Chá de gengibre: 11 benefícios, receitas e contraindicações

O chá de gengibre é rico em nutrientes necessários para o organismo. Bastante usado para resfriados, dores musculares e outras doenças.

O chá de gengibre, de sabor forte e levemente picante, está entre as bebidas mais saudáveis.

Por suas propriedades anti-inflamatórias e termogênicas o chá é, certamente, uma das muitas formas de aproveitar a raiz da planta, que recebe o nome científico de Zingiber Officinale ou mangaratiã, como os indígenas a chamavam. Sem dúvida é muito apreciado na medicina popular, em muitos lugares do mundo, principalmente para o tratamento de cólicas menstruais, problemas de articulações, gripes, tosses, resfriados e até mesmo ressacas.

Embora sua lista de propriedade benéficas seja longa, o consumo do chá de gengibre deve ser feito com moderação, sendo contraindicado para hipertensos e pessoas com gastrite e úlcera, nesses casos convém consultar com um clínico.

Para comprar o gengibre é importante escolher uma raiz com pele lisa, sem partes enrugadas, descolorida ou mofadas. Para que possa ser utilizado por várias semanas, o armazenamento deve ser feito na parte inferior da geladeira, dentro de um saco de papel.

11 benefícios do chá de gengibre

Das receitas da vovó aos estudos científicos e laboratoriais, uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, nos EUA, concluiu que o gingerol, principal composto bioativo do gengibre, ao qual se atribui o sabor picante, tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antisséptica. Na culinária japonesa o gengibre serve para neutralizar o paladar entre dois pratos e, também, evitar eventuais parasitas derivados dos pescados servidos crus.

Quanto ao seu valor nutricional, o gengibre contém: hidrato de carbono, fibra dietética, proteína, açúcares, sódio, vitamina B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco,  folato, riboflavina e niacina.

Veja também: Chá de orégano: conheça os mitos, verdades e benefícios

Então, listamos aqui 11 benefícios desse chá:

1. Auxilia o emagrecimento

Além de reduzir o apetite e a absorção de gorduras, o chá de gengibre é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, fazendo então com que o organismo queime mais calorias.

2. Ajuda na prevenção do diabetes

O aumento do açúcar no sangue torna o processo digestivo mais lento e o chá gengibre pode acelerar o esvaziamento gástrico, levando a uma digestão normal. Além disso, uma Universidade de Sidney, em 2009, descreveu em uma pesquisa o efeito do gengibre no aumento da porteira GLUT4, que estimula a utilização de glicose pelas células musculares, ajudando assim no controle do diabetes tipo II. Importante, em todos os casos, buscar orientação médica.

3. O chá de gengibre é anti-inflamatório

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Odense, na Dinamarca, o uso de gengibre em pacientes com artrite apresentou resultados satisfatórios no alívio da dor.

4. O chá de gengibre é descongestionante

O chá combate as enfermidades da garganta e das vias respiratórias por sua ação antisséptica e anti-inflamatória.

5. Alivia a dor

Reduz dores musculares causadas por exercícios de força, alivia dores de cabeça e cólicas menstruais por sua propriedade anti-inflamatória.

6. Combate náuseas e vômitos

As suas propriedades antieméticas – prevenção de náuseas e/ou vómitos – devem-se ao fato de que o gengibre interfere com as contrações estomacais, promovendo o esvaziamento gástrico devido a ações anticolinérgicas e anti-serotoninérgicas, levando o cérebro a parar a sensação de náusea e vômito.

7. Previne alguns tipos de câncer

Por ser antioxidante aumenta a imunidade e previne o câncer. Um estudo da Universidade de Michigan, EUA, demonstrou que o gengibre pode impedir o aparecimento de câncer de cólon.

8. Melhora a digestão

O chá de gengibre aumenta a secreção gástrica e o peristaltismo intestinal, produzindo melhor digestão e circulação sanguínea. Sendo assim, protege o estômago e previne o aparecimento de doenças intestinais.

9. O chá de gengibre desintoxica o fígado

O gengibre ajuda a depurar e desintoxicar o fígado. Em 2011, uma pesquisa publicada no jornal Nutrition and Metabolism indicou que o gengibre aumenta os níveis de enzimas oxidantes utilizadas pelo fígado, podendo então ser útil no tratamento da fibrose hepática.

