6 receitas de chás para limpar o útero

Existem alguns chás para limpar o útero que auxiliam no tratamento de inflamações, além de aliviar as cólicas menstruais de forma natural.

Alguns chás como de gengibre, barbatimão, tanchagem entre outros são ótimas opções de chás para limpar o útero. Essas bebidas são indicadas no caso de mulheres que precisam eliminar resíduos do revestimento uterino, ou seja, pedaços de endométrio.

Esses chás funcionam para essa finalidade após os dias de menstruação ou então depois da gestação. Mas além de limpar o útero, os chás também tem outros benefícios, como tonificar a musculatura uterina, já que aumentam a circulação sanguínea. Portanto, são ótimos também para preparar o útero no caso de mulheres que estão planejando engravidar.

No entanto, apesar de ser um remédio natural e benéfico, é importante ressaltar que esses chás devem ser evitados durante a gravidez, já que eles podem prejudicar o feto. Portanto, em todo caso a recomendação é seguir as orientações de um médico.

Mas, se você não está grávida e precisa limpar o útero, confira quais são os chás ideias para isso, os seus benefícios e modo de preparo e consumo.

Chás para limpar o útero

1.  Chá de barbatimão

6 receitas de chás para limpar o útero

O chá de barbatimão é indicado para mulheres no pós-parto, pois, possui propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e analgésica. Que atuam reduzindo o inchaço e a retenção de líquidos do corpo, além de ajudar a controlar hemorragias. E mais do que isso, o barbatimão também é muito eficaz para combater a infecção do vírus HPV, além de prevenir o câncer de colo de útero.

No entanto, é muito importante consultar o médico antes de tomar o chá de barbatimão. Pois, durante o pós-parto o recém-nascido vai se alimentar apenas do leite materno. Por isso, é preciso tomar cuidado com o que consome, já que tudo passa para o leite. Enfim, para fazer o chá você vai precisar de:

Ingredientes

  • Pedaços da casca de barbatimão
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Ferva a água como de costume para fazer qualquer chá e então adicione as cascas de barbatimão e deixe em infusão por alguns minutos.

Como consumir

Com o chá pronto, espere esfriar um pouco e coe para beber. O ideal é beber o chá durante o dia, de 3 a 4 vezes por dia. 

2. Chá de Gengibre para limpar o útero

6 receitas de chás para limpar o útero

O gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na desintoxicação do organismo. Portanto, também atua no útero, melhorando a circulação sanguínea na região. Fazendo com que possíveis inflamações reduzam.

Enfim, é um ótimo chá para limpar o útero. Portanto, é indicado para mulheres que sofrem com dores menstruais intensas ou que possuem pequenos focos de endometriose. Além de atuar no alívio das cólicas menstruais. Dessa forma, para preparar o chá de gengibre, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 a 2 cm de raiz de gengibre;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Adicione a água e a raiz de gengibre e uma vasilha e leve para ferver por uns 10 minutos.

Como consumir

Então, após esfriar, coe o chá e beba, de 1 a 3 vezes por dia. Além disso, para potencializar os efeitos do chá, você também pode acrescentar rodelas de limão e adoçar com mel. Contudo, o consumo em excesso, acima de 5 g por dia pode resultar em efeitos colaterais como dor no estômago, alterações dos batimentos cardíacos e diarreia.

3. Chá de folhas de damiana

6 receitas de chás para limpar o útero

Outro chá para limpar o útero é o de Damiana, uma planta medicinal que vem sendo utilizada há vários séculos para aumentar a libido sendo um ótimo estimulante afrodisíaco. Isso porque a Damiana ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região íntima da mulher. Dessa forma, ela atua limpando o endométrio e fortalecendo os músculos uterinos. Além disso, possui propriedades bactericidas e antimicrobianas. Enfim, para fazer o chá de Damiana você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 a 4 gramas de folhas secas de Damiana
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água e então adicione as folhas secas de Damiana e deixe em infusão por 10 minutos.

Como consumir

Coe e beba o chá ainda morno. A recomendação é ingerir o chá no máximo 3 vezes por dia. 

4.  Chá de tanchagem para limpar o útero

Além de auxiliar na limpeza do útero, o chá de tanchagem é ideal para ser usado como auxiliar no tratamento de inflamações uterinas. Isso porque essa planta é rica em lavonoides, alcaloides, terpenoides, iridoides que atuam com ações antibacterianas, antivirais e anti-inflamatória.

No entanto, seu consumo não é indicado para mulheres grávidas e nem para pessoas que sofrem com pressão alta descontrolada. Enfim, para fazer o chá de tanchagem você vai precisar de:

Ingredientes

  • 20 g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, coloque as folhas de tanchagem na água fervente e tampe. Então, deixe descansar por alguns minutos.

Como consumir

Beba 4 xícaras do chá por dia, até que o processo inflamatório desapareça.

