Beleza

Hidratação para o cabelo – 15 receitas para deixar os fios hidratados

A hidratação para o cabelo é a base da rotina de cuidados capilares, isso porque ela é essencial para manter fios nutridos e saudáveis.

Atualizado em 23/07/2020

Não importa o tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo, todos os fios precisam de hidratação. No entanto, por preguiça, falta de tempo ou achar que a hidratação para o cabelo é algo caro de se fazer, muitas vezes deixamos de fazê-la.

Muita gente ainda acha que uma boa hidratação para o cabelo é só aquela feita no salão de beleza, com produtos caros e que você precisa separar um dia inteiro para fazer. Mas não, além de ser uma das rotinas de cuidados mais importantes para a saúde do cabelo, a hidratação pode ser algo bem mais simples. E o melhor de tudo, utilizando ingredientes simples e baratos que todo mundo tem em casa.

Não precisa de complicação, mas o seu cabelo precisa de hidratação. Afinal, cabelos bonitos, sedosos e brilhantes não surgem do nada, é preciso de uma série de cuidados para mantê-los impecáveis. Sendo assim, uma boa hidratação para o cabelo é o primeira deles.

Portanto, para te ajudar nisso, reunimos hoje uma lista de receitas caseiras de hidratação para o cabelo que vão facilitar muito a sua vida.

Importância da hidratação para o cabelo

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Boa Forma

Como já adiantamos aqui, a hidratação para o cabelo é muito importante para uma boa saúde e aparência dos fios. Quando se fala em cuidados com o cabelo, a hidratação vem logo a cabeça. Afinal, esse é um dos tratamentos capilares mais conhecidos e eficazes que existe. Ele serve para absolutamente tudo relacionado ao cabelo, e benefícios não faltam.

A hidratação é responsável por revitalizar os fios, dando a eles mais força e resistência. Isso acontece porque a hidratação ajuda a repor água e nutrientes que são essenciais aos fios, mas que são perdidos diariamente devido as agressões externas. Desse modo, ajuda a proteger o cabelo, evitando os surgimento das terríveis pontas duplas e o temido ressecamento. Sem contar que proporciona mais brilho e maciez ao cabelo. Ou seja, tudo que toda mulher deseja.

Sendo assim, incluir a hidratação no seu cronograma capilar pode ajudar e muito os seus cabelos, deixando-os mais bonitos por mais tempo.

Meu cabelo precisa de hidratação?

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Vix

Todo cabelo precisa de hidratação, já que todo mundo está exposto a agressões que afetam a saúde dos fios. Mas, existem momentos em que o cabelo está mais degradado.

No geral, não é muito difícil perceber quando o cabelo está precisando de uma hidratação. Até porque os sintomas são visíveis e incluem ressecamento, pontas duplas, falta de brilho, fios quebradiços e etc. Isso é obviamente falta de nutrição, o que é facilmente resolvido com uma boa hidratação para o cabelo.

Além disso, você ainda pode fazer um teste em casa mesmo para saber como está a saúde do seu cabelo. Basta colocar um fio do seu cabelo dentro de um copo com água. Então, se ele afundar, indica que ele está com um grau de porosidade maior. Ou seja, mais fragilizado e degradado. Se boiar, significa que ele está saudável, mas uma hidratação regular não irá fazer mal e irá prolongar ainda mais esse estado.

Hidratação para o cabelo caseira

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
M de Mulher

Não precisa mais ir em um salão de beleza e gastar uma pequena fortuna para mantes os fios hidratados. Você pode fazer isso sozinha em casa mesmo e utilizando ingredientes naturais. E os resultados são tão bons ou até melhores do que os dessas hidratações dos salões.

O que não falta são opções para todos os tipos de cabelos e objetivos. São receitas bem simples, e que fazem verdadeiros milagres. Ou seja, só vantagens. A hidratação para o cabelo caseira é simples, rápida, barata, natural e garante fios mais bonitos e saudáveis. Então, vamos conhecer algumas receitas para você arrasar na sua próxima hidratação.

15 Receitas de hidratação caseira

Hidratação com babosa

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Ana Maria

A babosa já é uma velha conhecida por seus benefícios hidratantes, tanto para a pele quanto para o cabelo. Essa planta trás diversos benefícios para o cabelo, já que é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos. Portanto, ajuda a promover uma hidratação poderosa, fortalecendo os fios e auxiliando o seu crescimento.

Sendo assim, para usá-la na hidratação você irá precisar da polpa de uma folha de babosa e um creme ou máscara para hidratação comum.

  • Em um recipiente, coloque duas colheres da máscara e uma colher do extrato de babosa. Se quiser potencializar ainda mais a mistura, adicione uma colher de óleo essencial de sua preferência.
  • Misture tudo até formar uma mistura homogênea.
  • Em seguida, com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura nos fios mecha por mecha.
  • Depois, deixe agir no cabelo por cerca de 30 minutos.
  • Por último, enxágue bem o cabelo.

Hidratação com leite de coco

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
A Mulher

O coco é outro ingrediente natural que proporciona diversos benefícios ao cabelo. Assim, tanto o leite de coco como o óleo vegetal tem propriedades hidratantes. O óleo vegetal de coco pode ser usado como umectante e até como finalizador de pontas. E o leite pode ser aliado a uma máscara de hidratação para potencializar o efeito.

  • Para a hidratação, misture três colheres de leite de coco com três colheres de máscara hidratante e uma colher de cacau em pó.
  • Em seguida, com os cabelos limpos e úmidos, aplica a mistura nos fios, fazendo uma leve massagem.
  • Deixe agir no cabelo por 30 minutos e enxágue em seguida.
  • Por fim, aplique o condicionador como de costume e finalize.

Hidratação com abacate

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Simões Filho Online

O abacate, além de muito saboroso na alimentação, pode ser muito poderoso na hidratação capilar. Desse modo, a fruta promove brilho, maciez e nutrição aos fios, já que é rico em vitaminas A, C, E, e do complexo B.

Para fazer uma hidratação com abacate, você irá precisar da metade da polpa da fruta, duas colheres de azeite e meio limão.

  • Em um recipiente, misture todos os ingredientes até atingir uma consistência homogênea e cremosa.
  • Em seguida, o mesmo processo, com os cabelos limpos e úmidos aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos.
  • Logo depois, enxágue o cabelo, aplique o condicionador e finalize.

Hidratação com banana

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Salon Line

Outra fruta com potencial hidratante é a banana, muito indicada para cabelos danificados por processos químicos. Rica em lipídeos, a banana ajuda a hidratar, nutrir, e condicionar as madeixas. Sem contar o brilho que ela proporciona aos fios.

Sendo assim, para essa hidratação, você irá precisar de uma banana bem madura, 100 ml de leite a algumas gosta de óleo de coco vegetal.

  • Bata a banana com o leite e o óleo de coco no liquidificador até formar uma mistura cremosa e homogênea.
  • Depois, com os cabelos lavados e úmidos, aplique a mistura na extensão dos fios.
  • Deixe agir por cerca de 20 minutos.
  • Por último, enxágue bem, e finalize como preferir.

Hidratação com mel

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Cabelos de Rainha

O mel também é muito bom para ajudar a reparar o cabelo ressecado, com pontas duplas e quebradiço. O mel possui propriedades hidrantes capazes de devolver o brilho e a maciez aos fios, desde a raiz até as pontas. E o melhor, ele é o único ingrediente dessa receita.

  • Aplique o mel no cabelo, da raiz até as pontas, mecha por mecha.
  • Deixe o mel agir no cabelo por 20 minutos. Se quiser, coloque uma touca térmica para ativar os folículos pilosos.
  • Depois é só enxaguar o cabelo normalmente, e finalizar como de costume.

Hidratação com chocolate

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Observatório de Ouro Fino

Quase todo mundo gosta de chocolate, mas pouca gente sabe que esse alimento também é muito bom para o cabelo. Isso mesmo, chocolate ajuda a hidratar, nutrir, alinhar e dá brilho aos fios, e ainda diminui o frizz.

Então, para usá-lo na sua hidratação, você precisará de uma colher de chocolate em pó e duas colheres de máscara para hidratação.

  • Misture a máscara com o chocolate em pó.
  • Em seguida, aplique a mistura nos cabelos limpos e deixe agir por 20 minutos.
  • Por último, enxágue bem o cabelo, retirando todo resíduo e finalize com o condicionador como de costume.

Hidratação com ovo

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Salon Line

Pode parecer improvável e até estranho pensar em ovo no cabelo. Mas esse ingrediente ajuda e muito o cabelo, deixando o mais hidratado e nutrido. O ovo é rico em lipídeos, proteínas e colágeno, tudo isso ajuda no processo de reconstrução capilar, dando mais força aos fios.

Você irá precisar da clara de um ovo, três colheres de máscara de hidratação e queratina.

  • Antes de mais nada, lave os cabelos como de costume e aplique a queratina nos fios.
  • Deixe o produto agir por uns dez minutos, enquanto mistura a clara do ovo com a máscara.
  • Em seguida, aplique a mistura no cabelo e deixe agir por mais 30 minutos.
  • Por último, enxágue bem o cabelo e finalize como preferir.

Hidratação com iogurte

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Portal T5

O iogurte é ótimo quando se trata de nutrição e hidratação. Então, misturando esse ingrediente, com ovo e azeite de oliva, promoverá uma hidratação poderosa aos fios.

  • Misture uma colher de sopa de iogurte natural com duas gemas de ovo coadas na peneira, uma colher de máscara para hidratação e uma colher de azeite de oliva.
  • Em seguida, aplique a mistura nos fios limpos e úmidos.
  • Deixe agir por cerca de 20 minutos.
  • Por último, enxágue bem e finalize como preferir.

Hidratação com amido de milho

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Salon Line

A hidratação com amido de milho já é bem famosa, e garante diversos benefícios para o cabelo. Você irá precisar de uma colher de amido de milho, 100 ml de leite, uma colher de óleo vegetal de sua preferência e uma colher de açúcar.

  • Faça um mingau usando o leite e o amido de milho.
  • Em seguida, misture o óleo e o açúcar ao mingau e mexa bem. .
  • Depois, com os cabelos úmidos, aplique a mistura da raiz às pontas, mecha por mecha.
  • Deixe agir no cabelo por 30 minutos.
  • Por fim, enxágue bem e termine com o condicionador.

Hidratação com açúcar

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Veja

Já falamos aqui sobre os benefícios do açúcar no cabelo, então esse ingrediente certamente não faltaria nessa lista de receitas para hidratação. O açúcar além de hidratar, ele também tem ação esfoliante, o que garante uma renovação dos fios, promovendo mais brilho e maciez.

Você irá precisar de duas colheres de açúcar cristal e três colheres de máscara para hidratação.

  • Misture a açúcar na máscara.
  • Em seguida, aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos.
  • Deixe agir por 20 minutos.
  • Por último, enxágue bem os cabelo e aplique o condicionador.

Hidratação com café

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Site de Beleza e Moda

O café é um ótimo ingrediente para o cabelo. Isso porque o pó de café ajuda no crescimento dos fios, além de proporcionar mais brilho e maciez.

Para usá-lo na hidratação, você irá precisar de duas colheres de pó de café, uma colher de mel e três colheres de máscara de hidratação.

  • Misture todos ingredientes até formar uma mistura homogênea.
  • Depois, aplique no cabelo, fazendo uma leve massagem nos fios.
  • Deixe agir no cabelo por cerca de 30 minutos.
  • Por último, enxágue bem e aplique o condicionador.

