Cabelos arrepiados – Causas e como diminuir o frizz

Os dias de cabelos arrepiados são sempre os piores, mas com alguns cuidados, é possível evitar o efeito de nuvem e o estresse.

É praticamente uma verdade universal que ninguém gosta de cabelos arrepiados. O frizz, um dos maiores vilões quando o assunto é o cuidado dos fios, possui diversos motivos para fazer sua aparição. Normalmente, é necessário recorrer a alguns métodos alternativos nos dias de “bad hair day”, prendendo o cabelo e segurando o estresse. Todavia, apesar do drama do cabelos arrepiados, ainda existem alguns ótimos truques para se livrar da nuvem de fios no topo da cabeça.

Antes de mais nada, é importante entender que existem várias explicações para a aparição dos cabelos arrepiados. Umidade do ar, falta de hidratação e químicas excessivas são alguns deles, assim, quando descoberta a fonte do problema, torna-se mais fácil resolvê-lo. Seja como for, o frizz não é o fim do mundo e pode ser tratado.

Confira abaixo mais informações a respeito das causas dos cabelos arrepiados, bem como 10 dicas infalíveis para salvar seus fios do frizz estressante.

Cabelos arrepiados
Fonte: All Things Hair

O que deixa os cabelos arrepiados?

Primeiramente, é interessante saber que determinados tipos de cabelo sofrem mais com o frizz do que os outros. São eles os ondulados, grisalhos e cacheados. As causas variam bastante: a própria umidade do cabelo que penetra nos fios, as químicas excessivas que os deixam desidratados e quebradiços. O cabelo branco, por exemplo, já é naturalmente uma vítima do efeito arrepiado.

Existe ainda a possibilidade do nascimento dos chamados cabelos novos, ou “baby hair”, que ocorre após a queda de cabelo. Seu comprimento muito diferente do resto dos fios faz com que eles permaneçam em pé, dando a mesma impressão do frizz. Até mesmo secadores muito quentes podem ser vilões quando esse é o assunto, já que ele é a causa da quebra e da desidratação.

Cabelos arrepiados
Fonte: Madeixa

Como diminuir o frizz

Apesar de ser extremamente chato de lidar, os cabelos arrepiados não são impossíveis de ser domados. Com paciência e mais atenção na hora de cuidar dos fios, você pode diminuir e muito o efeito de nuvem.

1 – Invista nos óleos

Fonte: salonline

Se a umidade é a responsável por deixar seus cabelos arrepiados, usar óleos após a lavagem pode ser a resposta para seus problemas. O produto funciona como um selante para os fios, impedido que a umidade penetre. Contudo, tome cuidado com a aplicação em excesso, pois eles podem dar um aspecto pesado e oleoso às mechas.

2 – Hidratação

Fonte: Santo Remédio

No caso do frizz, a hidratação é mais importante do que nunca, e não apenas após a lavagem. Antes, durante e depois são possibilidades quando se quer destruir o aspecto arrepiado, assim, considere uma rotina com a inclusão de pré-shampoo, bem como produtos especificamente hidratantes.

Até mesmo cremes de pentear podem entrar em jogo, pelo fato de criarem uma camada protetora nos fios, impedindo que eles fiquem arrepiados. Para as cacheadas, utilizar produtos antes de dormir e de colocar uma touca de cetim, por exemplo, pode potencializar os efeitos da hidratação. Quanto mais hidratado o cabelo, menos suscetível ao frizz ele é.

3 – Água quente e frizz

Cabelos arrepiados
Fonte: All Things Hair

A combinação de lavagem com água quente é a receita perfeita para deixar os cabelos ainda mais arrepiados. Não há motivo para investir tanto em hidratações e produtos bons se você lava os fios com água muito quente, que ajuda a desidratar o cabelo e, como resposta, o deixa ainda mais suscetível ao frizz. A água morna é o máximo que as madeixas devem receber.

4 – Cuidado com o secador

Fonte: Claudia

Do mesmo modo, as altas temperaturas dos aparelhos térmicos são terríveis para o frizz, bem como para a saúde do cabelo. Caso seja difícil abrir mão do secador, tome cuidado para que o aparelho não fique muito próximo da sua cabeça, e utilize uma escova de modelar para auxiliar na secagem. Investir em um bom protetor térmico para os fios também é excelente para impedir que o calor os estrague.

5 – Acessórios de madeira para cabelos arrepiados

Cabelos arrepiados
Fonte: All Things Hair

Você sabia que acessórios de madeira são ótimos para repelir o frizz? O efeito não ocorre diretamente. A resposta para isso é a eletricidade, à qual o cabelo é extremamente sensível, tornando a possibilidade deles ficarem arrepiados maior ao escová-los com escovas de plástico. Nesse sentido, optar por tanto escovas quanto materiais diversos de madeira é uma boa pedida.

6 – Abandone os shampoos com sulfato

Fonte: Aneethun

Mesmo que os sulfatos seja excelente para limpar os fios, eles ainda são grandes agentes do ressecamento e do frizz. Assim, considere adquirir opções sem sulfato, mas que ainda vão lhe oferecer o mesmo efeito de limpeza.

7 – Toalhas e frizz

Fonte: Me Apaixonei

Outra máxima das dicas para evitar os cabelos arrepiados é não esfregar os fios na toalha após o banho. O hábito é praticamente involuntário, mas tenha em mente que as madeixas devem ser tratadas com cuidado e delicadeza. Qualquer movimento mais brusco deve contribuir com o frizz, portanto, apenas tire o excesso de umidade.

O mesmo também se aplica na hora de lavar os cabelos. Faça movimentos leves ao aplicar o shampoo, apenas com a ponta dos dedos, sem esfregar o couro cabeludo com força.

8 – Produtos anti-frizz

Cabelos arrepiados
Fonte: Reviewbox

Além de todos os truques possíveis para destruir o efeito do frizz, investir em produtos anti-frizz também é algo necessário. Existem diversos produtos diferente que devem fornecer ajuda para os cabelos arrepiados, e eles podem ser encontrados na grande maioria de lojas de cosméticos e mercados.

9 – C0-wash

Cabelos arrepiados
Fonte: Beleza e Saúde

Você já ouviu falar do co-wash? A técnica consiste em apenas aplicar o condicionador durante a lavagem, deixando seu poder hidratante fazer efeito no cabelo. A tentativa pode ser interessante caso seus fios estejam sofrendo muito com o frizz e o ressecamento, pelo fato do condicionador fornecer uma hidratação excelente.

10 – Aprenda a conviver com os cabelos arrepiados

Cabelos arrepiados
Fonte: Fortíssima

Por fim, não há muito segredo nos dias em que o cabelo não dá trégua. É necessário aprender a conviver com o efeito de nuvem uma vez ou outra, já que acabar com ele não é uma opção. Sua existência é natural para todas as mulheres e, com alguma paciência, você deve conseguir lidar com eles. Quando o frizz for impossível de domar, considere optar por novos penteados, como tranças ou rabos de cavalo com acessórios bonitos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Botox capilar caseiro, o que é? Benefícios para o cabelo + receita

Fontes: Cabelo, All Things Hair, Pure People

Imagens: Fortíssima, All Things Hair, All Things Hair, All Things Hair, Aneethun, Claudia, Beleza e Saúde, Santo Remédio, Madeixa, Me Apaixonei, Reviewbox, Salonline, Rádio Aratiba


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários