Beleza

9 benefícios do óleo de coco para o cabelo e como aplicar

O óleo de coco é muito utilizado na culinária, mas ele também tem muitos benefícios para o cabelo, como reduzir o frizz.

Você com certeza já ouviu falar de uma conhecida ou amiga estar usando óleo de coco para o cabelo. Essa prática é muito comum entre as mulheres que seguem um cronograma capilar ou que têm um cuidado especial com as madeixas. Por isso, se você quer aprender como deixar seu cabelo incrível com óleo de coco natural, nós vamos te ensinar!

Entre os diversos benefícios do óleo de coco, podemos dizer que ele recupera os fios opacos e sem brilho. Além disso, é um ótimo ingrediente de nutrição, que também hidrata e recupera a beleza dos cabelos.

No entanto, mulheres precisam tomar muito cuidado na hora de usar esse produto. Isso porque, com o uso inadequado, seu cabelo pode ficar muito oleoso e pesado, dando um efeito indesejado. Por isso, é muito importante conhecer a frequência certa e o modo de uso correto para cada tipo de cabelo.

Quer saber mais sobre esse produto? Então vem com a gente!

O que é o óleo de coco para o cabelo?

O óleo de coco é um ingrediente muito conhecido dentro da culinária. Ele pode substituir o óleo de soja comum, o azeite, a manteiga, etc. Além de ser uma opção mais saudável e natural, ainda deixa um aroma e sabor diferenciados. No organismo, ele é mais facilmente digerido pelo fígado, e sua composição de triglicerídeos médios gera energia para o corpo, ao invés de outras gorduras que se transformam em gordura trans.

O óleo de coco é um composto vegetal, natural e muitas vezes orgânicos. Seus benefícios para saúde chamaram atenção, e então começou a se comercializar óleo de coco para cabelo.

Dentre suas propriedades, podemos falar que o óleo de coco é rico em vitamina K, vitamina E e ácidos graxos. Além do mais, ele também tem quantidades significativas de ferro, proteínas e gorduras monoinsaturadas, saturadas e poliinsaturadas.

Os benefícios do óleo de coco para os cabelos

Dos benefícios para a saúde nós já sabemos, mas quais são os benefícios do óleo de coco para os cabelos? Além de ser um ótimo meio de nutrir o cabelo, o óleo também irá deixar a aparência e textura dos seus cabelos bem hidratados e macios. Confira quais são os principais benefícios do uso:

1. Hidrata cabelos ressecados

Se o seu cabelo sofre com ressecamento e muita quebra, saiba que o óleo de coco pode ser seu grande amigo! Isso porque ele consegue hidratar profundamente os cabelos ressecados e opacos, com aspecto sem brilho e sem vida.

Os ácidos graxos desse ingrediente natural são capazes de penetrar e nutrir toda a camada mais profunda das cutículas capilares. Dessa forma, é capaz de nutrir e repara imediatamente os fios.

2. Tira o frizz de qualquer cabelo

Se o seu problema é o frizz, principalmente naqueles dias mais úmidos, o óleo de coco também pode ser sua salvação. Portanto, para amenizar o frizz em qualquer tipo de cabelo, concentre-se em fazer uma hidratação com esse ingrediente.

Com a reposição dos nutrientes, o óleo de coco garante que os fios cresçam mais fortes e alinhados. Dessa forma, cabelos que sofrem com o clima e precisam de uma hidratação extra para se manter no lugar, aposte no óleo de coco natural!

3. Movimento e leveza

Sabe aquelas pontas do cabelo, todas espetadas e sem vida? Então, o óleo de coco consegue recuperá-las! Por isso, se você tem muitas pontas duplas e ressecadas e não tem coragem de cortá-las, use e abuse do óleo de coco para o cabelo.

Para isso, é importante fazer a técnica da umectação capilar, ou seja, passar o óleo de coco diretamente nos cabelos. Vamos ensinar, mais a frente, como fazer isso da forma correta para cuidar dos seus cabelos.

4. Hidratação de cabelos com coloração

Mulheres com coloração no cabelo também são super convidadas a usarem e comprovarem os benefícios do óleo de coco! Sabemos que, depois de um processo de descoloração e/ou coloração, os fios ficam muito danificados e fracos, podendo quebrar facilmente.

Portanto, utilize a hidratação com o óleo de coco para cabelos que precisam de uma nutrição poderosa e que tem recuperação quase imediata. A dica para quem tem cabelos loiros ou mais claros é misturar o óleo de coco com uma máscara de hidratação com no próprio shampoo matizador, para evitar que os fios amarelem.