Hidratação com quiabo

Hidratação para o cabelo - 16 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
A Mulher

O quiabo é rico em vitaminas e minerais, e por mais que não agrade o paladar de muita gente, ele pode ser um ótimo aliado da hidratação para o cabelo. Possui ação antioxidante e tem alto poder umectante e hidratante.

Você irá precisar de dois quiabos, duas colheres de máscara para hidratação, duas colheres de óleo vegetal e 100 ml de água.

  • Primeiramente, você irá lavar os quiabos e cortá-los.
  • Em seguida, adicione a água e amasse bem os quiabos, para liberar o sumo, a famosa baba de quiabo.
  • Deixe esse baba descansar por 2 horas.
  • Após esse tempo, amasse mais um pouco o quiabo e coe o líquido.
  • Misture a baba do quiabo, com a máscara e o óleo vegetal.
  • Aplique no cabelo limpo e deixe agir por aproximadamente 40 minutos.
  • Então, para terminar, enxágue bem o cabelo, e aplique o condicionador.

Hidratação com azeite

Hidratação para o cabelo - 15 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Salon Line

Muito utilizado em diversas receitas, o azeite também pode ser usado na hidratação capilar. O azeite é rico em vitaminas, e se torna um ótimo aliado do cabelo, proporcionando uma poderosa hidratação, além de repor nutrientes necessários para a saúde dos fios.

Você irá precisar de uma colher de azeite extravirgem e duas colheres de máscara para hidratação.

  • Misture os dois ingredientes em um recipiente até ficar homogêneo.
  • Com os cabelos limpos e umedecidos, aplique a mistura por toda extensão do cabelo.
  • Deixe agir por cerca de 15 minutos.
  • Por último, enxágue bem, e finalize com o condicionador.

Hidratação com vinagre de maçã

Hidratação para o cabelo - 15 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
Green Me

O vinagre de maçã é um ótimo ingrediente para ser usado também no cabelo. Isso porque o vinagre é um poderoso reconstrutor, capaz de fechar as cutículas dos fios e resolver o problema de porosidade.

Para isso, você irá precisar de 25 ml de vinagre de maça e 100 ml de água.

  • Antes de mais nada, faça uma reconstrução capilar tradicional, usando queratina ou máscara para hidratação.
  • Em seguida, enxágue o cabelo e remova todos os resíduos desses produtos e aplique a mistura de água e vinagre.
  • Deixe agir no cabelo por 15 minutos.
  • Por fim, enxágue e finalize com o condicionador.

Hidratação com cenoura

Hidratação para o cabelo - 15 receitas caseiras para deixar os fios hidratados
O Popular

Para a pele ela é ótima, para o cabelo também. A cenoura é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes. Desse modo, auxilia na reposição de água dos fios, deixando-os com mais brilho e macios. Além de promover uma limpeza profunda do couro cabeludo.

Você irá precisar de meia cenoura picada em cubos, duas colheres de máscara para hidratação e um pouco de água.

  • Bata a cenoura com a água no liquidificador.
  • Depois, coe para retirar somente o suco da cenoura e misture com a máscara de hidratação.
  • Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura no cabelo todo, mecha por mecha.
  • Deixe agir por 30 minutos.
  • Por fim, enxágue bem, aplique o condicionador e finalize como preferir.

Enfim, o que você dessa matéria? Já conhecia alguma dessas receitas de hidratação caseira? Aliás, aproveite para conferir também como escolher o hidratante corporal ideal.

Fontes: Salon Line Cabelo Bom é o Meu 

Imagem destacada: Simões Filho Online

Imagens: Boa Forma Vix M de Mulher Ana Maria A Mulher Simões Filho Online Cabelos de Rainha Salon Line Observatório de Ouro Fino Portal T5 Veja Site de Beleza e Moda A Mulher Green Me O Popular