Saúde

Ácido salicílico – O que é, como usar e contraindicações

O ácido salicílico é um ácido que serve pra tratar acnes, cravos e espinhas. Existem vários métodos para utilizar, confira a seguir.

A acne é um problema existente para muitas pessoas. Dar início a um tratamento anti acne é essencial para melhorar os resultados. Porém, não é em todos os casos que o tratamento vai funcionar de vez. E as espinhas podem acabar voltando. Existem alguns tratamentos, entre eles o ácido salicílico.

Quando o tratamento contra a acne é feito de forma adequada, há maiores chances de sucesso, mas também ocorre o risco da piora. No início da terapia, alguns medicamentos podem piorar o quadro, já que ocorre mudança no padrão de funcionamento da glândula sebácea, que se estimula pelo medicamento.

Ou seja, este tratamento pode estar sendo de forma errada, ou até mesmo, usando medicamentos errados. Então, antes de usar qualquer tipo de produto, sempre consulte um dermatologista para pedir orientação sobre qual remédio começar a usar.

Ácido salicílico

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: Rio magazine

Se você fez todo o tratamento de forma correta, mas a acne voltou. Pode ter sito por causa de características genéticas ou reflexo de alimentação não favorável.

Uma solução para controlar o nascimento de novas lesões, seria começar a usar produtos com ácido salicílico na rotina do cuidado da pele. Ele pode ser usado pela manhã, juntamente com filtro solar com FPS acima de 50. O ácido salicílico tem ação queratolítica, anti inflamatória e adstringente, sendo um ótimo ativo.

A maioria da população tem pele oleosa ou acneica, logo, existem vários tipos de medicamentos para se tratar, sendo eles, cada vez mais diversificados. O ácido salicílico é um ativo usado para controlar a doença.

O que é ácido salicílico

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: Boa forma

É um beta hidroxiácido com propriedades esfoliantes e sebo reguladoras. Ajudando a diminuir o espessamento da pele em partes do corpo, como lateral de braços e coxas, por exemplo. Além disso, tem ação anti-inflamatória, evitando também contaminação por fungos e bactérias.

Por fim, é esfoliante, renovando a pele do rosto, remove as células mortas e o excesso de oleosidade. Ele age nos pilares da formação do quadro. Tem efeito comedolítico, que significa que inibe formação de cravos, controlando na produção de sebo.

Pode ser encontrado em farmácias no formato de sabonetes, pomadas, hidratantes, cremes e soros, com concentrações mais baixas. Que deseja concentrações maiores, precisa da receita de um dermatologista. Sabonetes podem ser utilizados de 12 em 12 horas, já os cremes, devem ser utilizados apenas pela noite.

Para que serve

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: Guia 55

Ele é atraído por gorduras e se dispõe entre células de camada superficial. Assim, controla a oleosidade, esfoliando a camada superficial da pele. O que melhora o aspecto de cravos e espinhas, assim como, doenças inflamatórias.

É indicado para doenças que fazem a pele ficar mais espessa como a psoríase, dermatite seborreica, calo, ictiose e a pitiríase versicolor por exemplo.

O ácido remove a camada superficial da pele, tendo também ação anti-inflamatória, anti bactericida e anti fungicida, o que faz melhorar a penetração de ativos na pele. Então, ou seja, associando ácido salicílico com algum antibiótico ou antifúngico, vai agir melhor.

Benefícios

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: UOL

Acompanhe, em seguida, os benefícios de usar o ácido:

Ele esfolia: Destrói células de camada superficial da pele, renovando elas.

Combate a acne: Ele diminui a produção do sebo, removendo também comedões.

Reduz cicatrizes e manchas causadas pela acne: Quando a camada superficial da pele é retirada, o ácido consegue diminuir e clarear manchas da pele e cicatrizes.

Melhora aspecto porosos e reduz oleosidade: Isso ocorre devido a diminuição da produção do sebo e da redução da oleosidade da pele.

Possui ação anti envelhecimento: Ele ajuda na produção de células novas.

Diminui o surgimento de novos cravos: Ele diminui a produção de sebo, o que atinge diretamente na redução de produção de cravos e espinhas.

É anti-inflamatório: Ele melhora a penetração dos outros ativos na pele, quando associados.

Melhora verrugas: O ácido tirar a camada superficial da verruga, que possui a córnea muito espessa.

Como usar

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: Boa forma

Existem vários sabonetes que podem ser usados em diferentes concentrações. Caso a concentração seja alta, é ideal que seja utilizado de noite, conforme receitado pelo dermatologista. Pode ser usado todos os dias, desde usos diários simples de um sabonete até um manipulado ácido.

Muitos acreditam que ácidos descamam a pele, mas é difícil disso acontecer com o ácido salicílico. Porém, pode ser que a pele sofra descamações leves de dois a três após o uso, vai depender da concentração. Ele é mais conhecido como sebo regulador.

No formato do peeling, o ácido tem que ser usado menos vezes, uma vez a cada duas semanas ou até mesmo uma vez por mês. Já que nesse formato, é mais agressivo. Ele é aplicado depois de uma limpeza no rosto para aumentar a camada a ser esfoliada da pele superficial. Por conseguinte, além de desinflamar, inibir produção de sebo e remover fungos e bactérias. O peeling é aplicado pelo médico no consultório.

Contraindicações

Ácido salicílico - O que é, como usar e contraindicações
Imagem: Delas

Caso surja algum tipo de alergia ou exposição solar intensa, como longas viagens pela praia, a pessoa deve suspender seu uso imediatamente. Além disso, pessoas que possuam peles muito sensíveis por conta de inflamações ou infecções, gestantes e pessoas alérgicas a aspirina não devem usar o ácido.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Anticoncepcional para acne – Como o remédio realmente funciona

Fontes: Dermaclub, Dermaclub, Minha vida

Imagem de destaque: UOL

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você