5. O óleo de coco para cabelo protege contra o ressecamento do shampoo

O famoso e querido pré-poo ou pré-shampoo também é uma técnica muito boa para evitar o ressecamento dos fios. Portanto, usar o óleo de coco nessa etapa da lavagem irá te ajudar a evitar que o shampoo resseque suas madeixas.

Isso porque o óleo de coco impede que o shampoo retire mais óleo do que o necessário dos fios. Dessa forma, a oleosidade natural dos fios é preservada e mantida, sem muitos problemas. Além disso, o óleo de coco também irá proteger seus fios contra ações externas, como poluição, sol, cloro e sal.

6. O óleo de coco para cabelo pode ser usado com muitos outros produtos

O óleo de coco para cabelo é muito versátil e útil. Ele pode ser misturado e aplicado em diversos produtos para cabelo, como máscara de hidratação e nutrição, shampoos, entre outros. Isso porque suas propriedades naturais possibilitam que não haja muitas reações adversas.

Nas misturinhas caseiras, então, o óleo de coco para cabelo é super bem-vindo. Além disso, ele irá ajudar a reforçar a eficiência dessas receitas caseiras, e dar mais brilho e maciez para os cabelos.

7. Pode ser usado em cabelos lisos, finos, ondulados, crespos, cacheados

Como já mencionamos, todos os tipos de cabelos podem se beneficiar do óleo de coco! Isso porque suas propriedades de nutrição e hidratação não prejudicam nenhum tipo de cabelo.

No entanto, existem formas corretas que o óleo de coco para cabelo pode ser utilizado. Por isso, é importante se atentar a essas técnicas para que o resultado seja tão bom quanto o esperado. Acima de tudo, se perceber qualquer irregularidade, procure um cabelereiro de confiança.

8. Melhora a saúde do couro cabelo

Além de tudo isso, o óleo de coco natural para cabelo também faz bem para a saúde do seu couro cabeludo. Aliás, ele tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajuda nesse cuidado.

Além de tudo isso, ele também melhora a circulação sanguínea da região, o que auxilia no crescimento e deixa os cabelos mais fortes e resistentes. E também, controla a oleosidade natural dos fios e ameniza as capas.

9. O óleo de coco para cabelo sela os fios

Por fim, o óleo de coco além de penetrar na cutícula dos fios, também consegue selar um por um, retendo a umidade natural do cabelo, o que mantém ele muito hidratado, por muito mais tempo.

Ele também é altamente condicionante, e serve para tonificar as madeixas, nutrindo de forma profunda. E, enfim, é capaz de retardar o envelhecimento precoce dos fios e evitar a calvície.

Óleo de coco para de cabelo: quem pode usar?

O óleo de coco para cabelo é o queridinho entre mulheres com cabelos crespos e cacheados. Isso porque mulheres com esses tipos de cabelo tendem a sofrer mais com a umidade e com o ressecamento dos fios, por serem muito finos. Além disso, em cabelos curvos em espiral ou em Z, a oleosidade natural do couro cabeludo dificilmente tem força para chegar até as pontas, diferentemente dos cabelos lisos e ondulados.

No entanto, por ser uma ótima fonte de nutrição e hidratação, o óleo de coco pode, como deve, ser usado em todos os tipos de cabelo. Especialmente se o seu cabelo ter passado por muitas químicas ou estiver ressecado, sem vida, quebradiço e opaco, com muito frizz ou pontas duplas. O óleo de coco, como já vimos, ajuda em todos esses aspectos.

Não há nenhuma contraindicação quanto ao uso, no entanto, o uso do óleo deve ter moderação. Aliás, é muito fácil de usar esse produto, então vem com a gente que vamos te ensinar o jeito certo de usar esse ingrediente, para não deixar seus cabelos muito oleosos, e com certeza, evitar o temido “efeito rebote” das hidratações.

Maneiras de usar o óleo de coco para cabelo

Existem muitas maneiras de como aplicar o óleo de coco no cabelo, e essas formas irão depender muito do seu tipo de cabelo e qual resultado você espera obter com o óleo. Por isso, preste atenção nesses jeitos que iremos te recomendar e fique linda, com o cabelo muito hidratado, bem finalizado, sem frizz e muito macio.

1. Umectação capilar com óleo de coco

Esse é um procedimento muito famoso e adorado pelas mulheres. A famosa umectação capilar é a técnica de passar uma camada de óleo por cima dos cabelos e deixar por duas horas ou até mesmo por uma noite inteira. No entanto, a umectação com óleo de coco, ou seja, aplicar o óleo diretamente nos fios, é recomendada apenas para mulheres que tenham o cabelo crespo ou cacheado e precisam de uma nutrição a mais.

Se o seu cabelo for liso ou ondulado, o ideal é usar produtos que tenham óleo de coco, como máscaras e shampoos, e evitar a oleosidade excessiva com o uso do óleo. Porém, se o seu cabelo estiver muito ressecado e quebrado, você poderá fazer a umectação, mas usando o óleo em quantidades menores.

Passo a passo para fazer umectação capilar com óleo de coco

Primeiramente, para fazer essa técnica você deve estar com os cabelos sucos e secos. Portanto, não é necessário molhar ou lavar os cabelos antes de aplicar o óleo. Em seguida, pegue o óleo de coco natural e aplique uma boa quantidade no comprimento e nas pontas, até seu cabelo ficar com aspecto de “sujo”.

Então, continue massageando o cabelo, mecha por mecha, e gentilmente com as pontas dos dedos massageie o couro cabeludo. Dessa forma, não é necessário aplicar óleo diretamente no couro cabeludo, apenas utilizar o que já está nas suas mãos.

Por fim, para evitar sujeiras, prenda o cabelo em um coque firme e, se preferir, utiliza também uma touca. Em seguida, deixe agir por no mínimo 40 minutos. Você pode também fazer a umectação a noite e dormir com o óleo no cabelo. Nesse caso, lembre-se de proteger bem sua fronha e seu travesseiro.

Finalmente, para retirar o óleo de coco do cabelo é fácil: lave normalmente com água, shampoo e o condicionador da sua preferência. Se achar necessário, utilize o shampoo duas vezes para retirar todo o óleo de coco do cabelo.

2. Pré-shampoo com óleo de coco para cabelo

Como já dissemos, o óleo de coco serve como um ótimo pré-shampoo, para evitar que o shampoo deixe os fios ressecados demais e atrapalhe na oleosidade natural das madeixas. Para isso, portanto, você deve passar o óleo de coco nos cabelos secos antes de lavá-los com o shampoo tradicional.

Além disso, você também pode misturar o óleo de coco com máscaras de hidratação liberadas para a técnica de pré-poo. Dessa forma, misture o óleo de coco na máscara de sua preferência e aplique no cabelo seco 20 minutos antes de tomar banho. Isso irá proteger os fios da ação adstringente do shampoo.

Por fim, o ideal é fazer essa técnica pelo menos uma vez na semana para garantir que os fios estejam protegidos.

3. Desembaraçar o cabelo com óleo de coco

O óleo de coco para cabelo também é bom para desembaraçar os cabelos. Como já mencionamos, ele tem altas propriedades condicionantes, o que ajuda a desatar nós e pentear os cabelos com facilidade. Por isso, aposte nesse produto para pentear os fios.

Dito isso, para desembaraçar seu cabelo com óleo de coco, depois de retirar o excesso de água dos cabelos após o banho, borrife um pouco do óleo. Pode aplicar também com as mãos, mas tem que ser em pouca quantidade. Por fim, penteie normalmente e você verá a facilidade para desembaraçar os fios!

4. Óleo de coco para acabar com o frizz do cabelo

Para acabar ou pelo menos amenizar o tão temido frizz nos cabelos, o óleo de coco pode te ajudar. Para tanto, você pode ter o óleo de coco em estado líquido dentro de um potinho, sempre com você, para amenizar os fiozinhos arrepiados.

Penteie o cabelo normalmente e, por fim, você estará com o cabelo perfeito e com os fios alinhados. Além disso, você também estará nutrindo o cabelo e deixando-o mais saudável.

5. Óleo de coco com máscara de hidratação

Uma das maneiras mais comuns e populares de usar o óleo é fazendo misturinhas de máscara de hidratação + o queridinho óleo de coco para cabelo. Dessa forma, você irá juntar as propriedades da sua máscara preferida e os benefícios do óleo de coco.

Para essa mistura, coloque duas colheres do seu creme favorito com uma colher de óleo de coco. Misture bem e aplique diretamente nos cabelos limpos, retirando o excesso de água. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem e use o condicionador que você preferir.

6. Óleo de coco para cabelo como protetor solar e térmico

Para usar o óleo de coco para cabelo como protetor térmico e solar, você só necessita aplicar o óleo de coco nos cabelos ainda úmidos, após a lavagem. Dessa forma, ele irá proteger seu cabelo contra o calor do sol e dos secadores e chapinhas. Aproveite, mas não exagere na dose, para não deixar seus cabelos pesados ou oleosos depois de ter acabado de lavar.

