Dicas & Truques

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios

O óleo de coco se torna cada vez mais popular, principalmente na área da beleza. Esse produto natural possui inúmeros benefícios.

O óleo de coco é um óleo vegetal muito utilizado na culinária e também na área da beleza. Isso porque o produto vem ganhando cada vez mais fama devido aos seus benefícios e por ser muito acessível. Além disso, ele também pode ser usado como produto de limpeza em móveis e utensílios de metal. E para te ajudar a conhecer mais sobre seus benefícios, trouxemos uma lista para você saber como usar o óleo de coco.

Mas você sabe de que forma é obtida essa gordura? Bom, ela é extraída do coco fresco para um óleo extra-virgem, ou seco, para o chamado óleo refinado. O primeiro é o que mais traz benefícios para a saúde já que possui todos os nutrientes. Isso porque ele não é submetido a processos de refinamento nem a altas temperaturas.

Usar o óleo de coco na alimentação promove o fortalecimento do sistema imunológico, antienvelhecimento da pele e auxilia no emagrecimento. Isso porque essa gordura é rica em é ácido láurico e antioxidantes, aumentando o gasto energético do metabolismo e a oxidação das gorduras corporais. Além disso, o óleo de coco também consegue aumentar a saciedade, fazendo com que você sinta menos vontade de comer.

Como fazer óleo de coco em casa

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Almanaque SOS

Antes de apresentar seus benefícios e como usar o óleo de coco no dia-a-dia, vamos te ensinar como fazer em casa. Para isso você irá precisar de:

-3 copos de água de coco

-2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedaços pequenos

Modo de preparo

Primeiro, bata no liquidificador ou mixer todos os ingredientes. Em seguida, coe o conteúdo utilizando um pano úmido. Depois disso, coloque o líquido em uma garrafa e a mantenha por 24 horas em um ambiente escuro. Depois desse período, coloque a garrafa em um ambiente fresco, mas com abrigo de luz por mais 6 horas. Em seguida, guarde a garrafa em pé na geladeira por mais 3 horas. Desse modo, o óleo de coco se tornará sólido, podendo-se observar a separação do óleo e da água de coco.

Após esse processo, corte a garrafa no local onde pode ser notada a separação do óleo da água. Você irá usar apenas o óleo de coco, que deve ser transferido para um recipiente com tampa. Depois disso, é possível usar o óleo de coco normalmente, sem precisar guardar na geladeira.

A versatilidade desse produto permite sua utilização na alimentação, como cosmético e até na limpeza da casa. Sendo assim, saiba mais agora sobre como aproveitar seus benefícios em casa.

Óleo de coco na alimentação

Fonte: Go Outside

Antes de saber como incrementar o óleo de coco na sua alimentação, saiba que são vários os benefícios nutricionais desse produto. Seus triglicerídeos de classe média, por exemplo, passam diretamente para fígado. Assim, são utilizados como energia por órgãos como cérebro e coração, não sendo armazenados como gordura. Por isso, esse produtinho é um ótimo aliado para o emagrecimento. No entanto, seu uso deve ser controlado, pois possui valor calórico alto.

1. Óleo de coco puro

A forma mais simples de usar o óleo de coco na alimentação é consumi-lo puro. Dessa forma, você pode aproveitar os benefícios desse produto sem necessariamente ter que acrescentá-lo em algum alimento. Para isso, consuma duas colheres de sopa da gordura por dia.

2. Para refogar os vegetais

Utilize a mesma quantidade de óleo de girassol, manteiga ou azeite que você normalmente usa por óleo de coco. Essa é uma ótima alternativa na hora de refogar seus vegetais e fica uma delícia com batata doce. No entanto, é recomendado usar apenas uma colher de sopa por dia. Além disso, saiba que o óleo de coco extravirgem não deve ser usado em frituras, pois queima mais rápido que os óleos tradicionais.

3. No ovos mexidos

Utilize essa gordura na hora de fritar seus ovos estalados ou mexidos. Assim, eles ficarão muito saborosos.

