Saúde

Água de coco – Conheça os vários benefícios do líquido para a sua saúde

A água de coco além saborosa e refrescante, promove uma série de benefícios para a saúde, que vão além da hidratação e reposição de nutrientes.

Atualizado em 09/09/2020

Se tem uma coisa que combina bem com verão, calor e praia é a água de coco. Mas independentemente da estação, a água de coco é sempre uma boa pedida. Isso porque além de muito saborosa, a água do coco é um ótimo isotônico natural rico em nutrientes.

Sendo assim, a água de coco é uma ótima opção para repor os minerais perdidos, seja em um dia muito quente ou após a prática de alguma atividade física. Também é muito indicada para curar a resseca e para eliminar pedras nos rins. E por se tratar de uma bebida natural, ela pode ser consumida por todos, desde crianças e bebês, até idosos.

Mas o que nem todo mundo sabe, é que a água de coco trás muitos outros benefícios além desses. Portanto, hoje iremos conhecer melhor tudo que a água de coco pode proporcionar para a nossa saúde.

Água de coco

Boa Forma

Como sabemos, a água de coco é o líquido de sabor suave e adocicado encontrado no interior do fruto. Se trata de uma bebida muito refrescante com baixa caloria. Sendo assim, 100 ml da bebida contém apenas 22 calorias.

Além disso, é uma bebida rica em nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas entre outros fitonutrientes. Tudo isso faz com que a água de coco seja muito benéfica a saúde, ajudando todo o organismo a funcionar melhor. Um dos principais benefícios do líquido é a hidratação, justamente pela sua alta quantidade de antioxidantes

Não por acaso que o líquido é tão indicado para dias quentes e principalmente para atletas. Justamente por ser um repositor de eletrólitos, um tipo de substância que previne as cãibras e ajuda a melhorar o desempenho físico. Inclusive, ela pode ser até mais eficiente para repor nutrientes perdidos na transpiração do que a água.

Benefícios da água de coco

Diário de Bio

Então, vamos conhecer melhor os principais benefícios da água de coco.

Hidratação

A começar pela hidratação é claro. Á água de coco é um ótimo repositor de minerais, assim garante a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos. Além de ser muito saborosa e refrescante.

Ótima para ressaca

Sabe aquele dia que você exagera bebida e acordar com aquela terrível ressaca? Um ótima opção para melhorar a ressaca rapidinho é tomar água de coco. Como a bebida contém açúcar que eleva a glicemia, ela ajuda a melhorar os sintomas da ressaca, como mal estar e inchaço, além de limpar o fígado.

Melhora o funcionamento renal

Por ser um líquido, ela atravessa o tubo digestivo facilmente, chegando ao sangue. Desse modo ajuda a eliminar as toxinas e estimular o funcionamento dos rins, consequentemente produzindo mais urina. Sendo assim, quanto mais urina maior será a mobilização dos cristais que formam as pedras nos rins, ajudando tanto na prevenção quanto no seu tratamento.

Não engorda

Além de muito saborosa e refrescante, a água de coco não engorda, então pode ser ingerida sem preocupações. Além de hidratar o corpo, ela pode ser uma ótima opção para substituir sucos e refrigerantes, sendo muito mais saudável.

Boa para a pele

A água de coco ajuda a purificar o corpo de dentro para fora, desintoxicando o fígado e o intestino. Isso tudo contribui para a melhora da saúde da pele. Mas além disso, você pode jogar um pouco de água de coco no rosto quando pegar sol, ela ajuda a refrescar a pele e não causa nenhum tipo de irritação.

Ajuda na digestão

É uma forma natural de combater a indigestão, azia e refluxo. Sendo muito bom para limpar e hidratar o esôfago, aliviando a irritação causada pela acidez natural do estômago.

Controla a pressão arterial

Rica em potássio, a água de coco ajuda a baixar a pressão alta. Além disso, é uma ótima forma de diminuir os riscos de doenças cardíacas, uma vez que o potássio neutraliza o efeito de sódio no organismo.

Combate o colesterol

Tomar água de coco regularmente ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Assim, como é rico em ácido láurico, potássio e sódio o líquido é muito bom para a saúde do coração.

Combate e prevenção de cãibras

Rica em cálcio e magnésio, ambos nutrientes importantes para a saúde dos músculos, a água de coco é muito eficiente na prevenção e no combate as cãibras. Além disso, ajuda a diminuir a tensão e promove o relaxamento físico.

Ajuda o fluxo intestinal

A água de coco também é muito boa para o trânsito intestinal, sendo especialmente útil para pessoas que sofrem de prisão de ventre e até diarreia.

Fortalece o sistema imunológico

A ingestão regular de água de coco é muito boa para fortalecer o sistema imunológico no geral. Ela ajuda a evitar os efeitos negativos causados pela baixa imunidade, como crises alérgicas entre outros. Além de prevenir doenças respiratórias, como asma e resfriado, e combater os vírus da gripe.

Consumo

Click Grátis

Então, sabendo de todos os seus benefícios, é importante ressaltar que não existe uma quantidade diária recomendada para o seu consumo. É importante lembrar também que a hidratação não deve se restringir somente à água de coco.

Contudo, assim como tudo na vida, o excesso nunca é bom. Então, tente não exagerar na bebida, já que o excesso de eletrólitos podem desequilibrar o organismo. No caso de pessoas com diabetes e problemas renais, o recomendado é não exceder três copos de água de coco por dia.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás aproveite para conferir também 7 dicas de beleza para o verão.

Fontes: Desinchá Tua Saúde Minha Vida

Imagem destacada: Metropolitano Agora

Imagens: Boa Forma Click Grátis Diário de Bio