Beleza

Glicerina no cabelo – Benefícios para os fios e como usar

A glicerina no cabelo pode ser uma ótimo aliado para potencializar a hidratação justamente por reter e manter a umidade nos fios.

Atualizado em 24/09/2020

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre a glicerina. Afinal, a glicerina está presente em vários produtos cosméticos que usamos no dia a dia, como shampoos e sabonetes. E isso não é à toa, já que esse componente oferece uma série de benefícios tanto para o cabelo quanto para a pele. A glicerina no cabelo é uma ótima opção para potencializar ainda mais os efeitos da hidratação e fortalecer os fios, deixando os mais bonitos e sedosos.

Sendo assim, a glicerina se tornou muito popular nos tratamentos caseiros para as madeixas. Muito além de deixar os fios mais hidratados, já que a glicerina no cabelo retém a umidade, ela também reduz o frizz, combate as pontas duplas e devolve o brilho e maciez dos fios. Além de ser muito barato e acessível.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre os benefícios da glicerina no cabelo e formas de incluí-la no seu cronograma capilar. Confira.

A glicerina no cabelo

Dr. Lucas Fustinoni

A glicerina, também conhecida como glicerol ou propano, é um composto orgânico com função de álcool. Ela pode ser obtida através de um processo chamado hidrólise feito com gorduras vegetais ou vegetais naturais, os chamados triglicerídeos, ou por meio de síntese química de petroquímicos. Sendo assim, existem dois tipos de glicerina, a vegetal e a sintética, sendo a primeira a melhor para o tratamento capilar.

Sendo assim, a glicerina vegetal é um ingrediente umectante, lubrificante e emoliente, com eficácia cientificamente comprovada. Isso significa que ela ajuda com que a pele e os fios mantenham a sua umidade natural. Desse modo, os efeitos da glicerina no cabelo são realmente surpreendentes, uma vez que ela tem o poder de puxar a umidade do ar para os fios, contribuindo para a reposição e retenção de água.

Portanto, ela ajuda a manter o cabelo hidratado por mais tempo, sendo uma opção muito eficaz e barata de tratar os fios. Então, é importante ressaltar que a glicerina no cabelo pode sim agir de forma isolada nos fios, promovendo uma hidratação. Contudo, isso não substitui outras hidratações, até porque o cabelo precisa de outros nutrientes que a glicerina sozinha não consegue oferecer. Sendo assim, o ideal é usá-lar para potencializar a sua hidratação tradicional.

Benefícios da glicerina no cabelo

Bleeza

Desse modo, a glicerina no cabelo não apenas ajuda na hidratação, como dito anteriormente, mas também trás vários outros benefícios essenciais para se manter os fios bonitos e saudáveis. Confira a seguir:

  • Retém a umidade do ar dentro dos fios;
  • Controla o frizz;
  • Combate as pontas duplas;
  • Contribui para o fortalecimento dos fios, deixando-os mais fortes e resistentes à quebra;
  • Promove maciez e brilho;
  • Estimula a definição dos cachos;

Devido a todos esses benefícios o uso da glicerina no cabelo se tornou popular, rendendo uma série de receitas caseiras que prometem verdadeiros milagres. Sendo assim, se o seu cabelo está precisando de uma hidratação mais potente, talvez deva incluir a glicerina na sua rotina de cuidados capilares.

Como usar glicerina no cabelo

Saúde Lab

Então se esse for o caso, saiba que é muito simples incluir a glicerina nos seus tratamentos capilares. Além de ser fácil de achar, sendo encontrada em qualquer farmácia ou loja de produtos cosméticos, se trata de um ingrediente muito barato. Portanto, veja a seguir uma das principais formas de usar a glicerina no cabelo.

Hidratação com glicerina

Essa é a mais comum e fácil de fazer. Para fazer uma hidratação com glicerina, você irá precisar apenas de uma máscara hidratante de sua preferência e 5 ml de glicerina. Misture os dois ingredientes e aplique no cabelo como de costume. Em seguida, prenda o cablo e coloque uma touca térmica, deixando agir por cerca de 20 minutos. Por fim, é só enxaguar o cabelo normalmente. Os efeitos da glicerina podem ser notados já a partir da primeira aplicação.

Mistura hidratante com glicerina

Essa é outra opção muito prática e com resultados incríveis. Para isso, você irá misturar 10 ml de bepantol líquido, mais 10 ml de glicerina e 2 colheres de sua máscara hidratante. Depois é só aplicar a mistura no cabelo, colocar a touca e deixar agir por 20 minutos.

Máscara caseira com glicerina

Nessa opção você usará a glicerina para fazer uma máscara caseira babadeira, que deixará o cabelo hidratadíssimo. Misture 15 ml de máscara hidratante, 5 ml de glicerina, 3 gosta de óleo vegetal de sua preferência e 1 colher de vinagre de arroz. A aplicação é a mesma que você já está acostumada, deixando a mistura agir por 20 minutos e enxaguando em seguida.

Hidratação de óleo de coco com glicerina

O óleo de coco é um velho conhecido das hidratações caseiras e poder aliado da glicerina para promover resultados ainda mais satisfatórios. Desse modo, basta misturar 2 colheres de máscara hidratante com duas colheres de óleo de coco e 5 ml de glicerina. Aplique com o cabelo limpo e deixe agir por 15 minutos. Após o enxágue é possível notar o efeito de uma hidratação profissional.

Potencializar máscaras e ampolas com glicerina

Outra opção muito usada da glicerina é para potencializar máscaras e ampolas. O que é muito prático e fácil, já que basta adicionar cerca de 5 ml de glicerina na sua máscara ou ampola. A dica é que toda vez que usar a glicerina utilizar a touca térmica, para garantir um resultado ainda melhor.

Máscara de glicerina e babosa

A glicerina e a babosa podem ser fortes aliados para deixar os cabelos mais fortes, brilhantes e sem frizz. Nesse caso, misture duas colheres de gel de babosa e duas colheres glicerina vegetal. E então, aplique no cabelo úmido da raiz até as pontas, massageando bem. Deixe agir no cabelo por 20 minutos. O ideal é fazer isso de 15 em 15 dias para resultados melhores.

Dicas para usar a glicerina

N1

Como visto até aqui, não tem muito segredo na hora de usar a glicerina no cabelo. No entanto, alguns dicas podem ajudar a aproveitar a glicerina da melhor forma.

  • A umidade do ar pode fazer toda a diferença na sua hidratação. Sendo assim, a dica é optar por usar a glicerina em dias em que a umidade estiver acima de 70%. Isso porque nos dias mais secos, a glicerina não terá de onde retirar a umidade, podendo não ter um efeito tão bom.
  • Outra opção é tornar o ambiente mais úmido, para isso você pode borrifar água nos fios logo após aplicar a hidratação com glicerina.
  • Para quem mora em um lugar que é naturalmente mais seco, a dica é diluir algumas gotas de glicerina em uma quantidade de água e aplicar com um borrifador.
  • Em hipótese alguma seque o cabelo com um secador ou utilize ferramentas de calor, como chapinha ou modelador de cachos após fazer a hidratação. Isso porque esses aparelhos irão remover toda a umidade dos fios, deixando os mais ressecados.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 10 dicas para fortificar e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Fontes: Cabelo Bom é o Meu Pajaris Tô de Cacho

Imagem destacada: Dicas de Mulher

Imagens: Dr. Lucas Fustinoni Saúde Lab Bleeza N1