Dicas & Truques

Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas

O cronograma capilar é um tratamento sequencial dos fios com cuidados específicos e intercalados. É um trabalho de reposição de nutrientes.

Atualizado em 18/08/2020

O cronograma capilar é essencial para manter os fios sempre saudáveis. Basicamente, é um tratamento sequencial dos fios com cuidados específicos e intercalados. Sendo assim, cria-se uma rotina de etapas dependendo da necessidade das madeixas.

Nesse sentido, todas nós queremos cabelos bem hidratados e sedosos, todavia esquecemos que nossos fios também precisam se alimentar. Em outras palavras, os cabelos perdem vitaminas, nutrientes e proteínas todos os dias, por isso devemos fazer essa reposição. É como se o seus fios sentissem fome e sede.

Em contrapartida, você já parou para pensar que somente a hidratação não é o suficiente? Pois é! Os nossos fios precisam do cronograma capilar para serem tratados de acordo com a necessidade. O mais legal é que você pode fazer em casa.

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar, o que é? Passo a passo e receitas caseiras
Batom vermelho

O cronograma capilar é dividido em três etapas, sendo cada uma delas muito importante para cumprir o objetivo de recuperação dos fios. É indicado para todos os tipos de cabelo, sendo necessário quatro semanas para restaurar a saúde capilar por completo.  Depois disso, é só manter a escala conforme o seu cabelo reagir.

  • Hidratação: É o mais conhecido dos tratamentos capilares. Além disso, a hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes essenciais dos fios. Isto vai evitar o ressecamento, garantindo a maciez e o balanço natural do cabelo.
  • Nutrição: Esse tratamento é para proteção do cabelo contra o frizz, ressecamento e enfraquecimento da fibra capilar. Como também, a nutrição capilar deve repor o lipídio, que é a oleosidade natural no couro cabeludo.
  • Reconstrução: Esse tratamento é para o cabelo muito danificado e elástico. Geralmente, quando estão quebradiços, finos e porosos devido a procedimentos químicos. Neste caso, é preciso repor a proteína dos fios, ainda mais com a queratina.

Passo a passo do cronograma capilar

Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu cabelo. Se ele é liso, ondulado ou crespo. Talvez, entender se ele embaraça com facilidade ou tem muitos fios arrepiados e sem movimento.

Seja como for, é extremamente necessário entender como o seu cabelo lida com os fatores externos. Por exemplo: O cabelo cacheado costuma ser mais seco na raiz, por isso é mais provável ter frizz.

1- Entenda a textura dos seus fios

Tipos de cabelo
Pajaris

Você já ouviu alguém dizer que tem o cabelo tipo 2B ou 3C? Calma, vou te explicar o que significa. Essa teoria foi criada pelo cabeleireiro americano André Walker, que criou os tipos de cabelo em códigos para facilitar a escolha de produtos. O números vão do 1A ao 4C.

O tipo 1 são cabelos lisos, o tipo 2 são ondulados, o 3 são cacheados e o 4 são crespos. As letras diferenciam as texturas e curvas.

2- Saiba o que o seu cabelo precisa

Se mesmo entendendo a estrutura do seu cabelo, ainda assim não sabe do que ele precisa, faça o teste de porosidade. Dessa forma, você vai saber se os seus fios precisam de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Coloque um pouco de água num copo transparente e jogue o seu fio de cabelo dentro. Em seguida, analise o resultado conforme as orientações abaixo.

teste de porosidade
Meninices

3. Aprenda a montar o seu cronograma capilar

Em geral, a tabela do cronograma capilar sempre começa pela hidratação. Ao passo que, durante o mês consiga equilibrar a hidratação, nutrição e reconstrução. Para que você consiga personalizar conforme a necessidade do seu cabelo, use o resultado do teste anterior.

Por exemplo: Aumente a quantidade daquela que você mais precisa e reduza a outra. Aqui nessa tabela abaixo tem três exemplos, um para cabelos muito danificados, outro para poucos danificados e por último para o cabelo saudável. Assim, é possível identificar a diferença em cada fase dos fios. Em suma, cada etapa alcança um objetivo.

Cronograma capilar
O Imparcial

4. Principais ativos para usar em cada etapa

Os principais produtos podem ser usados em cada etapa misturado em outros cremes ou aplicado diretamente nos cabelos. Apenas a etapa da nutrição, especificamente, tem as opções de umectação com óleo de vegetal aplicados no cabelo antes de lavar. Como também a umectação noturna aplicados nos cabelos sujos antes de dormir e lavar apenas no dia seguinte.

  • Hidratação:  D-Pantenol, Manteiga de Oliva, óleo de Coco Extra Virgem, Babosa e Aminoácidos funcionais;
  • Nutrição: Óleo de Rícino, Proteína do ovo, óleo de Coco, azeite de Oliva, óleo de Argan, óleo de Manga, óleo de girassol e óleo de Amla;
  • Reconstrução: Colágeno, creatina, arginina, cisteína e queratina.
massagem no cabelo
Beleza Feminina

Receitas para o cronograma capilar

Hidratação com Babosa

Babosa
Revista Ana Maria

Ingredientes: 1 folha de babosa e sua máscara de hidratação favorita.

Modo de preparo: Primeiramente, retire o recheio gosmento da babosa e bata no liquidificador. Em seguida, misture com sua máscara escolhida e aplique nos cabelos massageando bem. Dessa forma, deixe agir por cerca de 30 minutos. Posteriormente, enxágue, aplique condicionador e finalize como de costume.

Nutrição de abacate com mel

Abacate e mel
Madeixa

Ingredientes: 4 colheres de abacate amassado e 1 colher de mel

Modo de preparo: Misture os ingredientes e aplique nos cabelos. Deixe agir por cerce de 20 minutos e enxágue bem. Por conseguinte, adicione o condicionador e finalize como desejar.

Reconstrução com gelatina

Gelatina incolor
Pinterest

Ingredientes: 2 colheres de gelatina incolor sem sabor, 100ml de água morna e creme de reconstrução capilar.

Modo de preparo: Misture a gelatina na água morna e depois adicione 2 colheres da máscara reconstrutora. Após que a massa ficar homogênea, aplique nos cabelos de mecha em mecha. Massageie bem e deixe agir por 20 minutos. Após isso, enxágue bem e finalize como de costume.

Fontes: Tô de cachoBeleza na web, Cabelo, Cabelo 2

Imagens: Batom vermelho, Pajaris, Meninices, O Imparcial, Beleza feminina, Ana Maria, Madeixa, Pinterest 

Imagem destacada: A Folha Hoje

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)