Beleza

Limpeza de pele – como é feita, para que serve, mitos e verdades

A limpeza de pele é um procedimento estético que promete melhorar não só a aparência, mas também a saúde da pele e é por isso que todos podem fazer!

A limpeza de pele é um procedimento estético que tem como objetivo remover os cravos e também os miliuns. Oq ue é isso? São pequenas bolinhas de sebo que vão se acumulando em nossa pele. Dessa forma a limpeza promove a remoção de toda pele morta da pele e também de toda sujeira e poluição que acumulamos ao longo do tempo.

Realizar a limpeza de pele com alguma frequência ajuda a pele a se estabilizar. Independente se ela é normal, seca, mista ou oleosa e é por isso que o procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de pele.

Ao contrário do que muitos imaginam, a limpeza de pele não pode ser feita apenas no rosto. O procedimento pode ser realizado em qualquer parte de corpo e as outras áreas em que geralmente são realizadas são o colo e as costas. Pois essas regiões são comuns pela presença de cravos e espinhas.

Geralmente as limpezas de pele seguem um passo a passo padronizado e é sobre isso que vamos te explicar.

Confira como é realizada a limpeza de pele

1 – Passo a passo

Primeiramente é preciso limpar a pele e retirar toda a maquiagem e sujeira presentes. Em seguida, realiza-se a esfoliação da pele para afinar a primeira camada e facilitar a extração em seguida. Essa esfoliação é feita de forma bem leve, com movimentos circulares, para não agredir a pele da cliente.

Em seguida a profissional posiciona o vapor no rosto da cliente, para que os poros se abram e seja mais fácil retirar os cravos e miliuns. Feito isso, a extração de fato se inicia, essa é a parte mais longa do procedimento, pode levar até 30 minutos.

A profissional não usa a unha e também usa uma gaze para não correr o risco de machucar a pele da cliente. Essa parte do procedimento é feita com calma e delicadeza, não é um processo que deve ser dolorido.

Logo em seguida é realizada uma massagem, para diminuir a vermelhidão da pele e acalmá-la. Depois disso uma máscara é aplicada na cliente (que deve agir por cerca de 10 a 20 minutos) e então vem a parte final do procedimento, o protetor solar!

2 – Quais as contraindicações da limpeza de pele?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento não é indicado para quem sofre com muitas espinhas. Na limpeza de pele as espinhas não podem ser extraídas pois isso pode causar manchas na pele, por isso não é indicado para quem tem a pele assim.

Pessoas que tem a pele muito sensível ao sol e que sofrem com descamação (com alguma frequência), também devem evitar o procedimento. Como são aplicados produtos e a pele sofre um atrito considerável no momento da extração, o processo pode ser doloroso e pode até irritar a pele.

Além disso, pessoas com a pele bronzeada também devem evitar a limpeza de pele. Nesse momento a melanina está trabalhando a todo vapor e o contato com substâncias químicas pode causar manchas na pele. Além do mais a pele está sensível nesse período e pode sofrer irritações com o procedimento.

3 – Cuidados necessários

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Nas primeiras 48 horas após o procedimento, a pele estará se recuperando por isso são necessários alguns cuidados. Então, nesse período, procure usar produtos calmantes e tranquilizantes. Dessa forma a pele irá se recuperar bem do procedimento.

Além disso, é preciso utilizar o protetor solar, não apenas nas 48 horas seguintes, mas todos os dias. Na verdade, nos dois dias seguintes o recomendado é evitar a exposição ao sol o máximo possível.

E não precisa ficar sem usar maquiagem durante essas 48 horas. Desde que você hidrate e use o protetor solar, a maquiagem não será um problema.

Mitos e verdades sobre a limpeza de pele

1 – Limpeza deve ser feita com frequência?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Verdade! A limpeza não é um procedimento isolado. Como dissemos, a regularidade é que leva a uma pele macia e saudável, por isso deve se manter a regularidade.

De quanto em quanto tempo você deve fazer depende da sua pele. Se for uma pele mista, por exemplo, o intervalo é de 45 dias. Se for uma pele oleosa, esse intervalo será menor.

2 – O procedimento retira todas as acnes e espinhas?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Mito! A limpeza de pele, na verdade, quase nunca retira espinhas. Isso pode causar inflamações e manchas na pele, por isso é provável que a profissional não retire todos as acnes e espinhas. No entanto, essa é a forma correta de realizar o procedimento.

3 – O rosto fica vermelho e dolorido depois da limpeza?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Verdade! Como dissemos acima, o processo de extração deixa a pele mais sensível e dolorida, isso é normal. O indicado é após o procedimento utilizar cosméticos calmantes, como a água termal. Mas o incômodo é passageiro.

4 – É benéfico começar o tratamento da adolescência?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

O procedimento pode ser realizado em qualquer idade, não tem nenhum problema fazer com 18 ou com 48 anos. No entanto iniciar o tratamento na puberdade, quando os hormônios estimulam a produção de óleo na pele, pode ajudar a controlar a oleosidade.

5 – Grávidas não podem fazer a limpeza de pele?

Entenda como é feita a limpeza de pele e os mitos e verdades sobre o procedimento

Mito! As gestantes podem sim realizar o procedimento, desde que sejam utilizados cosméticos específicos. Há alguns casos em que se recomenda que não façam, mas isso é devido a uma questão psicológica. Por exemplo, para que as gestantes não sinta dores (no momento da extração) e isso não lhe gere nenhuma irritação. Mas se a mulher já é acostumada ao procedimento, não precisa deixar de fazê-lo quando engravidar.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Qual o segredo da pele das asiáticas?

Fonte: Minha Vida, DermaClub.

Imagens: D´pill, Querida Saúde, FitBody, Papo de Amigas, IAP Cosméticos, Olha que Interessante.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você