Beleza

Como tirar pontas duplas e cuidar bem do seu cabelo

Apesar de ser um problema muito comum, tem como tirar pontas duplas facilmente, deixando o cabelo mais saudável e bonito.

Infelizmente, ninguém está livre de ter pontas duplas, problema esse que pode afetar do cabelo liso ao cacheado, deixando aquele aspecto de palha no cabelo. Contudo, é um problema muito comum, por isso, tem como tirar pontas duplas de diversas maneiras, deixando os fios de cabelos mais saudáveis.

Ademais, a principal causa das pontas duplas é o ressecamento, que faz com que a cutícula do fio de cabelo se abra, resultando em diversas terminações. Com isso, o cabelo fica desidratado, quebradiço, opaco e sem vida. O que significa que os fios estão com deficiência de queratina, água, lipídios e outras substâncias.

Como tirar pontas duplas: 9 dicas para acabar e evitar que apareçam
Beleza e Moda

Portanto, se você usou secador, chapinha, babyliss, fez progressiva, relaxamento, alisamento, descoloriu, tingiu, ou qualquer outro tipo de química. E não hidratou e nutriu o cabelo adequadamente, as pontas duplas vão aparecer. Além disso, fatores como poluição, exposição excessiva ao sol, alimentação inadequada, não beber água o suficiente também contribuem para o aparecimento das pontas duplas.

Enfim, existem algumas opções bem simples para tirar pontas duplas e ter o cabelo dos seus sonhos. Confira.

Como tirar pontas duplas

1 – Hidrate os cabelos uma vez por semana

Cabelos de Rainha

Tem como tirar pontas duplas hidratando os cabelos semanalmente. Dessa forma, você vai repor a água que os fios perderam, além de deixar os cabelos bem nutridos. Enfim, procure usar máscaras que contenham em sua composição vitaminas A e E, pantenol, aloe vera, óleo de argan, óleo de oliva, ojon, macadâmia, entre outros.

Pois, esses componentes vão hidratar e recuperar a fibra capilar, deixando os fios mais saudáveis e bonitos. Além disso, você pode optar por um processo com efeitos mais potentes a cada quinze dias.

2 – Cauterização, reconstrução ou umectação dos fios

Beleza e Moda

Outra maneira de como tirar pontas duplas é fazendo a cauterização capilar. Em suma, a cauterização trata-se de uma hidratação mais profunda, que juntamente com uma fonte de calor, atua prendendo a queratina nos fios. Como resultado, os cabelos ficam sem pontas duplas por mais tempo.

Agora a reconstrução capilar é feita a frio, possui base de queratina e aminoácidos. Dessa forma, ela proporciona a reconstrução da fibra capilar. No entanto, deve ser feita apenas uma vez por mês. Pois, o excesso de queratina provoca a quebra dos fios.

Por fim, temos a umectação feita com óleos vegetais e atua eliminando as pontas ressecadas. Dessa forma, também evita o aparecimento das pontas duplas.

3 – Como tirar pontas duplas: Óleos antes de dormir

Vix

Muito simples de fazer, mas muito eficaz, é espalhar 3 gotinhas de óleo de argan nas pontas dos cabelos antes de ir dormir. Pois, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, vai deixar os cabelos nutridos. Ademais, é importante que seja antes de dormir, já que durante a noite as fibras capilares se regeneram melhor.

Além disso, enquanto o corpo está em repouso, ele libera hormônios que ajudam na hidratação. Enfim, você também pode variar o óleo de argan, alternando com outros, como o óleo de coco, de abacate e o de cashmere.

4 – Corte as pontas dos cabelos

Revista Globo

Uma dica boa para tirar pontas duplas é cortar as pontas dos cabelos regularmente. Além disso, também ajuda a fortalecer os fios.

5- Como tirar pontas duplas: Corte bordado

Beleza e Moda

Agora, se você não é muito fã de tesouras, você pode fazer o corte bordado, que retira apenas as pontas duplas, mantendo o comprimento dos cabelos. Enfim, o ideal é repetir o processo a cada 40 dias. Dessa forma, você vai acabar com as pontas duplas, deixando os cabelos com a aparência mais saudável.

6- Reparador de pontas e finalizadores

Como tirar pontas duplas: 9 dicas para acabar e evitar que apareçam
Vix

Use finalizadores sempre que fizer algum procedimento nos cabelos. Pois, eles vão hidratar e amenizar a aparência desgastada das pontas.

Já o reparador de pontas vai manter as cutículas nutridas, o que vai fazer com que as pontas duplas demorem mais para aparecer. Além disso, você pode aplicá-lo nos cabelos úmidos ou secos, eliminando o frizz.

7- Como tirar pontas duplas: Pentear os cabelos corretamente

Como tirar pontas duplas: 9 dicas para acabar e evitar que apareçam
Uol

Você sabia que pentear corretamente os cabelos evita as pontas duplas? Portanto, comece desembaraçando os fios pelas extremidades. Então, vai subindo gradativamente até que todos os nós desapareçam. Enfim, se você passar o pente da raiz às pontas, de uma só vez, os fios podem quebrar e abrir as cutículas. Resultando no aparecimento de pontas duplas.

8- Use protetor térmico

Como tirar pontas duplas: 9 dicas para acabar e evitar que apareçam
Beleza e Moda

Para quem não fica sem o secador, chapinha ou babyliss, o cuidado com os fios devem ser redobrados. Portanto, use sempre protetores térmicos. Pois, eles vão criar uma camada invisível sobre os fios, evitando os efeitos nocivos do calor excessivo. Além disso, o protetor térmico faz com que o brilho dos cabelos aumente e o efeito da escova dure por mais tempo.

9- Não esfregue as pontas

Vix

Ao lavar o cabelo e depois ao secar com a toalha, procure não esfregar ou torcer as pontas dos cabelos. Dessa forma, quando passar o shampoo, esfregue apenas no couro cabeludo e deixe escorrer pelos fios.

Enfim, além de todas essas dicas, você pode optar por fazer um bom Cronograma Capilar. Que vai proporcionar diversos benefícios para seus cabelos. Como tirar pontas duplas, deixar os fios hidratados e nutridos. Deixando seus cabelos saudáveis e mais bonitos.

Então, se você gostou dessas dicas, saiba mais sobre o assunto em: Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Mary
Mary
3 de março de 2022 22:30

👏👏👏👏👏


Escolhidas para você