11 dicas para o cabelo crescer [guia do crescimento do cabelo]

Conheça os fatores que atrapalham o crescimento do cabelo e o que fazer para reverter isso e ter cabelos longos e saudáveis.

Ter o cabelo longo e brilhante é o desejo de muita gente. No entanto, nem sempre o crescimento do cabelo acontece como a gente deseja. Aliás, não adianta apenas ter cabelos compridos, além disso é preciso que os fios estejam forte se saudáveis. Até porque o ressecamento e as pontas duplas não ajudam o cabelo a crescer bonito e sedoso.

Para se ter uma ideia, de acordo com especialista, um fio de cabelo saudável cresce em média, um milímetro a cada 3 dias. Ou seja, um centímetro por mês. Portanto, 12 centímetros por ano. Mas não se engane, isso não é pouco, considerado que o ciclo de vida do fio é algo bem complicando, podendo durar de 2 a 7 anos.

E existe uma série de fatores que podem interferir e atrapalhar o crescimento dos fios. Tais como a alimentação, hábitos ruins e uso de medicamentos, que são apenas alguns.

Contudo, independente de qual seja o problema que está atrasando o seu crescimento capilar, existe algumas medidas que podem reverter isso e acelerar o crescimento capilar. Por exemplo, ter uma alimentação balanceada, fazer o uso correto de produtos capilares, cortar as pontas regularmente e até mesmo vitaminas próprias para isso. Como veremos a seguir nesse guia do crescimento do cabelo.

Ciclo do crescimento do cabelo

ciclo do Crescimento dos fios

Então, antes de entender como acelerar o processo de crescimento dos fios, precisamos entender como ele funciona. É chamado de folículo piloso a estrutura anatômica que produz e faz crescer um fio de cabelo. Sendo assim, o crescimento é definido num padrão cíclico contínuo e de descanso de três fases, sendo elas:

1. Anágena: crescimento

Esta fase corresponde ao crescimento ativo do cabelo, durando de dois a oito anos.

2. Catágena: degradação

Nesta fase, o cabelo começa a morrer. O folículo é quase totalmente danificado e falece em até três semanas.

3. Telógena: repouso

Durante três meses, o cabelo morto é “empurrado” pelo novo fio anágeno para crescer no lugar.

Por que meu cabelo cai tanto?

Definitivamente é extremamente normal o cabelo cair. Em média, de 100 a 500 fios de cabelos telógenos caem todos os dias. Aliás, até 10% do seus cabelos estão na fase telógena e serão substituídos por novos fios.

Em suma, são várias as causas da queda dos cabelos. Assim como calvície a estresse, a queda dos cabelos pode ser normal, no entanto, se for excessiva por indicar algum problema maior. Além das citadas acima, medicamentos, quimioterapia, problemas hormonais, doenças da tireoide, doenças de pele e diversas outras podem ocasionar a queda dos fios.

Os fatores que atrasam o crescimento do cabelo

Contudo, se você notar que o seu cabelo está crescendo menos do que deveria, alguns fatores podem estar relacionados com esse atraso. Tais como:

1. Alimentação

Sim, na verdade tudo no nosso organismo está de alguma forma ligado a nossa alimentação. Aliás, o cabelo é um sinalizador da saúde em geral. Sendo assim, tanto o crescimento lento, quanto a queda, e até a caspa podem estar relacionados à escassez de determinando nutrientes que são fundamentais ao organismo. 

Portanto, uma alimentação que não atende a quantidade ideal de proteína, pode fazer com que o seu cabelo cresça mais devagar. Além disso, a falta de determinadas vitaminas e minerais, resulta em fios sem força e vida.

2. Problemas hormonais

Os hormônios também tem papel importante no crescimento dos fios. Sendo assim, o aumento de hormônio masculinos, como a testosterona, por exemplo, podem afetar a velocidade do crescimento, além de aumentar as chances de queda. Além disso, os hormônios da tireoide, seja em baixos níveis, ou altos, podem afetar a saúde dos cabelos, bem como os altos níveis de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse.

3. Química no cabelo

Alisamentos, colorações e outros procedimentos químicos afetam diretamente o cabelo e consequentemente o seu crescimento. Isso fica ainda pior quando a química não acompanha um tratamento para hidratação e nutrição dos fios. Até porque, essas químicas acabam agredindo o fio e alterando a estrutura da fibra. Sendo assim, deixando o cabelo mais fragilizado e claro, mais propenso a quebra.

