Beleza

Crescimento do cabelo – 10 dicas para fortificar e fazer crescer mais rápido

Veja como ajudar o crescimento do cabelo através de dicas que você pode fazer em casa, além de desmistificar mitos e verdades sobre os fios.

Atualizado em 09/09/2020

Ter o cabelo dos sonhos não está tão distante quanto você imagina. Ao seguir passos primordiais de saúde dos fios você garante fortalecimento das madeixas, brilho, maciez, e claro, crescimento do cabelo contínuo.

Você pode até não acreditar, mas alimentação equilibrada não é sinônimo apenas para uma vida fitness. Em primeiro lugar, seu cabelo implora por nutrientes, proteínas e vitaminas. Ademais, é necessário evitar estresse, saber lavar o cabelo, seguir um bom cronograma capilar e saber comprar o produto certo para o seu tipo de cabelo.

crescimento do cabelo ao longo do tempo
N1

Caso não saiba, os seus fios já crescem naturalmente. Em síntese, o seu cabelo cresce em média, de 0,8 a 2 centímetros de comprimento por mês. De antemão, se o seu cabelo não está nessa média, algo de errado não está certo!

Logo, vamos te mostrar uma série de dicas, informações, mitos e verdades ao redor do seu cabelo que vão te mostrar como fortalecê-lo e com isso garantir que ele cresça mais rápido e saudávelmente.

Entretanto, antes de tudo, é preciso compreender como funciona o processo biológico do crescimento do cabelo.

Ciclo do crescimento do cabelo

ciclo do Crescimento dos fios
Ciclo do crescimento dos fios

É chamado de folículo pioloso a estrutura anatômica que produz e faz crescer um fio de cabelo. No entanto, é indicado entender o ciclo do crescimento do cabelo antes de tentar buscar a resposta sobre por quê da queda dos fios.

O ciclo de crescimento é definido num padrão cíclico contínuo e de descanso de três fases, sendo elas:

1. Anágena: crescimento

Esta fase corresponde ao crescimento ativo do cabelo, durando de dois a oito anos.

2. Catágena: degradação

Nesta faseo cabelo começa a morrer. O folículo é quase totalmente danificado e falece em até três semanas.

3. Telógena: repouso

Durante três meses, o cabelo morto é “empurrado” pelo novo fio anágeno para crescer no lugar.

Por que cai tanto cabelo?

queda dos cabelos
HPD

Definitivamente é extremamente normal o cabelo cair. Em média, de 500 a 100 fios de cabelos telógenos caem todos os dias. Até 10% do seu cabelo estão na fase telógena e serão substituídos por novos fios.

Em suma, são várias as causas da queda dos cabelos. Assim como calvice a estresse, a queda dos cabelos pode ser normal, no entanto, se for excessiva por indicar algum problema maior.

Além das citadas acima, medicamentos, quimioterapia, problemas hormonais, doenças da tireoide, doenças de pele e diversas outras podem ocasionar a queda dos fios.

Dicas para fazer o cabelo ganhar força e crescer mais!

1. Vitaminas para o crescimento do cabelo

Ferro, vitaminas do Complexo B e Biotina, vitaminas A, C, D e E, são ótimos nutrientes para o crescimento do cabelo. Assim como muitas delas são vendidas em farmácias com esta finalidade e você pode intercalá-las no seu cronograma capilar. No entanto, consulte um especialista na hora de escolher quais usar.

vitaminas para cabelos crescerem
Retail Box

2. Aposte em alimentos ricos em proteínas

Leite, ovos, peixe, cenoura e iorgute, são alimentos ricos em proteínas que auxiliam na formação da matriz capilar, onde dá origem ao cabelo e a barba. Logo, ao consumir essas proteínas, você estará estimulando a saúde dos fios, assim conquistando cabelos mais fortes para o crescimento.

ovos para o cabelo crescer
Melhor com Saúde

3. Não passar condicionador ou creme sem enxágue no couro cabelo

Quase todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar: couro cabeludo não é lugar para condicionador, muito menos creme sem enxágue. Além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, estes produtos em contato com o local da raiz dos fios dificulta o crescimento, além de poder dar caspa. Portanto, o ideal é que passe as soluções quatro dedos após a raiz, no mínimo.

creme na raiz
Getty

4. Não prender o cabelo com força

Ao contrário do que muita gente pensa, prender com força o cabelo não auxilia em nada no crescimento. De fato, uma pressão moderada pode facilitar o crescimento, no entanto, se for puxado com muita força, o cabelo pode chegar a cair.

Ademais, prender o cabelo quando estiver molhado também não é indicado. Isso pode ajudar no desenvolvimento de fungos e mau cheiro.

Crescimento do cabelo: 10 dicas para fortificar e fazer crescer mais rápido
All Things Hair

5. Pentear e/ou massagear o couro cabeludo para o crescimento do cabelo

Aproveite a hora de passar o shampoo para fazer uma boa massagem utilizando as pontas do dedo. No entanto, como não dá para lavar o cabelo todos os dias, pentear os cabelos também vale. Estes movimentos estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Dessa forma, auxilia no crescimento do cabelo. Da mesma forma ocorre com a barba. Neste caso, o indicado é penteá-la com um pente fino.

