomar, idealmente 3 a 4 xícaras por dia para amenizar  o desconforto da TPM.

5. Chá de camomila com orégano

Já o chá de orégano tem ação anti-inflamatória e, somado a camomila, ajuda a amenizar o desconforto das cólicas. Além disso, o orégano tem propriedades antioxidantes, o que ajuda a suavizar os danos que o estresse, típico do período pré-menstrual, causa ao nosso corpo.

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de sopa de camomila.

Modo de preparo e consumo

Aqueça a água até começar a formar bolinhas no fundo da panela, mas não deixe ferver. Em seguida, tire do fogo e adicione a camomila e o orégano. Deixe tampado por cerca de 5 minutos. Por fim, coe e está pronto para consumo.

6. Chá de limão, manjericão e tanchagem

Essa receita de chá para TPM tem o intuito de aliviar a cólica, a tontura, irritabilidade e dor de cabeça

Ingredientes

  • Tanchagem;
  • Cascas de limão;
  • Folhas de manjericão.

Modo de preparo e consumo

Ferva uma xícara de água e adicione as ervas. Deixe em infusão por uns 5 minutos, coe e beba durante o dia.

7. Chá para TPM com limão, tangerina e anis-estrelado

Essa receita de chá para TPM serve para aliviar sintomas como a melancolia, dor nas pernas, dor de cabeça e cólicas. Ademais, devem ser utilizadas cerca de 5 cm das cascas do limão e da tangerina. Para preparar, basta ferver a infusão por 2 minutos e coar depois.

Ingredientes

  • Cascas de limão;
  • Cascas de tangerina;
  • Anis-estrelado.

Modo de preparo e consumo

Para o preparo do chá devem ser utilizadas cerca de 5 cm das cascas do limão e da tangerina. Então, ferva a água e adicione as cascas e o anis-estralado e deixe em infusão por 5 minutos. Por fim é só coar e tomar.

8. Chá de artemísia e alfavaca

Essa receita de chá para TPM é ideal para quem tem ciclos menstruais irregulares. Sendo assim, lidam com a sensação de fraqueza e baixa imunidade provenientes do período da TPM.

Ingredientes

  • Artemísia;
  • Cravo;
  • Canela;
  • Alfavaca.

Modo de preparo e consumo

Os ingredientes dessa infusão também podem ser medidos a gosto. Da mesma forma, basta ferver por 2 minutos e coar depois.

Outros remédios caseiros para TPM

Além dos chás para TPM, existem outras opções caseiras que podem ajudar a lidar com os sintomas incômodos dessa fase.

9. Vitamina de banana e leite de soja

A vitamina de banana e leite de soja pode ajudar muito quem sofre com os sintomas fortes da TPM. Isso porque essa mistura contém fito-harmônios, que contribuem para reduzir as variações hormonais comuns da tensão pré-menstrual.

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 colher (de sopa) de leite de soja em pó.

Modo de preparo e consumo

Não tem muito segredo para preparar essa receita. Sendo assim, basta bater todos ingredientes no liquidificador e tomar a vitamina 2 vezes ao dia. Aliás, o ideal é tomar a bebida durante toda a semana que antecede a menstruação para amenizar os desconfortos.

10. Suco de cenoura e agrião

Além de chás e vitaminas, os sucos também podem ser ótimos aliados nessa fase. Um exemplo disso é o suco de cenoura com agrião. Isso porque esse suco conta com propriedades diuréticas, que ajuda diretamente a combater o inchaço e o acúmulo de líquidos.

Ingredientes

  • 1 cenoura;
  • 2 talos de agrião;
  • 2 copos de água de coco.

Modo de preparo e consumo

Primeiramente, corte a cenoura em pedaços pequenos. Em seguida, adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Então, consuma o suco 2 vezes ao dia durante toda a semana antes da menstruação chegar.

11. Suco de ameixa com gengibre para TPM

Mais um suco que é muito bom para o organismo nesse período. Isso porque esse suco ajuda a controlar as alterações hormonais que causam a TPM.

Ingredientes

  • 5 ameixas pretas sem caroço;
  • 1/2 colher de gengibre ralado;
  • 20 framboesas;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo e consumo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e se quiser pode adoçar com mel. Por fim, é só se deliciar com essa bebida que além de gostosa também ajuda a diminuir os sintomas da TPM. Para isso, o ideal é começar a tomar 5 dias antes da menstruação chegar e até acabar.

12. Suco de banana com kiwi

Por fim, o suco de banana e kiwi. Isso porque essas frutas são ricas em magnésio, portanto, ajudam a diminuir a dor muscular, bem como o cansaço e até as mudanças de humor.

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 5 kiwis;
  • 1 copo de água de coco.

Modo de preparo e consumo

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. Então, para que o suco tenha o efeito esperado, o ideal é tomar o suco diariamente pelo menos 5 dias antes do primeiro dia de menstruação. Além disso, continuar o consumo durante os 3 dias de menstruação.

LEIA MAIS: 

10 chás para ajudar a tratar a infecção urinária

5 chás para a menstruação descer

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer

Quais os melhores chás para dormir melhor e não ter insônia

Chás para menopausa – 6 opções naturais para aliviar os sintomas

Os melhores chás para aliviar a cólica menstrual

Fontes: Catraca Livre, Verônica Laino, Personare Tua Saúde

Bibliografia

  • Consequências da síndrome da tensão pré-menstrual na vida da mulher. Acesso em 12/07/2022. https://www.scielo.br/j/reeusp/a/b6DfLwJdQqMqgQhPfNvp49M/?lang=pt

  • Tensão pré-menstrual. Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em 12/07/2022 https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-405979

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você