7. Condicionador natural de óleo de coco

Para usar o óleo de coco como condicionador, você irá primeiramente lavar o cabelo com shampoo, do jeito que você está acostumada. Em seguida, aplique o produto nos cabelos úmidos normalmente e espere um ou dois minutos antes de enxaguar.

No entanto, vale lembrar que o óleo de coco não substitui o uso do condicionador sempre! Portanto, você pode alternar o uso desses produtos, por pelo menos uma vez na semana, para usufruir de todos os benefícios dos dois!

8. Hidratação caseira com óleo de coco

Aqui vai uma receitinha caseira e barata para você usar o óleo de coco nos cabelos. Para essa hidratação, portanto, você só precisará de óleo de coco e mel. Primeiramente, então, lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água, com uma toalha ou camiseta de algodão, para não danificar os cabelos.

Em seguida, misture uma colher de chá de óleo de coco e uma colher de sopa de mel em um recipiente, mexa muito bem. Logo, aplique no cabelo mecha a mecha e deixe agir por 40 minutos. Por fim, lave com shampoo e condicionador normalmente e finalize do jeito que preferir. Essa hidratação irá garantir muito brilho e maciez para suas madeixas.

9. Finalização dos cabelos com óleo de coco

Depois de todas essas técnicas, nada como uma finalização de cabelos cacheados e crespos com o bendito óleo de coco! Ele é perfeito para finalizar esse tipo de cabelo, e tudo que você precisa é aplicar ele após sua lavagem normal. Então, retire o excesso de água das madeixas e aplique uma quantidade pequena de óleo nas mãos e espalhe no comprimento e pontas do cabelo.

Além disso, o óleo de coco também é bom para se usar quando em estado sólido e pastoso. Isso acontece após ele ser resfriado por um tempo. Dessa forma, ele fica como uma pomada, que pode ser usada para finalizar e tratar os cabelos, da maneira que você preferir.

Qual a frequência ideal para usar o óleo de coco para cabelo

Existem cabelos e cabelos, e para cada tipo, existe uma frequência adequada para se usar o óleo de coco para os fios. Isso porque alguns cabelos são mais oleosos que outros, enquanto uns são mais ressecados. Por isso, atente-se quanto as vezes que você deve usar o óleo de coco nas suas madeixas para ter ele sempre nutrido e brilhoso.

Cabelos ondulados

Para esse tipo de cabelo, uma curvatura depois dos lisos, o ideal é usar o óleo de coco nos fios somente uma vez a cada dez dias. Isso porque, essa etapa é de nutrição, e o cabelo ondulado necessita mais de hidratação, diferentemente dos cabelos crespos, por exemplo.

Apesar disso, perceba como é a reação do seu cabelo depois que aplicar o óleo de coco. Dessa forma, você pode perceber se necessita aplicar mais ou menos vezes o produto nos cabelos.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados precisam de nutrição por, no mínimo, uma vez na semana. Por isso, usar o óleo de coco nos cabelos cacheados uma vez na semana irá deixá-los com aspecto saudável, repondo os nutrientes necessários e muito mais belos e brilhosos. Essa é a frequência mais correta para os cabelos cacheados.

Cabelos crespos

Já em cabelos crespos, o óleo de coco precisa ser introduzido nos produtos diariamente. Isso porque os cabelos crespos precisam de uma nutrição mais profunda. Portanto, por volta de duas vezes na semana, você pode usar o óleo de coco para fazer uma nutrição mais intensa.

No entanto, não precisa necessariamente ser uma umectação com o óleo de coco duas vezes na semana. Se você utilizar algum das técnicas mencionadas, já estará ótimo!

Cabelos muito crespos

Finalmente, em cabelos muitos crespos, ou melhor, crespíssimos, o ressecamento certamente estará mais presente. Não por falta de cuidado, é claro, mas seu cabelo crespo perde muito mais nutrientes do que outros tipos de cabelo. Por isso, o óleo de coco é um grande aliado.

A frequência de usos pode ser a mesma que a de cabelos crespos, porém, se você sentir a necessidade, pode aumentar os cuidados. Dessa forma, aplique mais ou menos vezes o óleo de coco nos cabelos sempre que quiser os fios mais sedosos e brilhantes.

Enfim, você já usou óleo de coco para o seu cabelo? Comente o que achou nos comentários, nos deixe saber se você gostou ou não!

Aliás, se você gostou dessa matéria confira também essa outra sobre Óleo de Ojon – O que é, benefícios para o cabelo e como usar.

Fontes: L’oreal Paris, Beauty Color, Tô de cacho

Imagem de destaque: Zaffari Card

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você