4. Use para untar formas

Fonte: Bony Cestas

E se ao invés de utilizar manteiga ou azeite para untar formas de bolo ou outros assados você usar o óleo de coco? Essa também é uma ótima alternativa para utilizar esse produto.

5. Para acelerar o metabolismo

Como falamos antes, essa gordura é muito indicada para quem está procurando emagrecer. Isso porque como seus triglicerídeos são absorvidos pelo intestino e passam diretamente para o fígado, não viram gordura, mas sim energia. Desse modo, o metabolismo é turbinado.

6. Óleo de coco no café da manhã

Adicione o óleo de coco no iogurte natural ou na vitamina de frutas. Essa é uma ótima maneira de começar o dia e seu café da manhã vai ficar delicioso.

7. Também no café

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Sua Corrida

Acrescentar essa gordura vegetal no café é uma ótima forma de turbinar ainda mais o metabolismo. Por isso, misture uma ou duas colheres do óleo em 200 ml de café, substituindo o açúcar.

8. No bolo

Além de untar a forma com esse aliado do emagrecimento, experimente substituir a manteiga ou o azeite nas receitas de bolo com o óleo de coco. Assim, seu bolo ficará muito saboroso e saudável.

9. No suco verde

Por falar em receita saudável, trouxemos uma receita de suco verde que é sucesso. Para prepará-lo utilize:

-2 cenouras

-1 pepino

-3 folhas de repolho crespo ou couve manteiga

-meia maçã

-uma colher de óleo de coco

Para preparar o suco basta bater todos o ingredientes no liquidificador com algumas pedras de gelo. Em seguida, é só aproveitar.

10. Use para temperar a salada

Fonte: Vix

Ao invés do azeite ou do vinagre, que tal temperar a salada utilizando óleo de coco? Além de dar um gostinho especial, você ainda irá aproveitar os nutrientes do óleo.

11. Na torrada!

Você é fã de torrada? Então essa dica é para você! No lugar da manteiga, adicione óleo de coco e um toque de canela em pó. Vai ficar uma delícia.

12. Óleo de coco na pipoca

Fonte: Liv Up

Na hora de estourar o milho de pipoca, substitua a gordura que você usa normalmente pelo óleo de coco. Essa receita vai dar um sabor diferente e especial à sua pipoca.

Óleo de coco na pele

Os benefícios do óleo de coco também podem ser aproveitados quando ele é aplicado diretamente na pele. Assim, seus nutrientes e antioxidantas proporcionarão um efeito anti-idade e ainda hidratarão a pele. Então veja agora como usar o óleo de coco para deixar sua pele bonita e saudável.

13. Óleo de massagem

É possível usar essa gordura como óleo massageador. Para isso, aqueça um pouco o óleo de coco e acrescente uma ou duas gotas de óleo essencial da sua preferência. Depois é só aproveitar.

14. Como removedor de maquiagem

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: O Imparcial

Use o óleo de coco também como demaquilante. Ele, além de remover toda sua maquiagem, também deixará sua pele muito hidratada. Desse modo, basta pingar algumas gotas em um algodão e passar no rosto para tirar a maquiagem.

15. Óleo de coco na hidratação

Aplicando o óleo na pele de dará uma cútis lisinha, macia e super hidratada.

16. Combatendo as estrias

As temidas estrias surgem quando a pele se estica demais. Dessa maneira, para evitá-las, é importante manter a pele sempre bem hidratada. Por isso, o óleo de coco consegue evitar o ressecamento e também as marcas de estrias.

17. Hidratante labial

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Pinterest

Lábios ressecados e rachados podem ser um problema muito comum, mas o óleo de coco é a solução. Por isso, aplique uma pequena quantidade da gordura nos lábios para mantê-los bonitos e hidratados.

18. Hidratante para as mãos e cutículas

O clima seco e o contato com produtos de limpeza são alguns fatores que podem causar o ressecamento das mãos. Mas é fácil resolver isso utilizando o óleo de coco. Aplique o produto nas mãos e nas unhas e deixe agir por 5 minutos. Depois, é só enxaguar e você já irá notar a maciez. Além disso, utilize o óleo também quando for dormir para combater a aspereza nas mãos.