10. Trata infecções

O componente gingerol está sendo estudado como prevenção dos efeitos negativos de medicamentos para infecções generalizadas que acabam por contribuir em lesões nos rins e fígados.

11. Previne doenças cardiovasculares

O gengibre ficou conhecido por seu potencial para tratar alguns aspectos das doenças cardiovasculares. Foram demonstrados efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, antiplaquetários e anti-hipertensivos em dados in vitro, mas infelizmente os ensaios em humanos são ainda inconclusivos.

Contraindicações do chá de gengibre

O chá de gengibre, bem como as outras formas de preparado, se consumido em excesso pode causar problemas estomacais e está contraindicado em:

  • Pessoas com problemas de estômago, principalmente se combinado com cafeína;
  • Gastrite;
  • Pessoas que sofrem de doenças hemorrágicas ou que usam anticoagulantes;
  • Hipotensos e hipertensos, já que pode interferir no efeito do medicamento causando descontrole da pressão arterial;
  • Pessoas com pedras na vesícula;
  • Gestantes.

Como Fazer o Chá de Gengibre

1. Ingredientes:

– 1 pedaço de cerca de 3 cm de gengibre,

– 180 ml de água,

– açúcar ou mel a gosto

2. Modo de fazer:

– Lave bem a raiz de gengibre, de preferência utilize uma escova macia, sob água corrente, para retirar toda e qualquer impureza. Corte em fatias.

– Numa panela coloque a água, as fatias de gengibre e leve ao fogo médio, até começar a ferver.

– Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

– Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos. Adoce e sirga a seguir.

Obs.: pode ser feito com 1 colher de sopa de gengibre em pó em 1 litro de água.

Veja também: 6 receitas de chás laxantes para combater a prisão de ventre

Outras receitas com chá de gengibre

1. Gengibre com açafrão (ou cúrcuma)

Utilizado para emagrecer, desinchar, combater retenção de líquidos e acelerar o metabolismo.

Ingredientes:

– 250 ml de água

– 1 rodela de gengibre

– 1 colher de chá de açafrão em pó

– suco de ½ limão (opcional)

– 1 pau de canela (opcional)

Modo de fazer:

– Coloque a água para ferver em foto médio. Quando levantar fervura coloque o gengibre e o açafrão e acrescente o suco de limão e a canela em pau (opcionais). Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Desligue o fogo, deixe descansar por 5 minutos, coe e sirva em seguida.

2. Limonada de Gengibre

O limão e o gengibre contêm componentes anticancerígenos, antioxidantes e várias vitaminas.

Ingredientes:

– 1 xic. de chá de açúcar

– 1/2 xic. de gengibre fresco, ralado

– 2 xic. de suco de limão

Modo de fazer:

– Junte tudo e leve para ferver. Mexa, de vez em quando, para não deixar o açúcar queimar. Coe a mistura em uma jarra grande e sirva frio e com gelo.

3. Suco de gengibre com abacaxi

Utilizado para acelerar o metabolismo e queimar gorduras extras.

Ingredientes:

– 1 litro de água

– 1 pedaço pequeno (5g) de gengibre

– 3 folhas de hortelã ou erva cidreira

– 1 abacaxi medio

– açúcar a gosto

Modo de fazer:

Bata, no liquidificador, todos os ingredientes. Coe e sirva bem gelado.

4. Chá de gengibre com canela

Ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no organismo. A canela contribui para regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos e a pressão arterial.

Ingredientes:

– Uma colher de chá ou um pedaço de canela em pau

– Um pedaço pequeno de gengibre fresco

– 300 ml de água

– Suco de meio limão

– mel a gosto

Modo de fazer:

Aqueça a água até levantar fervura, adicione a canela e o gengibre, e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo, adicione o mel e o lima, misturando bem. O limão deve ser colocado no final, depois de desligar o fogo.

Gostou dessa matéria? Tenho certeza que então vai gostar também de Chás para gripe – 7 receitas naturais para acabar com a doença

Fontes: Elsevier, Editora Aime, FAEF, USP ESALQ, Welife, ANAD, NAMU, Endocs

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.