Saúde

Benefícios do chá de gengibre – Poder medicinal e receita

Você conhece os benefícios do chá de gengibre? Potente remédio caseiro e dietético natural, confira as propriedades de sua ingestão.

O gengibre é um dos alimentos mais populares que existem para uso medicinal e, de modo geral, para contribuição da saúde. Com diversas propriedades milagrosas, seu efeito anti-inflamatório e antioxidante é extremamente valioso e faz com que se torne um item essencial. Além disso, a simples adição de seu chá no dia a dia ou quando necessário pode fazer maravilhas para o organismo. Os benefícios do chá de gengibre vão muito além do que se imagina.

Bem como seu poder anti-inflamatório e antioxidante, o gengibre possui pouquíssimas calorias, em uma média de 80kcal para cada 100 gramas. Ele também é aliado de minerais poderosos, como magnésio e potássio, que são cruciais para manter o bom funcionamento do corpo, agindo em diversas partes do organismo.

No geral, o alimento funciona como uma forma fácil de potencializar a saúde, além de ser peça-chave no cardápio dietético. É possível consumi-lo fresco, cristalizado, seco, em conserva, e até mesmo em pó. De maneira idêntica, é possível fazer ainda melhor proveito com os benefícios do chá de gengibre, que permanece o modo mais popular e fácil de consumi-lo.

Diurético, termogênico, acelerador do metabolismo e capaz de avaliar os mais diversos sintomas gastrointestinais, como a náusea, confira abaixo 7 benefícios do chá de gengibre.

benefícios do chá de gengibre
Fonte: Mundo Boa Forma

Benefícios do chá de gengibre

Tanto quanto puro, o chá pode ser consumido com cúrcuma, noz moscada, limão, canela ou maçã, que também são agentes importantes quando o assunto é bem-estar.

1 – Emagrecedor

Associando a ingestão do chá de gengibre à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, é possível fazer maravilhas no processo de perda de peso. O gengibre possui alto poder termogênico, ou seja, é capaz de aumentar a temperatura do organismo. Assim, ele é um facilitador da queima de calorias. Beber o chá diariamente influencia diretamente na sensação de saciedade, reduzindo o apetite e a absorção de gorduras, por possuir pouquíssimas calorias.

2 – Prevenção de úlceras estomacais

A bactéria H. pylori é a principal causadora de úlceras estomacais e da gastrite. O gengibre é um forte combatente da bactéria, além de prevenir a possibilidade do câncer de estômago, diretamente ligado às complicações ocasionadas pela úlcera e sua alteração celular.

3 – Prevenção de diferentes tipos de câncer

Assim como o câncer de estômago, a ingestão diária do chá de gengibre também ajuda a combater o câncer de cólon, de pâncreas e gastrointestinal. Isso se dá pelo fato do alimente possuir os componentes gingerol e shogaol, que impedem danos celulares ocasionados por radicais livres por sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

4 – Gengibre e problemas respiratórios

Você sabia que o chá de gengibre pode agir de forma benéfica até mesmo em relação aos problemas respiratórios? Isso ocorre pelo fato do alimento possuir propriedades descongestionantes, que limpam as vias respiratórias, normalmente entupidas de muco devido a gripes, resfriados ou até bronquite. Da mesma forma, o gengibre possui propriedades expectorantes, que auxiliam no combate à tosse, e no broncoespasmo, por seu poder anti-inflamatório, diminuindo a dificuldade para respirar com a contração dos músculos dos brônquios.

5 – Regulador da pressão arterial

benefícios do chá de gengibre
Fonte: G1

Tem pressão alta? O chá de gengibre pode te ajudar nisso. Por sua grande capacidade de adaptação no organismo, o alimento é capaz de regular a pressão quando muito alta. Nesse sentido, o gengibre funciona como um inibidor, impedindo a formação de placas de gordura nos vasos, favorecendo a circulação.

Do mesmo modo, é importante se atentar ao seu poder de afinar o sangue, que pode ser tanto favorecedor quanto perigoso. O gengibre torna o sangue mais fluido e melhora seu fluxo no corpo, mas quando consumido em grandes quantidades por quem toma remédios anticoagulantes, como aspirina, é necessário consultar um médico. Assim é possível evitar riscos de hemorragia.

6 – Adeus à azia e aos gases intestinais

O chá de gengibre é potente no combate à azia e aos gases intestinais. Ao inseri-lo na rotina, é possível notar as mudanças benéficas causadas por sua ingestão em pouco tempo. São indicadas 4 xícaras de chá ao longo do dia, e a receita é simples: 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água.

7 – Combate ao diabetes

Dentre todas as maravilhas ocasionadas pelo alimento, o gengibre ainda é capaz de auxiliar no controle do diabetes tipo 2. Isso ocorre devido à presença dos gingerois em sua composição, substâncias que possuem propriedades digestivas. Mas de que forma isso auxilia no combate à doença? Como resultado, isso é crédito dos benefícios do gengibre quanto às suas propriedades auxiliadoras da secreção de insulina.

8 – Outros benefícios do chá de gengibre

Por fim, a ingestão do chá ainda é capaz de causar outras melhorias valiosas para o organismo. O chá de gengibre possui ação antisséptica, portanto pode auxiliar no combate de doenças infecciosas. Com seu efeito diurético, ele previne a formação dos temidos cálculos renais, ou pedras nos rins. Ele auxilia na eliminação das toxinas do fígado, impedindo fígado gordo, e ainda promove a saúde do coração, pelo fato de melhorar a circulação sanguínea e por sua ação antioxidante.

Receita de chá de gengibre

Fonte: Panelinha

Se interessou pelas qualidades do chá mas não sabe como fazer? Abaixo, um passo a passo fácil e rápido para que você possa integrar a bebida no seu cardápio semanal. É indicado ingeri-lo pelo menos 3 vezes por dia.

Ingredientes: a proporção do chá é de 2cm de gengibre, de preferência fresco, em 200ml de água, ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para 1 litro de água.

Modo de preparo: em uma panela, adicione todos os ingredientes e deixe-os ferver por 8 a 10 minutos. Logo depois, desligue o fogo e mantenha a panela tampada. Espere amornar e beba logo em seguida.

Se você gostou dessa matéria, confira agora O poder da água com gengibre no emagrecimento

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Viva Bem

Imagens: Mundo Boa Forma, G1, Panelinha e Tricurioso.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você