MENU
Crescimento do cabelo – 10 dicas para fortificar e fazer crescer mais rápido
Veja como ajudar o crescimento do cabelo através de dicas que você pode fazer em casa, além de desmistificar mitos e verdades sobre os fios.

Ter o cabelo dos sonhos não está tão distante quanto você imagina. Ao seguir passos primordiais de saúde dos fios você garante fortalecimento das madeixas, brilho, maciez, e claro, crescimento do cabelo contínuo.
Você pode até não acreditar, mas alimentação equilibrada não é sinônimo apenas para uma vida fitness. Em primeiro lugar, seu cabelo implora por nutrientes, proteínas e vitaminas. Ademais, é necessário evitar estresse, saber lavar o cabelo, seguir um bom cronograma capilar e saber comprar o produto certo para o seu tipo de cabelo.

Caso não saiba, os seus fios já crescem naturalmente. Em síntese, o seu cabelo cresce em média, de 0,8 a 2 centímetros de comprimento por mês. De antemão, se o seu cabelo não está nessa média, algo de errado não está certo!
Logo, vamos te mostrar uma série de dicas, informações, mitos e verdades ao redor do seu cabelo que vão te mostrar como fortalecê-lo e com isso garantir que ele cresça mais rápido e saudávelmente.
Entretanto, antes de tudo, é preciso compreender como funciona o processo biológico do crescimento do cabelo.
Ciclo do crescimento do cabelo

É chamado de folículo pioloso a estrutura anatômica que produz e faz crescer um fio de cabelo. No entanto, é indicado entender o ciclo do crescimento do cabelo antes de tentar buscar a resposta sobre por quê da queda dos fios.
O ciclo de crescimento é definido num padrão cíclico contínuo e de descanso de três fases, sendo elas:
1. Anágena: crescimento
Esta fase corresponde ao crescimento ativo do cabelo, durando de dois a oito anos.
2. Catágena: degradação
Nesta faseo cabelo começa a morrer. O folículo é quase totalmente danificado e falece em até três semanas.
3. Telógena: repouso
Durante três meses, o cabelo morto é “empurrado” pelo novo fio anágeno para crescer no lugar.
Por que cai tanto cabelo?

Definitivamente é extremamente normal o cabelo cair. Em média, de 500 a 100 fios de cabelos telógenos caem todos os dias. Até 10% do seu cabelo estão na fase telógena e serão substituídos por novos fios.
Em suma, são várias as causas da queda dos cabelos. Assim como calvice a estresse, a queda dos cabelos pode ser normal, no entanto, se for excessiva por indicar algum problema maior.
Além das citadas acima, medicamentos, quimioterapia, problemas hormonais, doenças da tireoide, doenças de pele e diversas outras podem ocasionar a queda dos fios.
Dicas para fazer o cabelo ganhar força e crescer mais!
1. Vitaminas para o crescimento do cabelo
Ferro, vitaminas do Complexo B e Biotina, vitaminas A, C, D e E, são ótimos nutrientes para o crescimento do cabelo. Assim como muitas delas são vendidas em farmácias com esta finalidade e você pode intercalá-las no seu cronograma capilar. No entanto, consulte um especialista na hora de escolher quais usar.

2. Aposte em alimentos ricos em proteínas
Leite, ovos, peixe, cenoura e iorgute, são alimentos ricos em proteínas que auxiliam na formação da matriz capilar, onde dá origem ao cabelo e a barba. Logo, ao consumir essas proteínas, você estará estimulando a saúde dos fios, assim conquistando cabelos mais fortes para o crescimento.

3. Não passar condicionador ou creme sem enxágue no couro cabelo
Quase todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar: couro cabeludo não é lugar para condicionador, muito menos creme sem enxágue. Além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, estes produtos em contato com o local da raiz dos fios dificulta o crescimento, além de poder dar caspa. Portanto, o ideal é que passe as soluções quatro dedos após a raiz, no mínimo.

4. Não prender o cabelo com força
Ao contrário do que muita gente pensa, prender com força o cabelo não auxilia em nada no crescimento. De fato, uma pressão moderada pode facilitar o crescimento, no entanto, se for puxado com muita força, o cabelo pode chegar a cair.
Ademais, prender o cabelo quando estiver molhado também não é indicado. Isso pode ajudar no desenvolvimento de fungos e mau cheiro.