4. Doenças no couro cabeludo

O couro cabeludo é uma camada de pele, sendo assim, pode sofrer com doenças e consequentemente afetar o crescimento do cabelo. As doenças mais comuns no couro cabeludo são a caspa, a foliculite, a psoríase a alopecia.

Portanto, se você quiser que o cabelo cresça rápido e tenha algum sintoma desses problemas, o ideal é procurar um dermatologista especialista em tricologia para iniciar o tratamento.

11 dicas do que fazer para o cabelo crescer muito rápido

1. Vitaminas para o crescimento do cabelo

Qual a principal vitamina para o crescimento do cabelo? Ferro, Zinco, vitaminas do Complexo B e Biotina, vitaminas A, C, D e E, são ótimos nutrientes para o crescimento do cabelo. Aliás, muitas delas são vendidas em farmácias com esta finalidade, então você pode intercalá-las no seu cronograma capilar. No entanto, consulte um especialista na hora de escolher quais usar.

2. Aposte em alimentos ricos em proteínas

Leite, ovos, peixe, cenoura e iogurte, são alimentos ricos em proteínas que auxiliam na formação da matriz capilar, onde dá origem ao cabelo e a barba. Logo, ao consumir essas proteínas, você estará estimulando a saúde dos fios, assim conquistando cabelos mais fortes para o crescimento. Então, busque ter uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. 

3. Não passar condicionador ou creme sem enxágue no couro cabeludo

Quase todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar: couro cabeludo não é lugar para condicionador, muito menos creme sem enxágue. Aliás, aprenda como usar condicionador do jeito certo aqui. 

Além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, estes produtos em contato com o local da raiz dos fios dificulta o crescimento, além de poder gerar inflamações que levam à caspa. Portanto, o ideal é que passe as soluções quatro dedos após a raiz, no mínimo.

Confira também 12 coisas que mais dão caspa e você não sabia. 

4. Não prender o cabelo com força

Ao contrário do que muita gente pensa, prender com força o cabelo não auxilia em nada no crescimento.De fato, uma pressão moderada pode facilitar o crescimento, no entanto, se for puxado com muita força, o cabelo pode chegar a cair. Aliás, aprenda como amarrar o cabelo sem danos aos fios.

Ademais, prender o cabelo quando estiver molhado também não é indicado. Isso pode ajudar no desenvolvimento de fungos e mau cheiro.

5. Pentear e/ou massagear o couro cabeludo para o crescimento do cabelo

Aproveite a hora de passar o shampoo para fazer uma boa massagem utilizando as pontas do dedo. No entanto, como não dá para lavar o cabelo todos os dias, pentear os cabelos também vale. Estes movimentos estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Então, com mais sangue circulando, é mais fácil para os nutrientes chegarem ao folículo piloso e estimular o crescimento capilar.

Uma dica importante ao pentear: inicie os movimentos sempre de baixo para cima com ele úmido. Dessa forma, você evita a quebra dos fios.

6. Cronograma capilar para o crescimento do cabelo e fortificá-lo

Manter um cronograma capilar eficiente é a melhor forma de ajudar no crescimento do cabelo. Em suma, essa rotina de cuidados intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Como resultado, cada uma dessas etapas traz uma solução diferente para os cabelos, mas a somatória de todas é um cabelo mais forte e resistente, o que fortalece o crescimento.

7. Evitar usar bonés e chapéus

Seja usar touca, boné ou chapéu pode ser bom para o visual, mas usar demais esses acessórios pode atrapalhar a saúde capilar. Seja como for, ao abafar a raiz dos cabelos, você prejudica o crescimento dos cabelos. Além disso, ajuda a desenvolver fungos. Portanto, devem ser evitados o uso frequente de bonés e toucas, principalmente em dias mais quentes.

8. Deixar de fumar para melhorar o crescimento do cabelo

O cigarro contém diversas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde, consequentemente afeta os cabelos também. Aliás, ele torna os vasos sanguíneos mais estreitos, assim impedindo que o sangue transmita os nutrientes necessários para a raiz dos fios.

9. Evite usar ferramentas de calor em excesso

Escova, chapinha, babyliss, entre outros. Estes instrumentos térmicos são perfeitos para detonar com seu cabelo, se utilizados em excesso. Portanto, uma solução é diminuir o ritmo de uso e além disso, utilizar um protetor térmico no cabelo sempre antes do uso.