19. Combatendo as espinhas

O óleo de coco também é um importante aliado no combate às espinhas. Isso porque possui ácido láurico, que elimina a acne. Desse modo, aplique uma pequena quantidade do produto na pele limpa e seca antes de dormir e você logo perceberá uma pele mais macia e livre das espinhas.

20. Óleo de coco na depilação

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Blog Angeloni

Apesar de fácil e rápido, a depilação com lâmina pode deixar a pele muito ressecada. Então, para evitar esse aspecto depois da depilação, basta acrescentar um pouquinho da gordura no seu sabonete ou creme depilatório.

21. Use como repelente

Ninguém merece picadas de inseto, não é mesmo? Então para evitar que esses bichinhos causem incômodo, aplique o óleo na pele ele agirá como um repelente natural. Além disso, sua pele ficará bastante hidratada.

22. Anti-inflamatório para picadas

Você pode utilizá-lo como repelente, mas e quando sua pele já foi picada por um inseto? O óleo de coco resolver isso também. Sendo assim, passe uma pequena quantidade do produto no local da picada e ele agirá como um anti-inflamatório, aliviando as coceiras.

23. Alivia queimaduras de sol

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Essência Lifestyle

Esse é um ótimo produto para aliviar aquelas queimaduras de sol que ardem e provocam muito incômodo. Isso porque o óleo acalma a pele, além de hidratar, diminuindo a descamação.

24. Óleo de coco contra o chulé

As propriedades antibacterianas desse produto irão te ajudar se você anda tendo problemas com o chulé. Desse modo, o óleo de coco servirá como um desodorante natural, controlando o mau cheiro além de deixar seus pés bem macios.

25. Protegendo machucados

Fonte: Vuelo Pharma

Pequenos cortes e arranhões, apesar de superficiais, precisam também de proteção. Para isso, aplique uma pequena quantidade da gordura na região para manter o machucado longe de sujeiras e bactérias.

26. Relaxe…

Já falamos aqui que esse é um ótimo óleo de massagem, né? Mas saiba que além disso, seu aroma pode ser muito relaxante. Então, para se manter longe do estresse, faça uma leve massagem nas têmporas utilizando o produto.

Óleo de coco no cabelo

Já falamos que o óleo de coco é muito usado como cosméticos, por isso os cabelos também se beneficiam dele. Assim como seu poder de hidratação age na pele, existem diversas receitas de shampoos e máscaras com o óleo para nutrir e hidratar os cabelos. Se seus cabelos estão secos e quebradiços, aplique a máscara e deixe agir por 25 minutos. Depois é só remover os resíduos do óleo com shampoo e logo você notará como os fios estão sedosos e com brilho.

Então, veja agora mais formas de utilizar esse produto, mas agora nos cabelos.

27. Hidratando os cabelos

Fonte: iBahia

Para hidratar suas madeixas, basta aquecer uma colher do óleo em banho maria. Em seguida, aplique nos fios limpos e secos. Os ácidos graxos presentes na gordura penetram as cutículas do cabelo, nutrindo e hidratando profundamente.

28. Aliado contra a caspa

O ressecamento do couro cabeludo pode provocar descamação. Como resultado disso, surgem as incômodas caspas. Por isso, aplicando o óleo no couro cabeludo você irá hidratar a região, impedindo a descamação. Mas tome cuidado se sua raiz for oleosa, lembre-se de lavar bem depois para remover os resíduos do óleo de coco.

29. Combatendo o frizz

Fonte: L’Oréal

Para diminuir o frizz do cabelos usando o óleo de coco é muito simples. Você só precisa aplicar um pouquinho do produto onde notar que os fios estão mais arrepiados e logo a aparência ficará melhor.