5. Pentear e/ou massagear o couro cabeludo para o crescimento do cabelo
Aproveite a hora de passar o shampoo para fazer uma boa massagem utilizando as pontas do dedo. No entanto, como não dá para lavar o cabelo todos os dias, pentear os cabelos também vale. Estes movimentos estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Dessa forma, auxilia no crescimento do cabelo. Da mesma forma ocorre com a barba. Neste caso, o indicado é penteá-la com um pente fino.
Uma dica importante ao pentear: inicie os movimentos sempre de baixo para cima com ele úmido. Dessa forma, você evita a quebra dos fios.

6. Cronograma capilar para o crescimento do cabelo e fortificá-lo
Manter um cronograma capilar eficiente e ficaz é a melhor forma de ajudar no crescimento do cabelo. Em suma, essa rotina de cuidados intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Como resultado, cada uma dessas etapas traz uma solução diferentes para os cabelos, mas a somatória de todas é um cabelo mais forte e resistente, o que fortalece o crescimento.

7. Evitar usar bonés
Seja como for, ao abafar a raiz dos cabelos, você prejudica o crescimento dos cabelos. Além disso, ajuda a desenvolver fungos. Portanto, devem ser evitados o uso frequente de bonés.

8. Deixar de fumar para melhorar o crescimento do cabelo
O cigarro contém diversas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde dos cabelos. Ele torna os vasos sanguíneos mais estreitos, assim impedindo que o sangue transmita os nutrientes necessários para a raiz dos fios.

9. Evite chapinha excesso
Escova, chapinha, a babyliss, entre outros. Estes instrumentos térmicos são perfeitos para detonar com seu cabelo, se utilizados em excesso. Portanto, uma solução é diminuir o ritmo de uso e além disso, utilizar um protetor térmico no cabelo sempre antes do uso.
Assim também é preciso utilizar o secador corretamente. Use o instrumento à 15cm dos fios e não o deixe parado por muito tempo no mesmo local.

10. Corte as pontas dos cabelos a cada 2 ou 3 meses
De início, cortar o cabelo com certa frequência ajuda na saúde dos fios e com isso aumenta as chances dele crescer ainda mais. Contudo, o ideal é que apenas corte as pontinhas danificadas para manter uma boa aparência a cada dois ou três meses, dependendo da necessidade dos fios.

Crescimento do cabelo: mitos e verdades
1. Amarrar o cabelo forte faz crescer mais rápido
Antes de tudo, amarrar fote o cabelo, melhor nem pensar nisso, viu? Seja como for, o cabelo muito esticado pode levar a quebra e a xuxinha muito apertada danifica os fios.
2.Anticoncepcional no xampu para o cabelo crescer mais
Parece inacreditável, né? Mas esse costume virou febre na década de 90 e muita gente ainda acredita nessa premissa. Segundo especialistas, o anticoncepcional é para ser ingerido para e não há benefícios quanto ao uso tópico no cabelo.
3. Cortar o cabelo na lua crescente acelera o crescimento
Acreditar que a lua influencia no cabelo é uma crença. Em suma, cientificamente não há nada comprovado que funcione.

4. Escovar o cabelo à noite faz o cabelo crescer
Em primeiro lugar, escovar o cabelo à noite para crescer os fios, não tem nada de confiável. Por exemplo, além de você gastar o tempo que poderia estar decansando enquanto escova o cabelo tarde da noite, pode dar efeito contrário e acabar perdendo fios de tanto escovar.
5. Quanto mais corta, mais cresce
Antes de mais nada, quando se corta o cabelo com uma certa frequência, nota-se os fios mais forte e bonito, o que dá a impressão que ele cresce cada dia mais saudável. Contudo, não há nada comprovado de que quando se corta mais, mais rápido é o crescimento. Todavia, ao manter uma certa frequência de cortes pelo menos das pontinhas, ajuda o cabelo a manter a saúde e menos quebradiço, logo, aparenta estar sempre crescendo.
6. Suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo
Em suma, suplementos aceleram o crescimento de qualquer cabelo sim, porém é verdade em partes. Os suplementos ajudam sim na saúde dos fios e, com isso, ajudam o cabelo a crescer. Entretanto, é necessário procurar orientação de um profissional para escolher o suplemento mais adequado para o seu tipo de fio.

E aí, agora que você já sabe como fortalecer o seu cabelo em casa e fazer com que ele cresça mais rápido, veja também: 7 produtos recomendados e 12 dicas para fazer o cabelo crescer.
Fontes: Tua Saúde, Cabelo, Capricho, ABCRC, Revista L’Officel
Imagens: N1, Glas, HPD, Retail Box, Melhor com Saúde, Claudia Abril, All Things Hair, Fabiana Scaranzi, Aneethun, Italia Milano, Uol Notícias, Lavras, Alto Astral, Marie Claire, Beleza Extraordinária.