Uma dica importante ao pentear: inicie os movimentos sempre de baixo para cima com ele úmido. Dessa forma, você evita a quebra dos fios.

massagear couro cabeludo
Fabiana Scaranzi

6. Cronograma capilar para o crescimento do cabelo e fortificá-lo

Manter um cronograma capilar eficiente e ficaz é a melhor forma de ajudar no crescimento do cabelo. Em suma, essa rotina de cuidados intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Como resultado, cada uma dessas etapas traz uma solução diferentes para os cabelos, mas a somatória de todas é um cabelo mais forte e resistente, o que fortalece o crescimento.

cabelo crespo e longo
Beleza Extaordinária

7. Evitar usar bonés

Seja como for, ao abafar a raiz dos cabelos, você prejudica o crescimento dos cabelos. Além disso, ajuda a desenvolver fungos. Portanto, devem ser evitados o uso frequente de bonés.

mulher de boné
Italia Milano

8. Deixar de fumar para melhorar o crescimento do cabelo

O cigarro contém diversas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde dos cabelos. Ele torna os vasos sanguíneos mais estreitos, assim impedindo que o sangue transmita os nutrientes necessários para a raiz dos fios.

mullher fumando
Uol

9. Evite chapinha excesso

Escova, chapinha, a babyliss, entre outros. Estes instrumentos térmicos são perfeitos para detonar com seu cabelo, se utilizados em excesso. Portanto, uma solução é diminuir o ritmo de uso e além disso, utilizar um protetor térmico no cabelo sempre antes do uso.

Assim também é preciso utilizar o secador corretamente. Use o instrumento à 15cm dos fios e não o deixe parado por muito tempo no mesmo local.

chapinha em excesso
Lavras

10. Corte as pontas dos cabelos a cada 2 ou 3 meses

De início, cortar o cabelo com certa frequência ajuda na saúde dos fios e com isso aumenta as chances dele crescer ainda mais. Contudo, o ideal é que apenas corte as pontinhas danificadas para manter uma boa aparência a cada dois ou três meses, dependendo da necessidade dos fios.

cortando as pontas do cabelo
Alto Astral

Crescimento do cabelo: mitos e verdades

1. Amarrar o cabelo forte faz crescer mais rápido

Antes de tudo, amarrar fote o cabelo, melhor nem pensar nisso, viu? Seja como for, o cabelo muito esticado pode levar a quebra e a xuxinha muito apertada danifica os fios.

2.Anticoncepcional no xampu para o cabelo crescer mais

Parece inacreditável, né? Mas esse costume virou febre na década de 90 e muita gente ainda acredita nessa premissa. Segundo especialistas, o anticoncepcional é para ser ingerido para e não há benefícios quanto ao uso tópico no cabelo.

3. Cortar o cabelo na lua crescente acelera o crescimento

Acreditar que a lua influencia no cabelo é uma crença. Em suma, cientificamente não há nada comprovado que funcione.

lua cortar cabelo
Marie Claire

4. Escovar o cabelo à noite faz o cabelo crescer

Em primeiro lugar, escovar o cabelo à noite para crescer os fios, não tem nada de confiável. Por exemplo, além de você gastar o tempo que poderia estar decansando enquanto escova o cabelo tarde da noite, pode dar efeito contrário e acabar perdendo fios de tanto escovar.

5. Quanto mais corta, mais cresce

Antes de mais nada, quando se corta o cabelo com uma certa frequência, nota-se os fios mais forte e bonito, o que dá a impressão que ele cresce cada dia mais saudável. Contudo, não há nada comprovado de que quando se corta mais, mais rápido é o crescimento. Todavia, ao manter uma certa frequência de cortes pelo menos das pontinhas, ajuda o cabelo a manter a saúde e menos quebradiço, logo, aparenta estar sempre crescendo.

6. Suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo

Em suma, suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo sim, porém é verdade em partes. Os suplementos ajudam sim na saúde dos fios e, com isso, ajudam o cabelo a crescer. Entretanto, é necessário procurar orientação de um profissional para escolher o suplemento mais adequado para o seu tipo de fio.

cabelos encaracolados crescer
iStock

E aí, agora que você já sabe como fortalecer o seu cabelo em casa e fazer com que ele cresça mais rápido, veja também: 7 produtos recomendados e 12 dicas para fazer o cabelo crescer.

Fontes: Tua Saúde, Cabelo, Capricho, ABCRC, Revista L’Officel

Imagens: N1, Glas, HPD, Retail Box, Melhor com Saúde, Claudia Abril, All Things Hair, Fabiana Scaranzi, Aneethun, Italia Milano, Uol Notícias, Lavras, Alto Astral, Marie Claire, Beleza Extraordinária.