30. Óleo de coco para tirar chiclete do cabelo

Todo mundo sabe que remover chiclete grudado no cabelo pode ser uma tarefa muito difícil. Mas com a ajuda do óleo de coco isso fica bem mais fácil. Sendo assim, esfregue uma pequena quantidade da gordura na região em que a goma está e espere por 30 minutos. Depois é só remover o chiclete. Você vai ver que se tornará bem menos complicado.

Óleo de coco nos utensílios domésticos

Você já conhece os benefícios cosméticos e alimentares do óleo de coco. Portanto, é hora de conhecer também sua utilidade na limpeza e conservação de utensílios domésticos. Confira então a lista a seguir.

31. Limpando pincéis de maquiagem

Fonte: Make You App

Lavar os pincéis de maquiagem é muito importante para mantê-los livres de bactérias e não prejudicar a saúde da pele. Por isso, quando for lavar os seus pincéis, misture um pouco de óleo de coco com sabonete antibacteriano.

32. Para portas barulhentas

Sabe aquele barulho chato de dobradiças e em portas de correr? Então. Você pode acabar com ele utilizando o óleo de coco como lubrificante. É sucesso!

33. Lustrando os móveis

E para manter seus móveis de madeira brilhando como novos, não tem segredo. Basta colocar um pouco de óleo de coco em um pano seco para lustrar seus móveis.

34. Vasos de cerâmica como novos

Você é aquela pessoa que adora cuidar de plantas? Então que tal deixar seus vasos de cerâmica reluzindo? Para isso, passe algumas pinceladas de óleo de coco neles e veja o resultado.

35. Óleo de coco nas peças de couro

Como usar óleo de coco: como fazer o óleo e benefícios
Fonte: Dry Wash

Para deixar suas peças de couro brilhando, utilize um pano seco com um pouco de óleo. Você pode usá-lo para tirar a poeira das roupas e sapatos de couro e deixar com um aspecto muito melhor.

36. Removendo ferrugem

A gordura também pode ser usada para tirar a ferrugem de objetos de metais. Sendo assim, experimente aplicar um pouco do óleo e remova a ferrugem com um pano seco.

Dicas extras

37. Dentes de celebridade

Uma técnica muito utilizada por algumas celebridades para deixar os dentes brancos e combater o mau hálito também usa o óleo de coco. Para isso, bocheche uma colher da gordura por 15 minutos. Depois é só cuspir e escovar os dentes como de costume. Esse truque vai te deixar com um sorriso de artista.

38. Óleo de coco contra sangramentos nasais

Fonte: Clínica Garrafa

Aproveite o poder de hidratação do óleo de coco para evitar que suas narinas fiquem ressecadas. Desse modo, você conseguirá evitar os sangramentos nasais.

39. Óleo de coco para os pets

Nossos bichinhos também precisam de hidratação. Então manter suas patas e focinhos protegidos é muito importante. Por isso, utilize esse produto natural que traz tantos benefícios.

40. Pelos brilhantes

Além de hidratar focinhos e patas, o óleo de coco também deixar os pelos mais brilhantes e saudáveis. Além disso, estudos apontam que essa gordura estimula o crescimento dos pelos dos pets.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Bebidas quentes: benefícios e receitas para saborear no inverno

Fontes: Tua Saúde Dicas de Mulher Food quality and Safety MOJ Food Processing & Technology Journal of Medicinal Food International Journal of Life Sciences Research International Journal of Pharma Sciences and Research Nutrición Hospitalaria Journal Of The Academy Of Nutrition And Dietetics International Journal of Food Properties

Imagens: Eliziê Ribeiro Almanaque SOS Go Outside Bony Cestas Sua Corrida Vix Liv Up O Imparcial Pinterest Blog Angeloni Essência Lifestyle Vuelo Pharma iBahia L’Oréal Make You App Dry Wash Clínica Garrafa

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Noe Hcfe
Noe Hcfe
14 de maio de 2022 14:29

Bom Dia
Obrigado pelo artigo , eu comprei oleos doterra de saudeherbal.shop ,


Escolhidas para você