Aliás, assim também é preciso utilizar o secador corretamente. Use o instrumento à 15cm dos fios e não o deixe parado por muito tempo no mesmo local.

10. Corte as pontas dos cabelos a cada 2 ou 3 meses

Nossa, mas eu quero que meu cabelo cresça e eu vou cortar? Isso mesmo, pode parecer que não, mas cortar os fios regularmente é muito bom para o crescimento do cabelo.

Sendo assim, cortar o cabelo com certa frequência ajuda na saúde dos fios e com isso aumenta as chances dele crescer ainda mais. Contudo, o ideal é que apenas corte as pontinhas danificadas para manter uma boa aparência a cada dois ou três meses, dependendo da necessidade dos fios.

11. Troque a fronha de algodão por uma fronha de seda

Pode parecer besteira, mas você só perceberá a diferença quando fizer! As fronhas de seda ou cetim não agridem os fios com os movimentos durante a noite.

Por isso, apostar em uma fronha de seda irá reduzir a quebra dos cabelos e, consequentemente, irá dar espaço para que eles cresçam mais fortes. Além disso, a fronha de algodão tradicional retira a umidade natural dos fios, o que a fronha de seda não faz.

Mitos e verdades sobre o crescimento do cabelo

1. Amarrar o cabelo forte faz crescer mais rápido

Antes de tudo, amarrar forte o cabelo, melhor nem pensar nisso, viu? Seja como for, o cabelo muito esticado pode levar a quebra e a xuxinha muito apertada danifica os fios.

2. Anticoncepcional no xampu para o cabelo crescer mais

Parece inacreditável, né? Mas esse costume virou febre na década de 90 e muita gente ainda acredita nessa premissa. Segundo especialistas, o anticoncepcional é para ser ingerido e não há benefícios quanto ao uso tópico no cabelo.

3. Cortar o cabelo na lua crescente acelera o crescimento

Acreditar que a lua influencia no cabelo é uma crença. Em suma, cientificamente não há nada comprovado que isso funcione mesmo.

4. Escovar o cabelo à noite faz o cabelo crescer

Em primeiro lugar, escovar o cabelo à noite para crescer os fios, não tem nada de confiável. Por exemplo, além de você gastar o tempo que poderia estar descansando enquanto escova o cabelo tarde da noite, pode dar efeito contrário e acabar perdendo fios de tanto escovar.

5. Quanto mais corta, mais cresce

Antes de mais nada, quando se corta o cabelo com uma certa frequência, nota-se os fios mais forte e bonito, o que dá a impressão que ele cresce cada dia mais saudável. Contudo, não há nada comprovado de que quando se corta mais, mais rápido é o crescimento. Todavia, ao manter uma certa frequência de cortes pelo menos das pontinhas, ajuda o cabelo a manter a saúde e menos quebradiço, logo, aparenta estar sempre crescendo.

6. Suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo

Em suma, suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo sim, porém é verdade em partes. Os suplementos ajudam sim na saúde dos fios e, com isso, ajudam o cabelo a crescer. Entretanto, é necessário procurar orientação de um profissional para escolher o suplemento mais adequado para o seu tipo de fio.

7. É possível o cabelo crescer 4 cm por mês?

Infelizmente não, isso seria um milagre. Como dito anteriormente, o fio de cabelo cresce apenas 1 centímetro por mês. Lembrando que o ciclo do cabelo pode durar de 2 a 7 anos. Então, não conte com 4 centímetros e um mês. Mas seguindo as dicas, você pode atingir isso em 4 meses.

8. É verdade que o cabelo sujo cresce mais rápido?

Não mesmo, muito pelo contrário. Deixar o cabelo sujo por muitos dias pode atrapalhar o seu crescimento, uma vez que o acúmulo de resíduos e oleosidade pode tampar os folículos capilares, impedindo que eles cresçam.

LEIA MAIS:

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Vitaminas para o cabelo – Melhores opções e onde encontrar

7 Produtos para crescer cabelos e 12 dicas para intensificar o crescimento

Queda de cabelo – quais são as causas, como evitar e como tratar

Como tirar pontas duplas e cuidar bem do seu cabelo

Shampoo caseiro para crescimento: 5 receitas para crescer e fortalecer

Simpatia para o cabelo crescer saudável: conheça 14 opções

Fontes: Just For You Tua Saúde, Capricho, Revista L’Officel, All Things Hair 


Outras postagens

4.3 4 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários