Sem nenhuma dúvida, o chá de gengibre é uma das receitas mais procuradas pelos cantores. Suas propriedades são perfeitas para o tratamento vocal. Mas, não são somente esses profissionais que devem fazer o uso do gengibre na dieta, porque os seus benefícios são ideais para a saúde de todo mundo.
De todas as formas de se usar o gengibre, o chá é o mais indicado para tratar problemas como resfriados, dores de garganta e outras complicações. Seja frio, durante o dia; ou quetinho, durante à noite; o importante é tomar o líquido e prevenir o corpo das doenças indesejáveis, fortalecendo a imunidade.
O gostinho saboroso é mérito das raspas de gengibre, que também pode ser usado no chá, em pedaços pequenos. Não importa como, o importante mesmo é aderir ao uso e aguardar os resultados positivos no seu desempenho diário.
Benefícios do chá de gengibre
Antes de mais nada, vamos esclarecer para você do que se trata esta raiz. Também conhecido como tubérculo, por ser uma tipo de alimento que nasce debaixo da terra, o gengibre é riquíssimo em nutrientes, como por exemplo, a vitamina C e B6. Afinal, é por essa razão que listamos uma sequência de benefícios que vão fazer com que o chá de gengibre se torne hábito na sua vida.
Chá de gengibre emagrece
Existe, sobretudo, propriedades termogênicas no gengibre que atuam no aceleramento do metabolismo. Isso porque essas substâncias aumentam a temperatura do corpo. Portanto, o mais indicado é que se use a quantidade de 3 gramas diárias, caso aderido com a finalidade de perder peso.
Gengibre na diabetes
Mais indicada para a diabetes tipo 2, o chá de gengibre é ideal para controlar a insulina e reduzir o a glicose no sangue. Não tem líquido mais perfeito para isso que o chá dessa raiz milagrosa. Por fim, a estimativa é que o uso diário possa reduzir cerca de 12% do açúcar nas vias sanguíneas ajudando, sobretudo, na dieta do paciente diabético.
Melhora a memória
É isso mesmo o que você leu! O chá de gengibre atua, acima de tudo, na memória. Então, você, estudante, que precisa estar o dia inteiro aprendendo milhares de coisas; ou você idoso (a), que anda sentindo aqueles lapsos diários; é só tomar uma xícara de chá por dia e manter as lembranças fresquinhas na mente.
Anti-inflamatório
Existe uma substância chamada gingerol dentro do gengibre. É, portanto, esse composto o responsável por diminuir o crescimento das bactérias no organismo. Consequentemente, os riscos de inflamações são diminuídos. Se parar para pensar, o chá é ainda um ótimo enxaguante bucal porque atua especificamente contra esses microrganismos.
Descongestionante
É exatamente por causa dessa propriedade descongestionante que o gengibre é super indicado para gripes e resfriados. A princípio, o chá de gengibre é expectorante. Ou seja, limpa as vias áreas do organismo, eliminando o muco. Não é à toa que faz parte de uma das principais raízes capazes de potencializar o sistema imunológico.
Gengibre combate a dor
A princípio, essa dica é para você, atleta! Tomar uma xícara de chá de gengibre diariamente é super benéfico para combater as dores musculares. No entanto, a rigorosidade no consumo deve ser seguida à risca, porque o efeito pode levar o prazo de 11 dias para se tornar mais eficaz. Portanto, separe dois graminhas diários, faça o seu chá e exercite-se!
Chá de gengibre para as articulações
Quando perceber dores nas articulações, saiba que os sintomas podem estar sendo causados devido ao desgaste das articulações. Chamado de osteoartrite, o problema pode ser combatido, sobretudo, com uma simples xícara de chá de gengibre. Isso ocorre justamente devido às propriedades anti-inflamatórias existentes no tubérculo.
Como fazer o chá de gengibre
- 1 litro de água
- 1 gengibre inteiro
- Açúcar a gosto
Modo de preparo
Antes de tudo, lave o gengibre com uma escovinha para tirar os resíduos de terra da casca. Corte em 5 pedaços. Acrescente, então, o gengibre à água fervente e aguarde 5 minutos. Depois disso, abafe a panela para que fique em infusão por mais 5 minutos. Retire do recipiente e sirva.
Contraindicações
Por fim, vamos estabelecer algumas regras no consumo, porque há algumas exceções no uso. Pessoas com problemas estomacais, a princípio, não deve tomar o chá de gengibre, pois ele pode aumentar a irritação e causar dores na região do estômago. Pacientes com problemas de coração e de coagulação sanguínea também devem dispensar o gengibre da dieta, ou ter um aval médico.
No mais, leia Chás para gripe – 7 receitas naturais para acabar com a doença
Fontes: Minha Vida, ecycle, Viva Bem, Tua saúde, Tua Saúde 2, Globo Esporte Nutrição,
Fontes de imagens: Globo Esporte, Panelinha, Nutrindo Ideias Fit, Incrível, Ativo, Mundo Boa Forma, Viva Bem, Mundo Boa Forma 2, Mara Caprio Culinária e Dicas, Blog Pilates