5. Chá de folha de framboesa

Segundo um estudo sobre o extrato da folha de framboesa: “O chá das folhas de Rubus idaeus L. (framboesa) é usado há séculos como remédio popular para tratar feridas, diarreia, cólicas e como relaxante uterino”.  Sendo assim, o chá de framboesa costuma ser usado para facilitar o trabalho de parto. Mas, também pode ser usado como um dos chás para limpar o útero no pós-parto. Pois, atua aumentando o tônus do útero e estimulando sua contração.

Dessa forma, auxilia na eliminação de pedaços do endométrio e de outros tecidos que não foram eliminados durante o parto. E, também, facilita para que o útero volte ao seu tamanho normal.

Além disso, o chá de framboesa é rico em ferro, cálcio e vitamina C, nutrientes esses que são muito importantes no pós-parto e durante o período de amamentação, além de aliviar as cólicas menstruais. Enfim, para fazer o chá de framboesa você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de folhas de framboesa picadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Ferva a água e adicione as folhas de framboesa. Então, tampe a vasilha e deixe o chá em infusão por uns 10 minutos.

Como consumir

Para consumir, coe e beba de 1 a 3 xícaras por dia. Contudo, é importante ressaltar que o chá não é indicado para mulheres grávidas, já que a framboesa estimula a contração uterina. Portanto, consulte um especialista antes de consumir o chá de framboesa.

6. Chá de jurubeba

Por fim, entre os chás para limpar o útero, temos o chá de jurubeba. Que também pode ser usado no auxílio de tratamento de inflamações do útero. Pois, ele atua como um tônico na recuperação e fortalecimento da região uterina. Dessa forma, para fazer o chá de jurubeba, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas ou flores de jurubeba
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água e só então adicione as folhas ou flores da jurubeba. Por fim, deixe o chá em infusão por 10 minutos.

Como consumir

Para tomar, basta coar a bebida e ingerir até 3 xícaras por dia. Contudo, o ideal é não adoçar a bebida. 

Enfim, mesmo sendo produtos naturais, os chás para limpar o útero devem ser consumidos com o conhecimento do seu médico de confiança. Inclusive, nenhum deles devem substituir um tratamento clínico, já que são apenas uma forma complementar para este tratamento.

Como saber se o útero foi limpo?

É muito importante cuidar da saúde ginecológica, afinal, quando algo não vai bem o útero apresenta sintomas. Tais como dor durante o ato sexual, infertilidade, cólicas, hemorragias, ausência de menstruação, mau cheiro e etc. Não se deve ignorar esses sintomas, que podem se agravar.

Então, além dos chás para limpar o útero é fundamental manter as visitas ao ginecologista em dia, com no mínimo uma vez por ano no caso de ausência de sintomas. E procurar imediatamente o médico no caso de notar qualquer mudança no organismo relacionado a isso.

Os chás para limpar o útero são opções caseiras e naturais, mas que devem ser orientadas por um médico. Ele que irá identificar a necessidade de limpar o útero e quando ele está limpo e não há nenhum problema.

LEIA MAIS: 

O que é ciclo menstrual? As fases e transformações que ocorrem no útero

Chás na gravidez: quais tomar e quais são proibidos

Como regular a menstruação? Dicas fáceis e chás para ajudar no problema

12 chás e outros remédios naturais para TPM

10 chás para descer a menstruação atrasada

Retirada do útero – Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia

Bibliografia:

  • NETO, MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS; ET AL. IN: PATENTESCOPE. Pharmaceutical composition using Stryphnodendron extracts for treating HPV infections. 2012. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int/search/en/detail.jsf?docId=WO2012000070>. Acesso em 16 nov 2022
  • Medeiros, Raquel de Oliveira Neves Bettencourt de. Estudo da Aplicação na Área da Saúde do Gengibre, sua Caracterização Química. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/20249/1/Medeiros_Raquel_de_Oliveira_Neves_Bettencourt_de.pdf Acesso em 16 nov 2022
  • Silva, Thassiany Rebeca Paiva Moura da. Avaliação de atividades biológicas da Turnera subulata. Disponível em: https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/12699/1/%28disserta%c3%a7%c3%a3o%20thassy%20final.docFINAL.docIMPRESS%c3%83O%29.pdf Acesso em 16 nov 2022
  • ADIM Muhammad; TAHER Muhammad et al. Chemical constituents and medical benefits of Plantago major. Biomedicine & Pharmacotherapy. 96. 348-360, 2017
  • Janne Rojas-Vera,Asmita V. Patel,Christopher G. Dacke. Atividade relaxante do extrato da folha de framboesa ( Rubus idaeus ) no íleo de cobaia in vitro. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.1040 Acesso em 16 nov 2022
  • SOUZA, Gabriela R.; et al. Chemical profile, liver protective effects and analgesic properties of a Solanum paniculatum leaf extract. Biomedicine & Pharmacotherapy. 110. 129-138, 2019

Fontes: Dr. Eduardo Rosa Tua Saúde


Outras postagens

4 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários