Beleza

Como controlar a oleosidade da pele: dicas de cuidado

Controlar a oleosidade da pele nem sempre é tarefa fácil, diversos fatores podem causar o excesso de óleo. Saiba como resolver esse problema.

A pele oleosa é definida como aquela que apresenta um produção de sebo em excesso, ficando com um aspecto de brilhoso. Além disso, esse tipo de pele tem a tendência de apresentar mais acne e poros dilatados. Por isso, quem tem a pele oleosa vive buscando maneiras de diminuir a secreção excessiva de gordura. Sendo assim, trouxemos uma série de dicas sobre como controlar a oleosidade da pele.

Os fatores responsáveis pela pele oleosa podem ser vários, como estresse, genética, clima e hormônios. A ingestão de alimentos ricos em açúcar, carboidratos e leite também é incluído entre os fatores. Isso porque essas comidas têm um alto teor inflamatório, que influencia na quantidade de sebo produzido pelo organismo.

Portanto, existem diversos produtos no mercado para pele oleosa atualmente. No entanto, tentar controlar a oleosidade da pele com qualquer tipo de produto pode piorar a situação. Isso porque componentes como enxofre e álcool, por exemplo, ressecam o rosto. Desse modo, é gerado o efeito rebote, em que o organismo tenta repor a oleosidade produzindo ainda mais sebo.

Cosméticos esfoliantes também costumam machucar a pele na tentativa de remover a oleosidade. As esferas presentes nesses produtos são muito abrasivas. Desse modo, evite seu uso frequente. Mas agora, conheça alguma dicas fundamentais para controlar a oleosidade da pele.

Higienização

Fonte: Veja Saúde

A higienização da pele é o primeiro passo para cuidar e controlar a oleosidade da pele. Por isso, lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Invista em produtos que sejam específicos para a pele oleosa, mas que não agridam sua barreira protetora. Produtos com substâncias como ácidos salicílico e glicólico ajudam na remoção de impurezas, limpando profundamente. Além disso, reduzem os poros dilatados, diminuindo o brilho da oleosidade.

Limpeza de pele para controlar a oleosidade

Um procedimento muito indicado para o controle da oleosidade é a limpeza de pele. Ela é feita por profissionais especializados e costuma ser realizada a cada um ou dois meses. No entanto, o tipo de pele de cada pessoa vai definir melhor a frequência com que as sessões devem ser feitas.

A limpeza de pele consegue remover a gordura e sujeiras que se acumulam no rosto. Desse modo, os poros são desobstruídos e ficam menos visíveis, diminuindo o sebo e a acne.

Evite o excesso de maquiagem

Como controlar a oleosidade da pele: dicas de cuidado
Fonte: Beauty Você

O excesso de maquiagem é prejudicial e influência no aumento da oleosidade. Isso porque as muitas camadas de produtos obstruem os poros. Além disso, tentar cobrir a acne utilizando a maquiagem piora ainda mais a situação. Sendo assim, escolha produtos com cobertura leve e livres de óleo e, se possível, com proteção solar.

Além disso, não se esqueça nunca de tirar a maquiagem antes de dormir. Dormir com esses produtos que obstruem os poros impede que a pele faça sua renovação natural durante o sono. Assim, ela fica ressecada e contribui ainda mais para o aparecimento de cravos e espinhas. Por isso, retire a maquiagem com um sabonete próprio para pele oleosa e finalize a higienização com água micelar.

Tonificação e hidratação para controlar a oleosidade

Fonte: Terra

A higienização é apenas o primeiro passo para a rotina de limpeza. Para controlar a oleosidade da pele, é preciso tomar mais alguns cuidados. Desse modo, invista na tonificação e hidratação do seu rosto. O uso de tônico adstringente irá ajudar a manter os poros limpos, regular o pH da pele e auxiliar na absorção dos ativos que virão em seguida.

Quanto a hidratação, ao contrário do que muitos pensam, também é importante na pele oleosa. A hidratação, inclusive, é uma ótima maneira de controlar a oleosidade da pele. Isso porque quando a pele está hidratada, o organismo não sente necessidade de produzir tanto sebo. Por isso, utilize sempre hidratantes faciais, de preferência oil-free, em gel e com ativos que regulem a produção natural de óleo. Ademais, aqueles que possuem vitamina C na composição são ótimas opções para reduzir as manchas de acne.

Use sempre protetor solar

O uso de protetor solar é importante para todos os tipos de pele. Sendo assim, use sempre fotoprotetores, mesmo em ambientes fechados e estando com hidratante. Lembre-se que a luz emitida por aparelhos eletrônicos e lâmpadas também podem prejudicar a pele.

Para a pele oleosa, algumas opções de protetor solar são mais indicadas. As versões com textura em gel e com toque seco conseguem controlar a oleosidade e umidade da pele enquanto protegem contra os raios UVA e UVB.

Mantenha hábitos saudáveis

Como controlar a oleosidade da pele: dicas de cuidado
Fonte: Safe Sea

Manter hábitos saudáveis é fundamental para controlar a oleosidade da pele. Por isso, adote uma rotina com exercícios físicos, alimentação equilibrada e beba pelo menos 2 litros de água por dia. O estresse, por exemplo, aumenta a produção de cortisol, um hormônio que contribui para a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Por isso, momentos de relaxamento, prática de esportes ou um hobby são necessários para fugir do estresse do dia-a-dia.

Além disso, acompanhado do estresse costuma vir a ansiedade. Desse modo, manter as mãos longe das espinhas se torna uma tarefa difícil. Mas o hábito de espremer as espinhas piora a aparência da pele, que fica marcada com cicatrizes. Isso porque espremê-las aumenta ainda mais a infecção, podendo até provocar o aparecimento de novas espinhas.

Outro fator que ajuda a controlar a produção de cortisol é o sono regulado. Além de diminuir a aparência de olheiras, dormir pelo menos 8 horas por dia é fundamental para controlar a oleosidade da pele e para que ela fique bonita e saudável.

Alimentação ajuda a controlar a oleosidade da pele

Fonte: Vitta

Como falamos no início do texto, a alimentação influencia diretamente na produção de sebo pelo organismo. Sendo assim, mantenha uma dieta equilibrada, evitando o excesso de açúcares, gorduras e carboidratos. Saiba também que alguns alimentos possuem substâncias que ajudam a melhorar a aparência das acnes. Uma dieta rica em verduras, legumes frutas e em comidas que possuem vitamina C e antioxidantes, consegue atuar no controle da oleosidade da pele.

Gostou dessa matéria? Então dá uma conferida nessa outra matéria: Cabelo oleoso – Causas, cuidados e formas de acabar com a oleosidade pode te interessar.

E se você procura produtos para cuidar da sua pele, não deixe de conhecer a loja online Pele de Pêssego.

Fontes: L’Officiel Claudia Garnier

Imagens: Ao Vivo de Brasília Veja Saúde Beauty Você Terra Safe Sea Vitta

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você