Beleza

Tipos de pele – Quais são, como identificar e cuidados especiais

Para ter uma pele saudável e bonita, é importante saber quais são os tipos de pele, Assim, você vai saber quais são os cuidados adequados.

Atualizado em 26/05/2020

Para ter uma pele saudável e bonita, é preciso alguns cuidados básicos. Existem vários tipos de pele e saber qual é seu é importante para que os cuidados sejam adequados.

São quatro os tipos de pele: normal, mista, seca e oleosa. Elas variam de acordo com a genética e os fatores internos e externos, como poluição e ar condicionado,, por exemplo.

Saber qual é o seu tipo de pele é essencial para que os cuidados sejam voltados para melhorias dos pontos negativos e não destaque.

Tipos de pele e cuidados essenciais

Normal

A pele normal é chamada assim, pois possui um equilíbrio ideal entre água e gorduras. Nem demais, para ficar muito oleosa; e nem de menos, para ressecar. Normalmente, as pessoas que tem esse tipo de pele possuem poros menores, textura aveludada e rubor natural.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Tua Saúde

Apesar de muito benefícios, a pele normal exige alguns cuidados sim. Ela deve ser mantida hidratada e é comum o aparecimento de rugas na região dos olhos. Portanto, é importante o uso de um creme específico para essa região. Além disso, os passos básicos de cuidados são essenciais: higienizar, tonificar, hidratar e proteger.

Seca

Essa pele tem grande deficiência de água e sebo. Por isso, ela tem o aspecto áspero e ressecado.

Quando falta oleosidade e umidade, a pele fica sem proteção, e isso pode gerar feridas e vermelhidão. É comum pessoas que têm essa pele apresentarem poros pouco visíveis, com aparência desidratada, com facilidade para craquelar e tendência ao ressacamento.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Tua Saúde

As pessoas com esse tipo de pele precisam redobrar os cuidados com hidratação. Além disso, a pele seca precisa de água para restabelecer a renovação celular.

O melhor a se usar nesse tipo de pele são os cremes e séruns, pois eles têm a capacidade de repor a água perdida. Por outro lado, é bom investir em produto anti-idade, pois nesse tipo de pele tende a aparecer rugas mais rápido.

Importante lembrar que todas as peles tendem a ficar secas à medida que envelhecem.

Oleosa

As pessoas com pele oleosa costumam ter os poros dilatados, a pele com muito brilho, pegajosa e propensa a acne. Isso porque esse tipo de pele produz muito sebo.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Tua Saúde

Normalmente, as pessoas com pele oleosa tendem a lavar o rosto muitas vezes ao dia, porém isso só aumenta a produção sebo. Assim como utilizar cremes gordurosos.

Esse tipo de pele é muito comum no Brasil, por isso existe uma grande variedade de produtos voltado para os cuidados da pele oleosa. Os melhores produtos são os livres de óleos (oil-free), loção, gel-creme e séruns.

Igualmente, é importante utilizar protetores solares com efeitos matte e que controlam a oleosidade. Se quiser saber mais veja nossa matéria: Maquiagem para pele oleosa – Como usar e melhores produtos.

Mista

A pele mista é aquela que possui todos os tipos de pele. Na zona T (testa, nariz e queixo) a pele é oleosa, e nas bochechas e extremidades do rosto, por exemplo, a pele é seca.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Tua Saúde

Costumam apresentar acne na região oleosa e, por outro lado, ressecar nas bochechas. O indicado nesse caso são produtos para controlar a oleosidade e hidratar. Contudo, é importante evitar o uso de produtos que causem adstringência demais. Também são recomendados produtos oil-free e em gel.

Problemas dos tipos de pele

Acneica

Às vezes, a pele oleosa produz sebo em excesso, e isso gera inflamações profundas e doloridas. Ou seja, espinhas e acnes. Isso se deve à excreção de gorduras pelas glândulas sebáceas, que criam uma proteção na pele e causam essas feridas.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Dermaflora

Esse tipo de pele deve ser tratada diretamente com um dermatologista. Pois, só ele consegue investigar as demais causas para o problema, como os hormônios.

Os produtos utilizados devem ser para controlar a oleosidade, ter ação secativa e também hidratar. Nesse sentido, é importante serem mais fluídos, para não entupir os poros e facilitar o nascimento de cravos.

Sensível

Esse tipo de problema de pele pode acontecer em peles secas ou oleosas. A pele sensível, como o próprio nome diz, é propensa a reações adversas com qualquer substância. Elas podem apresentar, por exemplo, coceira, vermelhidão, escamação e manchas.

Tipos de pele - quais são, como identificar e cuidar
Dermaclub

Os produtos recomendados são aqueles sem ácidos, que possam irritar a pele, bem como com ação calmante e/ou anti-irritante. Da mesma forma, é importante utilizar uma água termal para amenizar as irritações.

Cuidados para todos os tipos de pele

1- Beber bastante água

É sempre bom reforçar o consumo de água! Afinal, uma pele hidratada é de dentro pra fora. O corpo precisa de cerca 2 litros de água por dia.

2- Use sempre protetor solar

O protetor solar impede que os raios ultra-violetas agridam a pele e causam problemas. Além de prevenir o envelhecimento precoce. Ele é recomendado como último passo na rotina de cuidados.

3- Não se esqueça do Tônico Facial

O tônico facial é super importante para tirar todas as impurezas da pele e desobstruir os poros, afinal só água e sabão não conseguem limpar tudo.

4- Hidratação sempre

Todos os tipos de pele precisam ser hidratadas. É uma etapa muito importante até mesmo para peles oleosas.

Limpar (com água e sabão, de preferência neutro), tonificar (tônico facial, podendo ser adstringente), hidratar e proteger (com produtos específicos para cada tipo de pele) é rotina ideal.

Enfim, se você gostou dessa matéria também irá gostar de Demaquilantes – O que são, como usar, utilidade e melhores produtos.

Fonte: Eucerin, Lojaadcos, Sbd, Namu.

Imagens: Natacha HaddadTuaSaúde, Dermaflora, Dermaclub, Camim, Semblant.